Foz do Iguaçu (PR) avança para se tornar destino Halal

Continua depois da publicidade

“A transformação em destino Halal servirá para quebrar barreiras e tornar a estadia mais confortável para esse público, que já pertence à nossa cidade”, diz Chico Brasileiro

Por Redação

A cidade de Foz do Iguaçu (PR) avança nas tratativas com a Cdial Halal e a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira para se tornar o primeiro destino halal da América Latina.

Na fronteira com o Paraguai e Argentina e um dos destinos internacionais mais visitados do país, a cidade abriga 25 mil cidadãos árabe-muçulmanos.

Veja também as mais lidas do DT

Nos dias 28 e 29 se outubro, o CEO da Cdial Halal, Ali Saifi, e o vice-presidente de Relações Internacionais da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), Mohamad Orra Mourad, se reuniaram com autoridades e representa do turismo de Foz do Iguaçu.

“Foz do Iguaçu já tem muitos atrativos e a adaptação ao halal será mais um deles, o que possibilitará atender a população de origem árabe-mulçumana, que representa quase um 1/3 da população mundial”, diz Ali Saif.

O CEO da Cdial Halal ressalta que “há um potencial enorme para Foz do Iguaçu quando todos os setores ligados ao turismo estiverem adaptados. Temos a convicção de um incremento no desenvolvimento e na movimentação da economia que vai beneficiar toda a região”.

Em reunião com o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, e o diretor de Assuntos Internacionais Jihad Abu Ali, foram apresentadas informações sobre a cidade e os protocolos halal que deverão ser adaptados pelos hotéis, restaurantes…

O projeto foi assinado durante a ExpoDubai. “Já fomos muito elogiados por termos tido avanços tão significativos sobre os temas tratados na ExpoDubai. A transformação em destino Halal servirá para quebrar barreiras e tornar a estadia mais confortável para esse público, que já pertence à nossa cidade”, diz Chico Brasileiro.

A população de origem árabe-mulcumana de Foz do Iguaçu é a segunda maior do Brasil, gira em torno de 20 mil pessoas. “A cultura árabe já está enraizada em Foz do Iguaçu, nos sentimos em casa. Isso agora será ampliado também aos visitantes e a cidade terá muito a ganhar futuramente”, ressalta Mohamad Murad.

“Ouvimos diversas propostas que abrem a nossa mente a pensar de uma forma diferente”, diz o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Paulo Angeli, de camisa cor vinho (Foto:

O secretário de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Paulo Angeli, afirma que as próximas ações iniciarão ainda em 2021. Haverá uma apresentação das propostas durante o Festival das Cataratas, realizado no de 1 a 3 de dezembro.

“Ouvimos diversas propostas que abrem a nossa mente a pensar de uma forma diferente. Isso abre um leque imenso para a criação de empregos, nos posiciona com êxito na retomada do turismo e incentiva o trabalho. Isso não pode ficar só no papel, queremos ver a prática”, contata Angeli.

A transformação em destino Halal passa pela capacitação. Angeli diz que será necessário realizar um treinamento de equipes para abordagem e atendimento adequados ao público muçulmano. O treinamento é voltado aos setores turísticos e de serviços, como hotéis, restaurantes, quiosques e similares.

O CEO da Cdial Halal diz que o próximo passo é a certificação dos locais como um destino halal. “Com a certificação, o turista terá a tranquilidade em relação à qualidade, confiabilidade e rastreabilidade do produto ou serviço que esteja consumindo”.

A agenda dos representantes árabes contou ainda com reuniões com os membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), a Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu), que reúne organizações públicas e privadas.

Ali explica que os envolvidos nos dois dias de encontros irão nomear representantes para integrar o o grupo de trabalho responsável por colocar em prática as ações. O grupo será formado por representantes da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Diretoria de Assuntos Internacionais, Acifi, CodeFoz, Comtur, Câmara de Vereadores e da Mesquita.

O protocolo assinado em Dubai entre o município de Foz de Iguaçu e a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira prevê treinamento de equipes para abordagem e atendimento adequados a este público, com capacitação que envolve a alimentação halal, questões culturais, dentre outros.

A comunidade árabe-muçulmana de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este (Paraguai) começou a ser formada em 1950 e ganhou força na década de 1980, com a construção da Itaipu Binacional. Em 1983, foi aberta a Mesquita Omar Ibn Khatab, a maior da América Latina.

Aproximadamente 25 mil cidadãos árabe-muçulmanos, incluindo descendentes, residem atualmente na região. Foz do Iguaçu tem sua população formada por 81 etnias e possui a segunda maior comunidade de origem árabe do Brasil.

A certificação Halal atesta a qualidade da produção, da confiabilidade, da rastreabilidade e do cumprimento dos requisitos de segurança em todo o seu processo. Abrange desde a matéria-prima, todo o processo de produção, higienização, rastreabilidade, armazenagem e transporte. Pode ser aplicada a qualquer categoria de empresa.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade