Ministro Tarcísio Gomes diz que 65% do mercado aéreo doméstico se recupera até dezembro

Continua depois da publicidade

(Valor) A demanda por voos domésticos alcançará no fim do ano 65% do que era registrado no período pré-pandemia, segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Ele afirmou que o segmento internacional será “um pouco mais lento” na recuperação.

Em live promovida pelo banco Itaú nesta quinta-feira, ele indicou que o setor aéreo é o que mais preocupa entre os segmentos de transporte. O ministro lembrou que a retomada da rotina de voos depende basicamente da predisposição do passageiros de voltar a voar em momento de pandemia.

Mesmo com a recuperação lenta do setor de aviação civil, Freitas está otimista com a sexta rodada de concessão de aeroportos, prevista para o próximo ano. A projeções de demanda, tendo em vista o impacto da pandemia, tiveram que ser revisadas e encontram-se em análise final no Tribunal de Contas da União (TCU).

Veja também as mais lidas do DT

“Temos quase 40 ativos sendo apreciados no Tribunal de Contas da União para serem levados a leilão em 2021”, disse Freitas, ao se referir a concessões que representam R$ 70 bilhões em investimentos.

No setor portuário, ele afirmou que estão sendo preparados novos arrendamentos e a privatização das companhias responsáveis pela administração de grandes portos, a começar pelo Espírito Santo e, em seguida, pelo porto de Santos, em 2022. “A desestatização portuária será uma realidade”, disse.

Hoje, o Ministério da Infraestrutura enviou os estudos da concessão da rodovia Nova Dutra ao TCU. Para o ministro, a concessão dos trechos que ligam cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro será “um grande leilão, que vai mexer com o mercado”.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade