Marcela Azevedo, da Experimente Minas, comenta a reabertura do Instituto Inhotim e o impacto da tragédia em Brumadinho (MG)

Continua depois da publicidade

Empresária fala sobre o destino Brumadinho e destaca seu potencial para o turismo

Por Hugo Okada

Dias após a tragédia em Brumadinho, município mineiro que foi atingido pelo rompimento de uma barragem de rejeitos na última semana, o DIÁRIO fez contato com Marcela Azevedo, proprietária da Experimente Minas, uma empresa de turismo de experiências e luxo em Minas Gerais e assistente de comunicação da HT Happy Travel, um dos maiores receptivos do Estado.

“O Instituto Inhotim divulgou a previsão de retorno a partir do dia 1º de fevereiro (sexta-feira). No entanto, não sabemos como essa história toda vai se desenrolar. Há um volume grande de pousadas que estão em áreas que não são afetadas, como a Encosta da Serra da Moeda e Encosta da Serra do Rola Moça. Há uma preocupação ali porque uma grande área que dá acesso a chegada até o centro de Brumadinho está com a estrada interditada ainda e a consequência deve ser negativa enquanto não houver o desimpedimento da lama nessa estrada”, explicou Marcela.

Acesso

“O acesso ao Inhotim pode ser feito pela 381 e, como não há mais o alerta de fechamento da ponte que acessa o centro da cidade e respectivamente o Inhotim, está tranquilo. Nossa preocupação não é só com o fluxo de visitantes que está indo ao Inhotim e sim com os empresários, agências de viagens, receptivos e pousadas dessas duas regiões (Serra da Moeda e Serra do Rola Moça) que são os distritos de Brumadinho e onde encontramos os maiores volumes de hospedagem”, observou a empresária.

Veja também as mais lidas do DT

Olhar sobre Brumadinho

“Brumadinho tem muita natureza, muita paz, muita tranquilidade. São várias áreas turísticas diferentes, de bem-estar, de religação com a natureza, com as montanhas e com as comunidades. É um mundo bem além do Inhotim, com um povo extremamente acolhedor e humilde e com uma agricultura familiar muito rica, que infelizmente teve boa parte destruída. Que todos consigamos a partir dessa tragédia, olhar o destino com um pouco mais de carinho. Acredito sim que Brumadinho um dia possa viver pelo Turismo, com o segmento se tornando uma das três primeiras economias do município. É meu desejo mais sincero”, finalizou Marcela.

Inhotim reaberto

O Instituto Inhotim, localizado no município de Brumadinho, atingido pelo rompimento de uma barragem de rejeitos na última semana, retomará as atividades na próxima sexta-feira (1º de fevereiro). Por meio da sua página no Twitter, a diretoria do Inhotim informou que, apesar de não existirem vitímas da tragédia no quadro de colaboradores, muitos estão com parentes ou entes queridos entre os desaparecidos.

As mensagens postadas pelo Instituto Inhotim informam, além da data de reabertura, que “a entrada do município foi reaberta, o trânsito está liberado, as pessoas voltaram para suas casas. Segundo os órgãos competentes, no momento não há risco de rompimento de outra barragem”. E também que: “apesar do luto, é necessário retomar as atividades, encontrar novos caminhos para superar essa tragédia e manter a cidade funcionando”.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade