La Bastide de Marie, França – Coluna Late Check Out

Por Adriana Reis* –

Menèrbes – Provence – França  – A estradinha que leva ao hotel La Bastide de Marie não é fácil de encontrar. Passo pela cidade de Menèrbes, na Provence, sigo alguns quilômetros e nada de achar a placa de uma das propriedades mais icônicas do grupo Maisons & Hotels Sibuet. Talvez esse seja um dos segredos do lugar: preservar o passado adicionando as modernidades do presente.

Logo na chegada há flores, vinhedos, ciprestes, roseiras e oliveiras por toda parte.

As pedras aparentes restauradas desta histórica propriedade do século XVII deixam à mostra as marcas provençais.

Entrada – La Bastide de Marie (Foto: Paulo Panayotis / Adriana Reis ©oqvpm)
Entrada – La Bastide de Marie (Foto: Paulo Panayotis / Adriana Reis ©oqvpm)

O luxo rústico está presente em todos os detalhes… O pé direito alto e a enorme lareira diante de sofás e poltronas aconchegantes no salão principal são um convite a não fazer nada. Subitamente, vem uma vontade enorme de sentar e ver o tempo passar. Aliás, na Bastide de Marie você tem tudo para não fazer nada. Apenas curtir a estadia ou diversas possibilidades de aproveitar os ambientes do lugar, sejam dentro ou fora da propriedade. Escolho a segunda opção.

- Advertisement -

Jornalista Adriana Reis no salão principal – La Bastide de Marie (Foto: Paulo Panayotis / Adriana Reis ©oqvpm)
Jornalista Adriana Reis no salão principal – La Bastide de Marie (Foto: Paulo Panayotis / Adriana Reis ©oqvpm)

Uma enorme escadaria leva à minha suíte que tem cores sóbrias com toques florais.

Espaço para trabalhar, sala de banho com banheira, área com chuveiro, mesinha para apreciar a paisagem, sala de estar com lareira e televisão, privacidade!

Minha Suíte – La Bastide de Marie (Foto: Paulo Panayotis / Adriana Reis ©oqvpm)
Minha Suíte – La Bastide de Marie (Foto: Paulo Panayotis / Adriana Reis ©oqvpm)

Ao longe, ecoa um jazz clássico… As poucos o som começa a ficar mais forte e mais forte. Abro a janela e olho encantada: uma banda de jazz emoldura um final de tarde exuberante bem ali, do lado de fora, a um passo, um olhar, um suspiro. Videiras testemunham o por do sol. Cena de filme exclusivo para os hóspedes…

Final da tarde – La Bastide de Marie (Foto: Paulo Panayotis / Adriana Reis ©oqvpm)
Final da tarde – La Bastide de Marie (Foto: Paulo Panayotis / Adriana Reis ©oqvpm)

Chego a tempo de aproveitar o final da apresentação e o maravilhoso happy hour com produtos locais estalando de tão frescos. Sou obrigada a ter a companhia de um bom rosé do Domaine de Marie diante de toda aquela paisagem.

Mireille Baud, diretora geral, traz taças e um sorriso encantador.  Traz, também, um pouco da história da Bastide de Marie. “Cada pedacinho desta propriedade foi milimetricamente cuidado por madame Jocelyne Sibuet”, explica orgulhosa. “Adoro o meu trabalho. Boa parte da minha vida está neste lugar. Cuido de todos os detalhes”, afirma entre um brinde e outro.  Sua vida de mistura com a história do lugar, já que trabalha com o grupo há décadas.

La Bastide de Marie (Foto: Paulo Panayotis / Adriana Reis ©oqvpm)
La Bastide de Marie (Foto: Paulo Panayotis / Adriana Reis ©oqvpm)

Descubro que foi em 1999 que a família Sibuet se apaixonou e comprou esta antiga fazenda. A partir daí, iniciou um cuidadoso trabalho de restauração, que durou cerca de dois anos. Com mais de 20 hectares dentro do dentro do Parque Regional do Luberon, a Bastide de Marie está dentro do vinhedo Domaine de Marie.

Quarto - La Bastide de Marie (Foto: Paulo Panayotis / Adriana Reis ©oqvpm)
Quarto – La Bastide de Marie (Foto: Paulo Panayotis / Adriana Reis ©oqvpm)

Além dos quartos e suítes decorados individualmente na casa principal, é possível ainda se hospedar na Villa Grenache, que visito após um passeio pelos vinhedos…

Imagine uma casa completa com cinco quartos, cozinha, sala de estar e jantar e piscina particular. Tudo isso com privacidade e todas as mordomias de hotel. Imaginou? Coloque isso na Provence em meio a vinhedos e oliveiras. Isso é a Villa Grenache.

Villa Grenache – La Bastide de Marie (Foto: Paulo Panayotis / Adriana Reis ©oqvpm)
Villa Grenache – La Bastide de Marie (Foto: Paulo Panayotis / Adriana Reis ©oqvpm)

É tanta mordomia que você pode inclusive escolher se quer as refeições em casa ou no restaurante da Bastide. O valor não muda. Mordomia por aqui é mesmo a palavra de ordem. Quer apenas tomar um vinho na sala principal diante daquela lareira que falei no começo? É só pedir. Quer tomar um champanhe ao ar livre com vista para os vinhedos? O sommelier terá prazer em servir. Quer fazer um piquenique nos vinhedos? Eles cuidam de tudo e deixam pronto, basta escolher a hora.  Quer fazer um curso de gastronomia? Eles preparam com antecedência. Isso sem falar no spa Pure Altitude e nas piscinas… Vida sob medida para quem está acostumado a conforto e exclusividade.  As experiências diferenciadas são marca das propriedades do grupo Maisons & Hotels Sibuet.

Piscina – La Bastide de Marie (Foto: Paulo Panayotis / Adriana Reis ©oqvpm)
Piscina – La Bastide de Marie (Foto: Paulo Panayotis / Adriana Reis ©oqvpm)

O café da manhã é sempre servido diante de um fogão imenso. Frutas frescas, doces, mel, pães, geleias, ovos, sucos… Provence à mesa. O sol lá fora convida para um passeio em meio à natureza.

Jornalista Adriana Reis na loja de produtos no La Bastide de Marie (Foto: Paulo Panayotis / Adriana Reis ©oqvpm)
Jornalista Adriana Reis na loja de produtos no La Bastide de Marie (Foto: Paulo Panayotis / Adriana Reis ©oqvpm)

Difícil é a escolha entre ficar na Bastide de Marie ou ir desbravar mais da Provence. Mas o tempo é impiedoso. Deixo a propriedade com as imagens, sons, cores e sabores na mente. Levo na lembrança uma estadia impecável e um gosto de quero mais… muito mais!

*A jornalista Adriana Reis se hospedou a convite do hotel Bastide de Marie do grupo Maisons & Hotels Sibuet representado no Brasil pela AD Comunicação e com seguro viagem Travel Ace.

 

Dicas da Dri

  • Não deixe de aproveitar o happy hour pelo menos um dia.
  • O passeio pelos vinhedos é imperdível.
  • Reúna um grupo de amigos e alugue a Villa Grenache.

Serviço

La Bastide de Marie

  • Endereço: 64 chemin des Peirelles, 84560 Ménerbes, França – +33 4 90 72 30 20
  • Reservas e informações adicionais: contact@labastidedemarie.com
Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    “Guias de turismo em breve mostrarão sua força, o pior já passou”, diz presidente da Fenagtur

    Nesta segunda-feira (10), se comemora o dia do Guia de Turismo no Brasil. A data serve para ressaltar a vital importância deste profissional no...

    Sky Samuara Hotel diversifica o público e tem expectativas positivas para a retomada do turismo

    O Sky Samuara Hotel integra a diversificada rede de hotéis do grupo Sky, na Serra Gaúcha. O Samuara fica em Caxias do Sul (RS),...

    Bertioga realiza evento “Maio Náutico” nos próximos dias 21 e 22

    Gratuito, evento em Bertioga acontece nos dias 21 e 22 de maio, das 10h00 às 18h00 e das 14h00 às 18h00, respectivamente. A pandemia C-19,...

    No Dia do Guia de Turismo Liguia realiza evento online

    O Dia do Guia de Turismo é celebrado nesta segunda-feira (10) e, para prestigiar esses profissionais tão importantes para o setor do Turismo, a...

    Turistas latino-americanos vacinados na praia de Miami Beach, Flórida

    Um posto de vacinação temporária aplicou neste domingo em Miami Beach, Flórida, 175 vacinas da Johnson & Johnson, a marca preferida dos turistas por...

    Itália volta a receber turistas internacionais dia 15. Brasil está fora

    Após uma longa espera, a Itália vai reabrir suas portas para os turistas internacionais. EDIÇÃO DO DIÁRIO com agência ANSA A partir do próximo sábado (15),...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing