Ministros de Turismo do Mercosul criam a marca Visite a América do Sul

Encontro contou com a presença dos ministros de Turismo do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile (país associado)

Edição DIÁRIO com agências

A unificação dos protocolos contra a Covid-19 e a divulgação conjunta do destino América Latina foram as principais pautas debatidas durante a XXV Reunião de Ministros de Ministros Turismo do Mercosul.

O encontro, primeiro presencial desde o início da pandemia, reuniu em Recife nos dias 21 e 22 de outubro. O evento contou com as presenças do ministro de Turismo do Brasil, Gilson Machado Neto; da ministra do Turismo do Paraguai, Sofía Montiel; do ministro do Turismo do Uruguai, Tabaré Viera; e do ministro do Turismo e Esporte da Argentina, Matías Lammens, que participou por videoconferência.

A reunião foi organizada pelo Ministério do Turismo do Brasil com a participação da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).

Os ministros aprovaram a criação de uma marca única para o Bloco, a Visite a América do Sul, com o slogan “Um lugar, Vários mundos”. Também foi alinhado um pedido conjunto urgente para uma reunião dos ministros da Saúde para determinar protocolos sanitários unificados entre os países, além da liberação dos cruzeiros.

- Advertisement -

Os ministros de Turismo do Mercosul também definiram que será feita uma solicitação conjunta de audiência com o Papa Francisco para tentar o reconhecimento do Caminho dos Jesuítas na América do Sul como rota de turismo religioso.

A Reunião incluiu temas como a promoção turística conjunta, programas de investimentos, harmonização de protocolos de biossegurança, Turismo de Natureza e o Corredor Bioceânico. “Quando você junta Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai temos o maior endereço turístico do mundo. Nossos países são verticais, temos a maior variedade de fauna do mundo”, destacou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Os ministros dos países vizinhos exaltaram a importância da parceria entre as nações para aumentar o fluxo de viajantes no continente. “O grande desafio que temos agora é o de aumentar as frequências de voos. Os turistas que chegam ao Paraguai querem passar pela Argentina, percorrer o Uruguai e vir ao Brasil”, comentou Sofía Montiel, ministra do Turismo do Paraguai.

Tabaré Viera, ministro do Turismo do Uruguai, disse que é preciso abrir as fronteiras dos países para o turismo adotando protocolos sanitários e avançando na vacinação. “Essas reuniões são fundamentais para nossas atividades conjuntas em um setor tão importante para o desenvolvimento dos países”, disse.

Participando virtualmente da reunião, o ministro do Turismo e Esporte da Argentina, Matías Lammens, também destacou a necessidade do trabalho conjunto entre os países do bloco, além da diversidade do Mercosul. “Temos diferentes produtos para oferecer de diferentes pontos de vista. Atravessamos talvez o momento mais difícil da história do setor, mas estamos atravessando com muita inteligência e resiliência”, elogiou.

Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redaçãohttps://diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias para a sua viagem!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    Flávia Alessandra e Otaviano Costa vão representar Hotéis Hard Rock no Brasil

    A rede de hotéis Hard Rock, desenvolvida no Brasil pela incorporadora VCI SA, terá Flávia Alessandra e Otaviano Costa como embaixadores e membros consultivos...

    Petrópolis (RJ) realiza 21º Festival Petrópolis Gourmet

    Em formato presencial, de 3 a 19 de dezembro acontecerá a 21ª edição do festival gastronômico Petrópolis Gourmet Edição DIÁRIO com agências A previsão é a...

    Turismo da Cidade do Cabo despenca com a nova variante do coronavírus Omicron

    CIDADE DO CABO, 30 DE NOVEMBRO (Reuters) - A chegada do transatlântico Europa na Cidade do Cabo nesta terça-feira (30) deveria ser uma celebração...

    Governo paulista cria Distrito Turístico Serra Azul para ser a ‘Orlando brasileira’

    "O distrito turístico tem uma capacidade impulsionadora para investimentos privados, empregos e oportunidades em toda a região”, afirmou Doria Edição DIÁRIO com agências O Governador de...

    “O setor não suporta mais a recessão que vem enfrentando”, afirma Manoel Linhares

    Em artigo, presidente da ABIH Nacional fala sobre novas restrições e diz que dificultar as viagens internacionais parece não ser a solução Por Manoel Linhares O...

    Siderley Santos, CEO do grupo Arbaitman: “Nunca vendemos tanto o destino Brasil”

    A chegada do fim do ano combinada com os avanços da vacinação e a abertura das fronteiras de destinos internacionais têm dado novo ânimo...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing