Paraty tem incremento de 250% na Contribuição ao Turismo Sustentável

Continua depois da publicidade

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Um levantamento realizado pelo Paraty Convention & Visitors Bureau (Paraty CVB) mostrou que a contribuição voluntária em prol do turismo sustentável do destino teve um incremento de 250% desde outubro de 2017, quando foi iniciado o projeto ‘Contribuição ao Turismo Sustentável’.

 Atualmente, o valor da contribuição é de R$ 2,00 por quarto e por noite, no caso das pousadas, e R$ 2,00 por mesa, em relação aos restaurantes. A verba arrecadada é utilizada em melhorias na infraestrutura turística, na capacitação da mão-de-obra local, na manutenção sustentável dos recursos ambientais e histórico-culturais, no apoio aos eventos culturais e às ações sociais envolvendo crianças e adolescentes.

Veja também as mais lidas do DT

Incremento 

Segundo o diretor do Paraty CVB, Hans Neus, o principal motivo para o incremento na arrecadação está na elaboração estratégica do projeto e no trabalho de conscientização dos parceiros e turistas.

“Durante meses promovemos reuniões com todos os associados e empresários ligados ao turismo de Paraty, com o objetivo de mostrar a importância de incentivar a arrecadação voluntária dos nossos visitantes. Os bons números provam que estamos no caminho certo e que Paraty será um destino exemplo de sustentabilidade”, explica.

As pousadas e restaurantes participantes contam materiais informativos, como placas, marcadores de livro e postais, que explicam aos turistas sobre a relevância e os benefícios desta ação.

Novos eventos 

A verba já arrecadada está sendo investida no projeto piloto de recalçamento do Centro Histórico; na capacitação da mão-de-obra em parceria com o Sebrae e com o Galpão Aplauso, que oferece cursos técnicos aos adolescentes; na revitalização dos atrativos turísticos, implementando capacidade de carga e colaborando para o projeto Caminho da Mata Atlântica; no apoio aos festivais do calendário e na captação de novos eventos; além do suporte aos projetos sociais da cidade, como o Paraty Presente, que oferece atividades as crianças e jovens de nove instituições cadastradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, e ao projeto Meu Rumo, que promove ações educacionais com foco nos adolescentes que se afastaram da rotina escolar.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade