InícioEconomia do turismoPara evitar equí­vocos, ministro Lummertz posiciona-se a respeito das...

Para evitar equí­vocos, ministro Lummertz posiciona-se a respeito das atitudes de torcedores na Rússia

REDAÇíO DO DIÁRIO

 

Após a matéria controvertida publicada no site UOL desta terça-feira (26) (veja matéria), com o título: “Ministro do Turismo minimiza assédio de brasileiros: “Não morreu ninguém” e criar um certo mal entendido principalmente nas mídias sociais, o ministro do Turismo Vinícius Lummertz, que está na Rússia em uma missão do seu ministério, encaminhou uma nota ao grupo de whatszap do DIÁRIO, do qual participa, esclarecendo o mal-entendido.

 

Segundo Lummertz, ele foi procurado pela reportagem do Diário Catarinense, e disse que a resposta publicada pelo portal UOL estava fora de contexto. Ele disse ter sido perguntado se a imagem do Brasil no exterior havia sido comprometida por causa dos recentes casos de assédio: “- Eu disse que não. Na minha percepção, os brasileiros continuam sendo bem recebidos aqui na Rússia. O que atrapalha a imagem do Brasil são os casos de violência. O país é um dos mais violentos do mundo e impacta diretamente no turismo. Agora, sobre os casos de assédio eu repudio o que aconteceu. Mostrou o machismo, o sexismo e foi lamentável“, escreve o ministro no grupo do whatszap do DT. e continua: “Ao ser questionado sobre se isso afetou a imagem do país, eu respondi que, na minha percepção, não. Foi uma atitude de alguns que não pode comprometer a imagem de 70 mil torcedores brasileiros que estão aqui na Rússia“, escreveu o executivo.

 

Logo em seguida, a assessoria de Lummertz, encaminhou esse comunicado ao grupo do DT:

 

“Para evitar equívocos, cabe esclarecer que o ministro condena a atitude dos torcedores e acredita que o machismo e a misoginia não são aceitáveis sob nenhum aspecto, muito menos em um evento como a Copa do Mundo, que promove a integração entre povos e culturas do mundo todo. 

 

A título de esclarecimento, o ministro foi questionado se considerava que esse episódio manchava a imagem do Brasil no exterior e ponderou que a repercussão do episódio tinha sido majoritariamente interna, nacional, e, por isso, não acreditava que essa ação reprovável gerasse qualquer dano à imagem do Brasil enquanto destino turístico internacional. O ministro disse também que a atitude de meia dúzia de torcedores não correspondia à imagem que os brasileiros têm passado para o mundo na Copa do Mundo da Rússia, como o nadador americano não representa os milhares de norte-americanos que estiveram no Brasil na Olimpíada. No geral, os brasileiros que estão na Rússia têm feito uma festa bonita e chamado a atenção do mundo positivamente para o nosso país. 

 

Vale destacar que o Ministério do Turismo, por meio da Embratur, investiu R$ 7 milhões em ações de promoção durante a copa do mundo para chamar o mundo para os nossos destinos, ressaltando um dos nossos principais atributos: o povo brasileiro.

 

O ministro ressaltou que, além do assédio, o Brasil tem problemas graves que precisam ser debatidos e enfrentados como o governo está fazendo com a violência.

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque