Multidão toma ruas de Pamplona para início da Festa de São Firmino

Continua depois da publicidade

Uma maré de habitantes locais e turistas lotaram uma praça de Pamplona nesta segunda-feira (6) para participar da cerimônia que dá início às corridas de touros da festa de São Firmino, que dura nove dias.

Cinco telões foram instalados pelo centro da cidade do norte da Espanha para permitir que todos acompanhem o evento.

A multidão usava a típica vestimenta branca combinada com lenços vermelho e bebia vinho em suas botas de couro, divertindo-se em jogar a bebida na roupa branca dos outros participantes.

Veja também as mais lidas do DT

Pamplona se encontra ao norte da região vinícola de La Rioja, por isso o vinho sempre teve um papel importante nestas celebrações dedicadas a São Firmino, o primeiro bispo da cidade e santo padroeiro.

A multidão usava a típica vestimenta branca combinada com lenços vermelho e bebia vinho em suas botas de couro, divertindo-se em jogar a bebida na roupa branca dos outros participantes (Foto: Cesar Manso/AFP)
A multidão usava a típica vestimenta branca combinada com lenços vermelho e bebia vinho em suas botas de couro, divertindo-se em jogar a bebida na roupa branca dos outros participantes (Foto: Cesar Manso/AFP)

Esta festa remonta a tempos medievais e combina procissões religiosas, danças tradicionais, shows e consumo de muito álcool.

Mas nos últimos tempos da tradicional festa não tem recebido o aval de todos.

No sábado passado, uma centena de membros de associações de defesa dos animais pertencentes ao Peta e AnimaNaturalis, nus e cobertos de sangue, protestaram contra as touradas de São Firmino.

Em um comunicado, as associações informam que “utilizam descargas elétricas e varas afiadas antes das touradas para atormentar os touros”.

As associações de proteção aos animais querem chamar a atenção “porque dezenas de touros sofrem lesões enquanto os participantes os perseguem, batem e aterrorizam a caminho de sua eventual morte na arena de touros da cidade”.

Nas festas de São Firmino, touros que pesam centenas de quilos são soltos atrás de indivíduos que correm pelas ruas estreitas da cidade. Os animais são conduzidos até as arenas, onde está previsto que os animais sejam mortos ao fim do dia.

Segundo a organização Peta, pedem à Espanha para pôr fim a esta tradição.

O país tem outras tradições taurinas controversas como colocar produtos inflamáveis nos chifres dos touros, fazendo com que os animais terminem queimados tentando retirar as bolas de fogo. (AFP)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade