Inteligência Artificial no Turismo: como desmistificar?

Continua depois da publicidade

Thiago Akira Ogura, palestrou na WTM Latin America 2023, e falou sobre a inteligência artificial no turismo

Ultimamente tem se falado muito em inteligência artificial. Mas o que ela significa, como aplicá-la e o que esperar dela no turismo?

Pensando nisso, Thiago Akira Ogura, especialista em marketing, deu uma palestra na WTM Latin America 2023, que ocorre em São Paulo.

Veja também as mais lidas do DT

Com o tema “Desmistificando a Inteligência Artificial no Turismo”, Thiago abordou utilidades da inteligência artificial no setor. Como, por exemplo, pedir a um chatGPT (robô com inteligência artificial) dicas e um roteiro de cinco dias para férias em família em um resort com 2 crianças pequenas.

Além disso, teve ampla participação dos visitantes da feira.

Thiago conversou com o DIÁRIO e contou os pontos-chave para entender o conceito da palestra.

“Sou especialista em marketing digital, mas também tenho uma vertical muito forte na questão de desenvolvimento de tecnologias, principalmente para o mercado do turismo”, apresenta-se Thiago Akira.

A respeito de sua palestra na WTM nesta segunda-feira, o especialista afirma ter escolhido um tema em alta, a fim de instigar a curiosidade dos agentes de viagem e melhorar a qualidade dos serviços no setor de Turismo.

“Minha fala de hoje foi focada no que todo mundo tem comentado, que vocês provavelmente devem ter escutado bastante, que o uso da inteligência artificial. E a minha missão foi tentar traduzir toda essa loucura de tecnologia e trazer para o nosso cenário que é o turismo. Como que agentes de viagens, destinos, donos de negócios dentro do turismo podem, de alguma forma, utilizar isso. Mas o próprio tema da palestra é chamado para desmistificar algumas coisas. Sempre que queremos trazer uma temática meio que profunda com uma certa profundidade, que é a tecnologia, tem que se preparar o terreno”, explica.

ChatGPT para beneficiar o setor do Turismo

O profissional tentou mostrar como ferramentas, como o ChatGPT, podem proporcionar benefícios ao mercado turístico. “Tentei sensibilizar quem estava assistindo, para entender que não é um bicho de sete cabeças, para entender que é algo possível de ser realizado, tem um contexto para ser ativado e trazer os melhores resultados. É para ele entender porque acumulou de forma tão rápida mais de 100 milhões de usuários: pela sua facilidade de uso e pelo resultado que ele gera, trazendo resposta de alta qualidade a partir de uma pergunta muito qualificada”, esclarece.

Ele continua, pontuando que a IA pode ajudar todos os tipos de procedimentos dentro do Turismo. “Entendendo essa dinâmica, seja para texto, voz, vídeo ou imagina, tudo ele vai conseguir trabalhar como se fosse um assistente pessoal. Vai simplificar e otimizar para você ganhar velocidade e escala em seu negócio, seja em processo de atendimento, jurídico, financeiro, marketing… Acaba atuando e ajudando o negócio de turismo em várias frentes. Agora a expectativa é que pelo menos eles saiam com a cabeça mais aberta e praticando um pouquinho o que foi passado”, diz Thiago.

“O meu intuito aqui é mostrar que isso não um monstro, é uma ferramenta, uma realidade. Já está acontecendo, e nós podemos usar para algo melhor”, finaliza.

Para saber mais, acesse o site oficial do evento.

Por Caroline Figueiredo – Repórter do DT.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade