Museu Afro Brasil destaca a obra de artistas mulheres em exposição de arte portuguesa

Continua depois da publicidade

(Edição do DIÁRIO com agências)

Qualquer amante ou conhecedor do modernismo brasileiro vai citar Anita Malfatti, Zina Aita e Tarsila do Amaral como exemplos de criadoras importantes do movimento. Em Portugal, um núcleo poderoso de artistas mulheres também fez história. As obras produzidas por elas vão integrar a maior exposição de arte contemporânea portuguesa já realizada no Brasil, “Portugal Portugueses – Arte Contemporânea”. Este espírito artístico estará representado na mostra com as obras de Maria Helena Vieira da Silva, Ana Vieira, Helena Almeida, Paula Rego e Lourdes Castro.

A importância delas para a arte contemporânea portuguesa estará representada em “Portugal Portugueses”. É a partir delas que a mostra se desenha, abrindo espaço às diferentes linguagens e estratégias dos nomes consagrados e de outros novos talentos.

Veja também as mais lidas do DT

O Museu Afro Brasil, em São Paulo, apresentará a exposição de 8 de setembro a 8 de janeiro de 2017, realçando a importância da presença feminina na arte lusitana. Um dos grandes destaques é a seleção de artistas modernistas, consideradas por Emanoel Araujo, fundador e diretor executivo curatorial do Museu Afro Brasil, como a base da contemporaneidade portuguesa. Segundo essa visão, tais artistas foram responsáveis pela divulgação dos criadores de Portugal no circuito internacional.

“As mulheres têm uma grande presença na arte portuguesa de todos os tempos. Era fundamental incluirmos Maria Helena Vieira da Silva, que viveu no Rio de Janeiro, de onde não levou boas lembranças dos anos perversos da Segunda Guerra Mundial. A obra de Vieira se consolidou em Paris: uma pintura clara, límpida e móvel, às vezes geométrica, que se divide em formas que se repetem e se articulam com recortes de cores sutis, foscas ou luminosas”, comenta Emanoel Araujo.

 

Museu Afro Brasil

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
Parque Ibirapuera – Portão 10
São Paulo / SP – 04094 050
Fone: 55 11 3320-8900
www.museuafrobrasil.org.br
O funcionamento do museu é de terça-feira a domingo, das 10 às 17hs, com permanência até às 18hs.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade