Margherita – a rainha das pizzas em homenagem a uma rainha

Continua depois da publicidade

por Werner Schumacher*


Reza a lenda que a mais famosa pizza italiana foi criada na Pizzaria Brandi em um beco de Nápoles. No ano de 1889, Rafael Espósito, pizzaiolo da Brandi foi encarregado de homenagear a unificação da Itália e para isto utilizou três coberturas: manjericão, mozzarella e tomate, representando respectivamente o verde, o branco e o vermelho da bandeira italiana.

A história também afirma que Espósito deu à pizza o nome da Rainha da Itália, Margherita de Savóia, esposa do Rei Umberto I. Hoje, uma placa perto da Pizzaria Brandi marca o local como o berço da pizza Margherita.

Veja também as mais lidas do DT

Foi inaugurado em 1989, no 100º aniversário de sua invenção.

Há registros, no entanto, que o uso dessas três coberturas já era bastante difundido em Nápoles em 1858, cabendo ao Espósito atribuir o nome a pizza.

Há ainda uma versão de que a rainha Margherita de Savóia, em visita a cidade para comemorar a solução encontrada para abastecer a cidade de Nápoles com água potável, tão importante para uma boa pizza e assim, em agradecimento, atribuíram o nome da rainha à pizza. A água estava contaminada em função da epidemia de cólera de 1884.

Alguns creditam a própria Margarita à invenção da pizza que leva o seu nome, cansada da culinária francesa, mandou chamar o melhor pizzaiolo de Nápoles para preparar uma pizza pra ela, com os ingredientes: tomate, mozzarella e manjericão, fazendo aparecer o Espósito, mas na verdade, era mais um vendedor de vinhos do que pizzaiolo.

Também, que Espósito e sua esposa Maria Giovanna Brandi foram ao palácio e prepararam três pizzas, mas aquela com tomate, mozzarella e folhas de manjericão atraiu a atenção da rainha, que perguntou o nome da pizza e Espósito disse: Margherita, em sua homenagem.

No dia seguinte, Camilo Galli, chefe de serviços de mesa da Casa Real, enviou uma nota de agradecimento da rainha, que ainda hoje se pode ver pendurado na parede da Pizzaria Brandi

Um jornalista da BBC afirma ser falsa a carta, pois a caligrafia não é a de Galli.

Não importa a origem exata da Margherita, mas uma coisa é certa: todos nós adoramos essa pizza, por seu sabor simples e sincero, sem ilusões, que nunca se enjoa de apreciá-la e você ainda pode pedir uma na Pizzeria Brandi e desfrutar de uma fatia fresca do orgulho napolitano.

A pizza é um dos alimentos mais antigos da cultura italiana, mas devemos recordar ser o tomate de origem americana (Peru, México), que só a partir de 1.600 passou a fazer parte da culinária europeia

A pizza é um dos alimentos mais antigos da cultura italiana, mas devemos recordar ser o tomate de origem americana (Peru, México), que só a partir de 1.600 passou a fazer parte da culinária europeia.

Que seria um italiano sem tomate e um alemão sem batata!

Mas qual o vinho para acompanhar uma Pizza Margherita?

Infelizmente, não há nenhuma referência de Espósito com relação ao vinho, mas vamos tentar encontrar uma boa harmonização vinho e pizza com os produtos hoje existentes, bem diferentes daqueles da época da rainha.

A maça da pizza tem um sabor levemente adocicado, adicionada do molho de tomate, do manjericão e da mozzarella de búfala, passamos a ter um belo aroma levemente adocicado, um pouquinho gorduroso e uma leve acidez.

Considerando o acima descrito, precisamos pensar em um vinho não aromático, leve ou de média estrutura, com uma boa acidez para reavivar a doce tendência da pizza, sem realçar a pungência do tomate, um sabor que possa suavizar a gordura da mozzarella e um buquê que realce os aromas típicos da pizza.

O gosto é pessoal, mas isso indica que vinhos tintos encorpados, bem como vinhos brancos fermentados em barrica, devem ser tirados da lista, a qual deve passar a considerar apenas frescor, aromas levemente herbáceo e/ou frutado, de modo a intensificar e tornar ainda mais cativante a Pizza Margherita.

Placa de comemoração do centenário da Margherita

Para o paladar e aroma da Pizza Margherita a 1ª pedida seria os vinhos brancos, a começar com o espumante Brut Adolfo Lona ou o vinho Pinot Grigio da Miolo. Se preferes rosé, sugerimos como espumante o Brut Adolfo Lona, ou o vinho rose Tempranillo Vallontano, mas se a tua praia é tinto, o Pinot Noir Pinto Bandeira da Aurora é a pedida.

Esperamos, no entanto, que a sua experiência extrapole essas sugestões, há inúmeros outros vinhos e espumantes brasileiros que cumprem bem esse papel. Não gostou das indicações? Sem problemas, curta ao seu feitio, pois o importante é curtir a vida e nada melhor que fazê-lo com um dos melhores pratos da cozinha internacional acompanhado de um bom vinho e por que não, uma boa cerveja.

Qual a melhor pizza Margherita de sua cidade?


 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade