Jornais latinoamericanos destacam divisão entre compatriotas depois do resultado das eleições

Continua depois da publicidade

As eleições presidenciais do Brasil estão marcadas por intensa polarização, destacou o jornal “La Nación”. Segundo o veículo argentino, a disputa entre o “ex-capitão do Exército e ultradireitista” Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), que “conta com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, foi marcada por uma campanha “feroz”, com “agressões, notícias falsas e uma profunda divisão entre compatriotas”.

Com base em entrevistas com cientistas políticos e sociólogos, o também argentino “Clarín” afirmou que a eleição atual “desvia” da curva de normalidade eleitoral do Brasil. O pleito é marcado por “violência” e “rupturas” na sociedade brasileira. O jornal argentino observou que em Israel, o candidato do PSL venceu a disputa por 77,27% dos votos válidos, contra 22,73% conquistados pelo candidato petista. Na Espanha, afirmou o Clarín, Bolsonaro obteve 59,8% dos votos de brasileiros residentes, e Haddad, 40,2%.

No Peru, o jornal “El Comercio” lembrou que Bolsonaro é um “fervoroso defensor da ditadura (1964-85) e admirador de um dos principais torturadores do regime” militar — o coronel do Exército Carlos Alberto Brilhante Ustra. Haddad, afirmou o veículo, contou com o “apoio de milhões de brasileiros que se beneficiaram das políticas de inclusão social dde Lula. (Valor Economico)

Veja também as mais lidas do DT

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade