Prefeito de Caraguatatuba: “queremos ficar na “zona verde”, definida pelo governo do Estado”

Continua depois da publicidade

Com 45 casos confirmados e quatro óbitos, a cidade turística de Caraguatatuba está tomando todas as medidas possíveis para se resguardar do novo coronavírus (Covid-19).

REDAÇÃO DO DIÁRIO


Em entrevista exclusiva ao DIÁRIO, o prefeito da cidade, Aguila Júnior, adianta que ele, seu pessoal e os próprios munícipes, estão empenhados em obedecer as normas exigidas pela Vigilância Sanitária. “Proibimos o acesso à praia e estacionar carros na orla”, diz ao DT.  Mesmo com data ainda não definida para a “retomada”, o município já se prepara para uma ação para lançamento de ofertas de viagens. “A expectativa é que aconteça já para outubro deste ano através de plataformas como DECOLAR e CVC”, informa o executivo. Acompanhe a entrevista completa:

Veja também as mais lidas do DT

DIÁRIO – Quais são as principais medidas tomadas por seu município para prevenir a população do Covid-19 ?

AGUILA JÚNIOR: A Prefeitura de Caraguatatuba segue o decreto estadual 64.881 em relação à quarentena para enfrentar o contágio do novo coronavírus (Covid-19).

Estamos empenhados em realizar diversas ações de fiscalização nos comércios essenciais, visando garantir que eles estejam adequados às normas de proteção exigidas pela Vigilância Sanitária. Além disso, contamos com o apoio da Polícia Militar para a fiscalização nos comércios não essenciais, que não podem ficar abertos de acordo com o decreto estadual.

Nas praias também realizamos ações da Defesa Civil, com apoio do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) nas praias. Nessa ação, os turistas e banhistas são orientados a não ficarem na praia. Por recomendação do Ministério Público, também ficou proibido o estacionamento ao longo da orla para dificultar o acesso, além disso realizamos ações de conscientização com carro de om.

Para os munícipes, a prefeitura prorrogou o pagamento do IPTU e outros tributos.

Outra ação visando a proteção e prevenção ao contágio, foi a publicação do decreto que trata da obrigatoriedade de máscaras em estabelecimentos provados essenciais e em meios de transportes públicos como ônibus, táxis e por aplicativo.

Na área da saúde, a prefeitura está implantando o Plano de Contingência, investindo em leitos, equipamentos e estruturas para atender os pacientes que necessitarem de internação.

DIÁRIO: Até que ponto essas medidas afetaram a economia da cidade?

AGUILA JÚNIOR: A Prefeitura entende que este é um momento difícil para todos. Adotamos todas as medidas possíveis para resguardar a saúde da nossa população, implantamos leitos de UTI na Casa de Saúde Stella Maris, transformamos nossa UPA Central em uma unidade exclusiva de atendimento para pacientes com suspeitas da Covid-19.

Mas também estamos olhando para a nossa economia e elaborando nosso Plano de Retomada. Temos nos reunido com entidades de classes para avaliar a melhor forma da retomada da economia, priorizando a segurança e preservação da saúde da população.

Temos nos dedicado para ficar na “zona verde”, definida pelo governo do Estado, para que a flexibilização possa ocorrer com maior brevidade possível. Estamos atuando nas duas frentes, assim que for sinalizado pelo Governo do Estado a possibilidade de uma retomada, faremos, desde que seja de forma segura, por isso, é necessário o comprometimento de todos. A responsabilidade será partilhada entre o poder público, as empresas e a população.

Vista de Caraguatatuba (SP). (Crédito:Arquivo DT)

DIÁRIO – Além das linhas de financiamento de instituições financeiras para o pequeno e médio empresário, quais as medidas que sua prefeitura tomou para auxiliar o setor produtivo, em especial, os restaurantes, hotéis e empresas de receptivo?

AGUILA JÚNIOR:  Para reduzir o impacto do fechamento do comércio na quarentena, uma das primeiras ações da Prefeitura foi firmar uma parceria com a empresa de delivery online, Litoral na Mesa, que criou um espaço de divulgação para ajudar os comerciantes no sentido de ter maior presença junto à população que neste momento não pode sair de casa.

Com uma forte parceria com o SEBRAE e ACE – Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba construída ao longo dos últimos 3 anos, por meio do Programa Caraguatatuba Empreendedora, o SEBRAE oferecer capacitação para mais de 150 empresas, além de realizar o “Programa Enfrente! – Maratona Digital do Sebrae/SP”, que teve por objetivo capacitar o empresário da melhor maneira, em diversos assuntos, para que ele consiga atravessar esse momento, e reinventar e proteger seus negócios.

DIÁRIO – Quais serão as principais ações para a retomada econômica da cidade, genuinamente turística? Além das linhas de financiamento de instituições financeiras para o pequeno e médio empresário, quais as medidas que sua prefeitura tomou para auxiliar o setor produtivo, em especial, os restaurantes, hotéis e empresas de receptivo?

AGUILA JÚNIOR:  A Prefeitura está preparando uma ação para lançamento de ofertas de viagens. A expectativa é que aconteça já para outubro deste ano através de plataformas como DECOLAR e CVC. Nos próximos dias faremos a publicação de um edital de chamamento para que todos os comércios regulares possam fazer parte.

Estamos trabalhando e nos preparando para inovar e investir em novas formas de praticar turismo na nossa cidade, além de desenvolver outras modalidades de turismo que vão além do sol, praia e turismo náutico. Caraguatatuba tem uma área de extensas belezas, além de cultura caiçara, gastronomia e diversos equipamentos que irão atrair o turista na baixa temporada também, diminuindo a sazonalidade e fomentando a economia durante praticamente o ano todo.

Outra medida é a criação de um selo de segurança para oferecer aos estabelecimentos do trade que cumprirem as normas e protocolos da OMS e Vigilância Sanitária para que possamos promover um turismo seguro e saudável.

Para “fechar” o pacote, temos os nossos eventos que já estão consagrados na região e que voltarão com força total assim que possível, para fomentar emprego, renda e alegria para todos os que nos prestigiam.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade