InícioBlog do DiárioPerfil do torcedor e impacto da Copa em São...

Perfil do torcedor e impacto da Copa em São Paulo

Foi divulgado nesta quinta-feira (3) pelo Ministério do Turismo e Secretária de Turismo de São Paulo, os dados da terceira prévia da pesquisa de demanda e perfil do torcedor da Copa do Mundo em São Paulo, que está sendo realizada junto a paulistanos e turistas por meio do Observatório do Turismo (núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris).

A pesquisa apontou a grande movimentação de turistas estrangeiros na cidade, sendo quase 35% do total de visitantes. Os argentinos (31,71%) são a maioria entre os estrangeiros, seguidos pelos chilenos (17,77%), uruguaios (8,01%), colombianos (5,05%), norte-americanos e ingleses (4,18% cada).

A estimativa é que a capital paulista tenha recebido até o momento mais de 347 mil turistas, sendo mais de 121 mil estrangeiros.

O impacto econômico da Copa no turismo da cidade também subiu. A previsão de gastos dos turistas inicialmente era de R$ R$ 1,8 mil por visitante no período. Porém, de acordo com o levantamento, os gastos estão em R$ 2,2 mil (brasileiros) e R$ 4,8 mil (estrangeiros).

Além disso, os visitantes também estão ficando mais tempo na metrópole paulista: turistas nacionais permanecem em média 4,4 dias e os internacionais, 8,2 dias. Com isso, a previsão é que o impacto da Copa no turismo supere a estimativa inicial de R$ 700 milhões, podendo ultrapassar R$ 1 bilhão.

Outro dado importante revelou que a avaliação da Copa tem sido muito positiva, sendo que mais de 80% atribuiu notas acima de 7 para o mundial na cidade, apontando ainda que a Copa trouxe mais turistas e mais dinheiro para a capital paulista e deixará um legado para São Paulo.

A pesquisa ainda apontou que para os visitantes os diferenciais da cidade são: gastronomia e vida noturna. Já os principais atrativos turísticos visitados são: Avenida Paulista, Parque do Ibirapuera, Museu do Futebol e Mercado Municipal. Sobre os principais meios utilizados para locomoção na cidade, o transporte público é, disparado, o mais citado: 70% dos entrevistados disseram usar metrô, trem ou ônibus.

O levantamento foi realizado com 5.332 pessoas entre os dias 12 de junho e 30 de junho. Até o fim da Copa, mais de sete mil questionários.

Por LI*

 

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque