Forró é declarado patrimônio imaterial pelo Iphan

Continua depois da publicidade

Forró foi considerado além de patrimônio imaterial, um super gênero musical

Edição DIÁRIO com agências

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), declarou nesta quinta-feira, 09 de dezembro, o forró como patrimônio imaterial brasileiro. A definição ocorreu em reunião extraordinária do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural da entidade, em discussão do processo aberto em 2011.

O Iphan reconhece o forró como um super gênero musical, por agrupar diversas expressões e ritmos populares, como o baião, o xote, o xaxado, o chamego, o miudinho, a quadrilha e o arrasta-pé. O reconhecimento do forró como patrimônio imaterial acontece a apenas quatro dias do “Dia do Forró”, celebrado anualmente em 13 de dezembro, dia do nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.
Em 2019, o Iphan iniciou uma pesquisa nos nove estados do Nordeste, além do Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo para entender e identificar como se expressa o super gênero musical nesses locais, com a identificação de festivais sobre a expressão musical.
A presidente do Iphan, Larissa Peixoto, lembra que outros gêneros tradicionais do cancioneiro nordestino também já foram reconhecidos, como a ciranda e o repente. “Esse bem cultural (forró) é o 52º bem registrado no país, dispensa apresentações, está em incontáveis eventos  e festivais por todo o Brasil, em especial nos festejos juninos, gerando renda, empregos diretos e indiretos, além do sentimento muito forte de pertencimento”, declara Larissa.
PC
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade