Doze jovens de países como Coreia do Sul, China e Estados Unidos viajaram ao Vale do Jequitinhonha (MG) para aprofundar seus conhecimentos de turismo de base comunitária, aprender técnicas de como fazer tinta extraída da terra, pintar verdadeiras obras de arte em muros e produzir peças únicas de cerâmica. A viagem foi uma parceria entre a Raízes e a operadora de turismo Brazil Ecotravel.
Com a proposta de turismo de voluntariado, a Raízes Desenvolvimento Sustentável levou o grupo de estudantes e pesquisadores para roteiros diversos e eles participaram de diversas atividades com os moradores da região.
“A pintura deu outra cara para os muros. Ficou um visual bem bonito. Mais do que um trabalho voluntário, a viagem foi marcada por um verdadeiro intercâmbio cultural. Eles mergulharam na rotina das artesãs dormindo nas casas delas, comendo a comida delas e logo nem o idioma era um problema. Estava todo mundo na mesma sintonia, se entendendo muito bem. Foi incrível”, disse Mariana Madureira, sócia da Raízes.
Veja também as mais lidas do DT
O próximo roteiro de viagem ao Vale do Jequitinhonha (MG) será o “Do Barro à Arte”, que acontecerá entre os dias 17 a 22 de novembro deste ano. Mais informações no site www.raizesds.com.br/turismo.
AV