Neve encalha milhares de pessoas nos aeroportos e estradas da Turquia e da Grécia

Continua depois da publicidade

Alguns voos do Aeroporto de Istambul foram retomados nesta terça-feira (25), após quase 24 horas de cancelamentos, com fortes chuvas de neve entupidas e encalhados milhares de pessoas em toda a Turquia e Grécia.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com Reuters


Em Atenas, milhares de pessoas foram evacuados de uma autoestrada durante a noite e se abrigaram no aeroporto da cidade após a forte tempestade de neve de segunda-feira. Nesta terça-feira, dezenas de carros ainda estavam cobertos de neve enquanto arados tentavam limpar estradas. A raiva crescia entre as pessoas presas em temperaturas congelantes durante horas.

“A situação é desesperadora”, disse Spiros Kandaras, que passou 24 horas em seu carro. “Eles deveriam ter vergonha desta bagunça.”

Em Istambul, o aeroporto, entre os maiores do mundo, tem estado sob uma grossa manta de neve com pistas e aviões cobertos.

A queda de neve começou no final da semana passada e aumentou nos últimos dias na cidade de 16 milhões de pessoas, atrasando ônibus e balsas e provocando a proibição de dirigir veículos particulares.

Veja também as mais lidas do DT

“Já estamos aqui há mais de 24 horas”, disse Selim Kilik, que planejava voar para Paris esta semana. Ele reclamou da falta de pessoal e informação.

Um porta-voz do aeroporto disse que os voos limitados começaram por volta das 10:00 GMT (1:00 p.m.) após um atraso de 22 horas, e que os voos programados seriam retomados por volta da meia-noite desta terça-feira (25).

A Turkish Airlines (THYAO.IS) disse anteriormente que havia interrompido todos os voos até 2100 GMT.

A neve paralisou estradas tanto na Turquia como na Grécia (Crédito: Reuters)

PRAIAS COBERTAS DE NEVE

Na Turquia, a neve cobriu as praias da cidade de Antalya, no sul do país, pela primeira vez em 29 anos. Em uma visão rara, as ilhas egípcias do sul da Grécia, incluindo Mykonos, também ficaram brancas.

Um vídeo postado nas redes sociais mostrou um homem esquiando pelas ruas de Istambul, com pessoas acenando enquanto ele passava.

O governador Ali Yerlikaya deu o raro passo de proibir carros particulares até 1000 GMT, enquanto os trabalhadores públicos receberam licença até quarta-feira para manter os deslocamentos ao mínimo.

Os serviços de ônibus foram suspensos até quarta-feira e os veículos que chegavam do oeste da cidade foram barrados.

Outras imagens mostraram caminhões e carros encalhados ao longo de rodovias dentro e ao redor de Istambul. A passagem pelo Estreito de Bósforo reabriu nesta terça-feira, enquanto as pessoas foram evacuadas de veículos encalhados, disse o ministro dos Transportes, Adil Karaismailoglu.

Em todo o país, cerca de 4.600 pessoas ficaram presas em estradas e em outros lugares, e milhares foram colocadas em habitações temporárias, informou a Autoridade de Desastres e Emergências.

A neve pesada é rara em Atenas, mas a cidade foi atingida pelo clima extremo pelo segundo inverno consecutivo.

Mais de 3.500 pessoas haviam sido evacuadas até o início da terça-feira, algumas abandonando seus carros a pé, mas cerca de 1.200 carros permaneceram presos no Attiki Odos, o principal anel viário da capital, disse o porta-voz do governo Giannis Oikonomou.

À medida que as temperaturas caíam durante a noite, os soldados limpavam a neve e distribuíam comida, água e cobertores aos motoristas, alguns dos quais ficaram presos em seus carros por mais de 10 horas.

Partes de Atenas foram atingidas por cortes de energia por várias horas, e o operador da rede disse que as equipes estavam trabalhando para restaurar a eletricidade.

As autoridades declararam terça e quarta-feira um feriado, fechando escolas, escritórios públicos e empresas privadas, exceto farmácias, supermercados e postos de gasolina.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade