Pernambuco investe em Turismo Criativo e de Aventura

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A Secretaria de Turismo de Pernambuco em parceria com a empresa de turismo, Empetur, apresentaram nesta quarta-feira (9) os projetos de inclusão ao turismo nas cidades do interior, denominado Plano Estratégico para o Turismo de Aventura.  O orçamento total para a ação é equivalente a R$290 mil, com a cooperação da Adventure Travel Trade Association (ATTA) e a Rede Nacional de Experiência do Turismo Criativo (Recria). A apresentação ocorreu por meio de uma coletiva de imprensa online.

Por Geovana Fraga (freelancer para o DT)*


“Assumimos a gestão com a missão de tornar o estado plural com a força da cultura e peculiaridades das regiões para que as cidades do interior também se beneficiem do aumento da economia pelo turismo”, declarou Rodrigo Novaes, secretário de Turismo e Lazer.

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A ação está prevista para ser concluída em junho de 2022 e será dividida em três fases, contemplando 33 municípios. São eles: Alagoinha, Bezerros, Bonito, Buíque, Brejo da Madre de Deus, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Fernando de Noronha, Gravatá, Goiana, Ibimirim, Igarassu, Ipojuca, Ilha de Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Macaparana, Pedra, Petrolândia, Recife, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, São José do Egito, Serra Talhada, Sirinhaém, Venturosa, Vicência,Tamandaré, Taquaritinga do Norte, Triunfo.

Segundo o Presidente da Empetur, Antônio Neves, será um conjunto de ações e os investimentos podem ser feitos tanto com o poder público como privado. No turismo criativo, o investimento será de R$130 mil, alcançando 28 municípios e mapeando os potenciais, criando produtos únicos, roteiros, promoções e comercializando para uma crescente economia orgânica e saudável.

“Iremos acompanhar todas as etapas e teremos suporte virtual. A intenção é que os municípios se conversem criando roteiros interligados para todos os turistas sem restrição de idade. O turismo criativo, proporciona aprendizado”, afirma Larissa Almeida, co-fundadora da Recria.

Um dos momentos da apresentação (reprodução de tela)

“Precisamos filtrar aquelas cidades que possuem maior desenvolvimento turístico, para que outros estados se sintam seguros para entrar no projeto posteriormente”, enfatiza Gustavo Timo, vice-presidente da ATTA no Brasil.

Como os projetos ainda estão em sua etapa inicial, Rodrigo Novaes relata que não há ainda estimativa de retorno financeiro, é necessário aguardar a implementação.

Rodrigo acrescentou que o plano está sendo desenvolvido seguindo os protocolos de saúde, devido a covid-19. Já Larissa Almeida complementa dizendo que os espaços privados dos anfitriões são abertos e amplos, não favorecendo a aglomeração social.

A formação em turismo criativo será iniciada em 18 de fevereiro, de forma online, como preparação para a realização de jornadas criativas, visando o desenvolvimento de produtos e serviços com valor agregado. Serão contempladas 28 cidades, divididas em quatro grupos. São eles:

Grupo 1 (Lagoa do Carro, Vicência, Tracunhaém, Nazaré da Mata, Macaparana, Timbaúba e São Vicente Férrer);

Grupo 2 (Sairé, Barra de Guabiraba, Bonito, Gravatá, Agrestina, Panelas e São Joaquim do Monte);

Grupo 3 (Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte, Toritama, Riacho das Almas, Jataúba e Brejo da Madre de Deus)

e Grupo 4 (São José do Belmonte, Serra Talhada, Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Floresta, Belém do São Francisco, Petrolândia e Ibimirim). Também serão realizadas reuniões online antes dos encontros presenciais.

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