Viva o dia do Mestre!

Continua depois da publicidade

O turismo é uma forma de educar a humanidade. Com ele temos a possibilidade única de nos aculturar a cada viagem

por Bayard Do Coutto Boiteux*
 

Sempre sonhei em compartilhar as poucas informações que tenho adquiridas ao longo de viagens, leituras, cursos e conversas com meus alunos e amigos. Entendo que cabe a cada de um nós dividir o que sabemos com a humanidade e assim ajudar a plantar sementes que disseminem novos conceitos e sejam portadoras da ideia da diversidade, que deve nortear nossa ação educadora.Assim, escolhi a profissão de Professor e tenho me esforçado em cumprir o papel de um educador com ênfase na mudança e na discussão de ações que sejam porta-vozes de um debate e não apenas de transmissão de informações.O papel de um docente vai muito além de citar inúmeros autores e teorias, que refletem uma pseudo maturidade intelectual baseada no “decoreba” e na citação de pessoas, sem que elas sejam contextualizadas no universo do aluno. Nosso grande desafio é criar um aluno pensante e que com as informações recebidas possa fazer pequenas revoluções no seu dia a dia, sendo mais participativo na construção da democracia.

A Escola é e sempre será o ambiente da troca de informações e do nascimento de formas inovadoras de gestão sustentável

A Escola é e sempre será o ambiente da troca de informações e do nascimento de formas inovadoras de gestão sustentável, calcadas num misto de vontade individual de sobreviver mas certeza de que o mundo se constrói a quatro mãos, numa sociedade em que a palavra ética precisa ser valorizada e tida como algo comum e não um atributo especial. Buscamos formar ou pelo menos ajudar na formação de futuros integrantes de uma sociedade globalizante, que esquece o ser humano e prioriza o resultado, sem nenhuma forma de entendimento da caminhada de busca por um mundo que respeite as leis e o saber fazer, para um mundo melhor.

No próximo dia 15 de outubro, estaremos comemorando o dia do Mestre, que a cada dia que passa vai perdendo seu papel fundamental por falta de estímulo, salários inadequados, condições de segurança e a violência de certas coordenações e instituições, que assediam grandes mestres, sem respeito pela trajetória e pela colaboração com as mesmas. Só que não vamos desistir nunca. Nunca mesmo. Estamos aqui para cumprir nosso desejo de ensinar e não nos moldar a padrões criados dentro de gabinetes, sem uma maior discussão.

Veja também as mais lidas do DT

O turismo é uma forma de educar a humanidade. Com ele temos a possibilidade única de nos aculturar a cada viagem, conhecer novos comportamentos e deixar nossa mente viajar pelo mundo para nunca parar de lutar  por um Estado que priorize a Educação e o professor…

Viva o dia do mestre! Viva o dia 15 de outubro!

*Bayard Do Coutto Boiteux é professor, pesquisador, escritor, vice-presidente da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ, gerente de Turismo do Preservale e presidente do Portal Consultoria em Turismo.(www.bayardboiteux.com.br)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade