Ariane Mathne é a atual gerente-geral do Vila Galé Collection Amazônia, em Belém (PA). Com mais de 25 anos de experiência na hotelaria, iniciou a carreira no Hilton Belém e ocupou cargos de liderança em redes como Crowne Plaza (atual Grand Mercure), Holiday Inn, Accor, Atrio e Tivoli. Também atuou na Paratur, promovendo o Pará em feiras internacionais. Em 2026, assumiu o comando do Vila Galé Collection Amazônia, onde lidera a operação do novo empreendimento da rede portuguesa na capital paraense.
Nesta entrevista, concedida ao DIÁRIO, Ariane apresenta o Vila Galé Collection Amazônia com a naturalidade de uma paraense que toma o seu açaí ou o seu sorvete de cupuaçu. Nascida em Belém, ela está em casa e se vê representada pelo projeto hoteleiro do Vila Galé Collection Amazônia. Saiba mais na entrevista a seguir concedida ao jornalista Paulo Atzingen, editor e fundador do DT:

DIÁRIO – O Vila Galé tem como uma de suas marcas valorizar a cultura, a história e a arte em cada empreendimento que inaugura. No Vila Galé Collection Amazônia, essa proposta ganha um significado especial ao homenagear mulheres que marcaram diferentes áreas do conhecimento, da cultura e da sociedade. Como foi o seu primeiro contato com esse conceito e o que representa, para você, comandar um hotel com essa identidade justamente na sua cidade?
Ariane Mathne – Fiquei encantada desde o primeiro momento. Acho que essa homenagem chega em um momento muito importante, porque reconhece o espaço que as mulheres sempre mereceram ocupar. Nunca havia conhecido um hotel dedicado exclusivamente a celebrar personalidades femininas, e considero essa uma iniciativa inovadora e inspiradora.
O mais interessante é que essa valorização contempla mulheres de diferentes gerações, nacionalidades e áreas de atuação. O hotel presta tributo a cientistas, escritoras, artistas, cantoras e tantas outras personalidades que deixaram sua contribuição para a sociedade. Além das homenageadas de reconhecimento internacional, há um espaço especial para mulheres da nossa terra. Um exemplo é Fafá de Belém, que dá nome a uma das salas de eventos do empreendimento.
Para mim, é uma honra muito grande liderar esse projeto. Gerenciar um hotel com esse conceito em Belém, minha cidade, torna essa experiência ainda mais especial e motivo de muito orgulho.


DIÁRIO – Embora tenha apenas oito meses de operação, o hotel já opera em ritmo de cruzeiro e a excelência depende de acompanhamento permanente na gestão e na operação. Como é a sua rotina para garantir que tudo funcione dentro do padrão da Vila Galé?
Ariane Mathne – Minha rotina começa cedo, acompanhando de perto toda a operação. Faço questão de verificar o café da manhã, que é um dos diferenciais da rede, depois acompanho as áreas de lazer, recreação, cozinha e alimentos e bebidas. Ao longo do dia, supervisiono manutenção, paisagismo, lavanderia, estoque e logística. O meu papel é estar presente, identificar rapidamente qualquer necessidade de ajuste e garantir que todos os setores mantenham o padrão de qualidade que esperamos oferecer aos hóspedes.

DIÁRIO – Qual é o perfil do hóspede que procura o Vila Galé Collection Amazônia? E o que caracteriza o conceito Collection dentro da rede Vila Galé?
Ariane Mathne – Nosso público é predominantemente brasileiro, com permanência média de dois a três dias. Diferentemente da maioria dos hotéis de Belém, nossa ocupação é mais forte entre quinta-feira e domingo, reflexo do perfil voltado ao lazer e da presença de muitos visitantes do interior do Pará. Recebemos casais, famílias e idosos, enquanto o viajante individual ainda representa uma parcela menor. Monitoramos constantemente o perfil dos hóspedes para oferecer um atendimento cada vez mais personalizado.
O conceito Collection reúne os hotéis urbanos da Vila Galé, que valorizam a identidade cultural e histórica do destino. Ao contrário dos resorts da rede, que operam principalmente no sistema all inclusive, aqui priorizamos o café da manhã e o serviço à la carte, incentivando o hóspede a conhecer também a gastronomia e os atrativos de Belém. Ao mesmo tempo, oferecemos experiências regionais dentro do hotel, com pratos típicos da culinária paraense e uma localização privilegiada, próxima aos principais pontos turísticos da cidade.

DIÁRIO – Quais são os principais serviços e comodidades oferecidos pelo hotel?
ARIANE MATHNE – Como um hotel da categoria Collection, somos um empreendimento urbano com uma proposta voltada à praticidade e ao lazer. Contamos com um miniparque aquático para crianças, acompanhado por monitores e pelas atividades de recreação do nosso personagem, o NEP. Também dispomos de um spa exclusivo, com circuito hidrotermal, piscina aquecida, hidromassagem (jacuzzi), sauna e ducha Vichy, além de salas de massagem individuais e para casais — uma estrutura única em Belém.
Para eventos, oferecemos quatro salas com excelente iluminação natural, que podem ser integradas para receber entre 500 e 600 pessoas, atendendo com conforto encontros de médio porte.
Outro grande diferencial é a localização privilegiada. Temos acesso direto à orla, permitindo que os hóspedes cheguem ao Porto Futuro II e à Estação das Docas com segurança e conforto, seguindo por um agradável percurso até o Ver-o-Peso, sem a necessidade de utilizar as vias urbanas.
Além das opções de hospedagem com meia pensão e pensão completa, oferecemos também o Day Use. Nesse formato, o visitante pode aproveitar a estrutura do hotel das 9h às 18h, com café da manhã incluído, e ainda recebe 20% de desconto nos serviços consumidos durante a permanência, como tratamentos no spa, refeições e bebidas.

DIÁRIO – Quais são as principais metas e desafios do Vila Galé Collection Amazônia para os próximos meses?
ARIANE MATHNE – Um dos nossos projetos é a construção do píer do hotel, que será instalado ao lado da piscina, de frente para o Porto Futuro e o terminal hidroviário. A ideia é permitir que os hóspedes embarquem diretamente para passeios às ilhas da região e, ao mesmo tempo, receber visitantes que chegam por via fluvial para conhecer o hotel e utilizar nossos serviços.
O projeto está em fase de homologação junto à Companhia das Docas e acreditamos que ele será um importante diferencial para o empreendimento, ampliando as experiências oferecidas aos hóspedes e fortalecendo a integração do hotel com os atrativos turísticos de Belém.

COMO CHEGAR?
*O jornalista Paulo Atzingen ficou hospedado no Vila Galé Collection Amazônia




