Número de turistas estrangeiros no Brasil cresce 55% após isenção de visto

Continua depois da publicidade

Agência com Edição do DT

Um levantamento feito pelo MTur em conjunto com o Departamento de Polícia Federal apontou que, no período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio, o total de turistas estrangeiros com origem nos países beneficiados (Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália) houve variação positiva média de 55,31% em relação ao mesmo período de 2015.

Em 2016, foram 163.104 mil turistas das quatro nacionalidades, contra 105.017 mil do ano anterior. O número de chegadas de norte-americanos variou 47%; o de japoneses 61%; o de canadenses, 84% e o de australianos, 107%.

Veja também as mais lidas do DT

“Os organismos mundiais já apontavam essa tendência, agora confirmada na Rio 2016. Do total de estrangeiros que vieram ao Brasil para os Jogos, 74,7% disseram que esse teria sido um dos fatores que motivaram a viagem. Queremos agora que o governo brasileiro adote a medida por dois anos. A fim de traçarmos um panorama mais completo da eficácia e do real incremento no fluxo turístico brasileiro”, ressaltou presidente da Embratur, Vinicius Lummertz.

Lummertz reforça a defesa do Instituto para que a política de isenção de vistos se torne permanente para esses países. O que traria um grande incremento ao setor, como também contribuiria para fortalecer a economia brasileira. Tanto o ministro Marx Beltrão quanto Lummertz já levaram a proposta da retomada de isenção para debate com o Ministério das Relações Exteriores e com a Casa Civil. Se a medida for aprovada, a tendência é que o novo período de dispensa se estenda por dois anos.

Uma prova concreta de que o estudo da organização pode estar correto é dada a partir da análise do caso da Argentina, que optou pela isenção do visto para os norte-americanos em dezembro de 2015. O fluxo de cidadãos dos Estados Unidos que entrou no País nos três primeiros de 2016 comparado com a do ano anterior, teve um incremento da ordem de 10%. Entre janeiro e março de 2015 entraram na Argentina 83,9 mil norte-americanos, contra 92,4 mil nos mesmos meses, em 2016. (Fonte: Embratur)

Serviço:

www.turismo.gov.br

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade