José Ozanir, diretor regional da rede Bourbon: “insegurança e dúvida geraram uma ótima demanda doméstica, regional”

Ozanir analisa que a saída do mercado da Avianca e a alta nas tarifas das companhias concorrentes criaram um efeito contrário, popularmente conhecido pelo ditado “há males que vêm para bem”

REDAÇÃO DO DIÁRIO

Na sequência de entrevistas realizadas esta semana com executivos do turismo, mais uma vez as notícias são boas e afasta aquela impressão que o Brasil e a economia estão em um pântano esperando pelas reformas e por dias melhores. Ao contrário, ao entrevistar o diretor regional da rede Bourbon, José Ozanir Castilhos da Rosa foi possível constatar que os resorts em uma área no entorno da cidade de São Paulo tiveram um desempenho bastante satisfatório no primeiro semestre tanto em ocupação, quanto em faturamento.

Acima dos dois dígitos

“Tivemos um primeiro semestre com um desempenho surpreendente e posso lhe garantir que os hotéis localizados no entorno da capital também tiveram bons resultados. E posso dar uma explicação para isso; a insegurança (econômica e política) gerou um turismo mais doméstico, regional”, explica o executivo.

Ozanir analisa que a saída do mercado da Avianca e a alta nas tarifas das companhias concorrentes criaram um efeito contrário, popularmente conhecido pelo ditado “há males que vêm para bem”. “As viagens aéreas com a família foram trocadas por viagens curtas num raio de 200 quilômetros de São Paulo. Nosso resort, por exemplo, recebe duas crianças de até 11 anos em um mesmo apartamento. Esse detalhe tem tido muito peso na hora de a família viajar”, adianta à reportagem.

Com a experiência hoteleira que possui (Ozanir trabalhou 18 anos na Rede Accor e três anos na rede Atlantica), o hoteleiro conta um fato recorrente nos últimos tempos: “O executivo vem com a família, fica um ou dois dias, deixa a família no resort, volta para São Paulo, trabalha, e retorna para o resort; isto tem sido muito comum”, conta.

Tarifas

José Ozanir adianta que nos seis primeiros meses o Bourbon Atibaia teve um crescimento na ocupação acima dos dois dígitos. “É preciso considerar, no entanto, uma baixa no mês de junho que é o mês que antecede as férias do meio do ano; neste mês específico existe uma certa retração nos gastos com lazer das famílias”, explica.

Shop call

O diretor adianta que existe um ponto em comum entre os hoteleiros do interior paulista de consultarem uns aos outros (shop call) para efeito de comparações tarifárias, modelo de negócios entre outros fatores de gestão e governança. “Nossas tarifas vêm tendo ajustes orgânicos ano a ano, com acréscimos em torno de 5 a 8%, já que temos constantemente feito melhorias e investimentos tanto em infraestrutura e serviços. E é claro, todos fazem a análise do mercado, do concorrente, além da consulta constante do hóspede”, revela.

Na segunda parte da entrevista confira as melhorias que o resort recebeu no primeiro semestre semestre

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Pernambuco amplia horário de funcionamento de restaurantes e bares a partir da segunda-feira (10)

Os turistas que estão começando a planejar viagens para Pernambuco contam com uma boa notícia. A Secretaria de Turismo do Estado informa que devido...

Restaurante Syria resgata a essência da comida árabe em São Paulo

Por Mary Ellen Aquino (Com Edição do DT)* No mesma terça-feira (4) deste mês de Agosto em que uma grande explosão destruiu uma parte de...

SPCVB realiza capacitações online sobre destinos paulistas durante pandemia

Ações de promoção foram realizadas em forma de digital desde o início da pandemia Mesmo diante da presente pandemia que assola empresas e mercados, o...

Beach Park, no Ceará,  reabre para hóspedes em soft opening

Após 140 dias fechado, o Beach Park reabriu o parque aquático na última quinta-feira (6) somente para hóspedes e em soft opening. Em nota,...

Show dos 80 anos de Roberto Carlos será mesmo no Iberostar da Bahia

Após idas e vindas de uma possível mudança de data do show Emoções de Roberto Carlos, o diretor do Iberostar Brasil, Orlando Giglio, confirmou...

Parque Nacional de Jericoacoara reabre neste sábado após autorização do ICMBio

Mais um destino turístico brasileiro retoma suas atividades nesta semana. O Parque Nacional de Jericoacoara (CE) reabre para visitação pública a partir deste sábado...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias

Open chat