Milagros Ochoa, da Promperu: ‘antes apenas mostrávamos. Hoje dizemos: Viva o nosso país’

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Milagros Ochoa Koepke é formada em Administração Hoteleira com especialização em Comércio Exterior e com pós-graduação em Comunicações e Marketing. Mais de 20 anos trabalhando com promoção e há 17 atuando no consulado do Peru, em São Paulo.

Atualmente está à frente do escritório comercial da Promperu no Brasil, que pertence ao Ministério do Comércio Exterior e Turismo do Peru.  Apaixonada por seu país, Milagros tem a experiência suficiente e o profissionalismo mais que amadurecido para dizer: “Ainda estou aprendendo”, características inerentes apenas às pessoas determinadas. “Acredito que a minha vivência, sempre na promoção de um destino, principalmente no comércio exterior, me permite, hoje, enxergar a promoção do turismo de uma forma muito mais ampla, porque o marketing de um destino é complexo. Ainda estou aprendendo… bastante”, disse ao editor do DIÁRIO, jornalista Paulo Atzingen, em entrevista no Terraço Itália. Acompanhe a seguir, a entrevista completa:

DIÁRIO – Milagros, poderia falar sobre a abordagem da promoção do destino pela Promperu?

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MILAGROS OCHOA – O nosso governo, através da Promperu, nos últimos cinco anos vem reforçando a campanha de promoção, isso fez com que iníciássemos a mudança da nossa marca. O lançamento da nova marca Peru visa passar uma imagem diferente para o turista, que deve estar envolvido na experiência, nos sentidos, na emoção. A Promperu acredita que é importante convidar o turista, a viver, a mergulhar, a imaginar. Cada um deve viver a sua experiência. Este foco tem ocorrido nos últimos cinco anos exatamente. Três anos que lançamos a marca e dois anos com essa campanha de promoção.

DIÁRIO – O brasileiro percebe isso?

MILAGROS OCHOA – O brasileiro vem percebendo isso com mais força porque ele manifesta isso quando retorna. Dez anos atrás, nós não sugeríamos ao brasileiro o que fazer no Peru, apenas mostrávamos. Hoje nós sugerimos, aconselhamos e simplesmente dizemos: viva a experiência de pisar em solo peruano.

Justamente, toda essa campanha de promoção que a Promperu faz no mundo é reforçada através dos escritórios comerciais do Peru no Brasil. Estamos há dois anos em 34 países. Esses escritórios pertencem ao Ministério de Comércio Exterior e Turismo. Então, junto à Promperu, com esse trabalho conjunto, o resultado você está vendo agora. A união dos esforços de cada escritório, do conhecimento do mercado em que os profissionais atuam, tudo somado, os resultados aparecem. A Promperu considera o Brasil como um país prioritário por uma série de estratégias. Por exemplo, escolhemos os aliados estratégicos dentro dos operadores de turismo e companhias aéreas. A Promperu acredita nessa fortaleza (operadoras e companhias aéreas) de termos aliados estratégicos no Brasil e em outros países.

DIÁRIO – Explique um pouco essa estratégia…

MILAGROS OCHOA – A Promperu investe também em publicidade, sem dúvidas, em campanhas, de acordo com uma estratégia de trabalho que se quer fazer, e, em vez de apenas convidar meios de comunicação em press trips para o Peru, investe em campanhas para o consumidor final também. Acreditamos que sem chegar ao consumidor final, não se consegue atingir as metas.

O turismo que trabalha com as operadoras e as agências de viagem reforça de forma técnica, mas a chegada ao consumidor final tem que ser um trabalho da instituição que a promove. Por isso estamos fazendo ações diversificadas pensando, e para isso os escritórios estão, justamente nesse momento (últimos dois anos), em ações, desde as menores até campanhas grandes. Acredito que estamos conseguindo.

DIÁRIO – Qual o crescimento do público final brasileiro em 2014, levando-se em consideração que esse foi um ano atípico, com Copa do Mundo e Eleições?

MILAGROS OCHOA – Crescemos 10% (no semestre, em relação a 2013), esperamos fechar com um índice similar, não temos como dizer muito mais do que 14% porque o ano não permitiu, mas estamos fazendo uma campanha de promoção forte agora no mês de novembro com o PeruWeek. Em números totais estamos falando de 168 mil turistas brasileiros em 2013. Em 2012 nós recebemos 130 mil. No total, o Peru recebeu aproximadamente 3 milhões de turistas no ano passado.

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DIÁRIO – Fale sobre a PeruWeek

MILAGROS OCHOA – Essa campanha é realizada pela segunda vez no ano e que pretende atingir o público final. Temos uma parceria com 39 operadoras de turismo esse ano. No ano passado eram sete. Estamos muito felizes porque 39 operadoras aceitaram o nosso convite para participar, lançando pacotes especialíssimos de 18 a 30 de novembro. Duas companhias aéreas também e 17 restaurantes peruanos participam.

Com esses 58 parceiros (soma das operadoras, companhias aéreas e restaurantes), nós atingimos 11 estados no Brasil, então nós falamos que se trata da maior campanha de promoção do turismo do Peru no Brasil até então.

DIÁRIO – O Peru concorre à final do World Travel Awards. Como foi o processo de competição para vocês chegarem até esse ponto?

MILAGROS OCHOA – Foi uma felicidade saber que a Promperu foi nomeada para ser uma das instituições de promoção nessa premiação. O Peru, desses prêmios todos, já ganhou como melhor restaurante na América Latina, ficou nos primeiros lugares em nove restaurantes. A Promperu estando nessa premiação nos recompensa. Esse prêmio é como um Oscar do turismo que reconhece o trabalho que a Promperu vem fazendo. É o resultado do nosso trabalho de melhorar a competitividade.

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