Prefeito de Caraguatatuba: “queremos ficar na “zona verde”, definida pelo governo do Estado”

Com 45 casos confirmados e quatro óbitos, a cidade turística de Caraguatatuba está tomando todas as medidas possíveis para se resguardar do novo coronavírus (Covid-19).

REDAÇÃO DO DIÁRIO


Em entrevista exclusiva ao DIÁRIO, o prefeito da cidade, Aguila Júnior, adianta que ele, seu pessoal e os próprios munícipes, estão empenhados em obedecer as normas exigidas pela Vigilância Sanitária. “Proibimos o acesso à praia e estacionar carros na orla”, diz ao DT.  Mesmo com data ainda não definida para a “retomada”, o município já se prepara para uma ação para lançamento de ofertas de viagens. “A expectativa é que aconteça já para outubro deste ano através de plataformas como DECOLAR e CVC”, informa o executivo. Acompanhe a entrevista completa:

DIÁRIO – Quais são as principais medidas tomadas por seu município para prevenir a população do Covid-19 ?

AGUILA JÚNIOR: A Prefeitura de Caraguatatuba segue o decreto estadual 64.881 em relação à quarentena para enfrentar o contágio do novo coronavírus (Covid-19).

Estamos empenhados em realizar diversas ações de fiscalização nos comércios essenciais, visando garantir que eles estejam adequados às normas de proteção exigidas pela Vigilância Sanitária. Além disso, contamos com o apoio da Polícia Militar para a fiscalização nos comércios não essenciais, que não podem ficar abertos de acordo com o decreto estadual.

Nas praias também realizamos ações da Defesa Civil, com apoio do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) nas praias. Nessa ação, os turistas e banhistas são orientados a não ficarem na praia. Por recomendação do Ministério Público, também ficou proibido o estacionamento ao longo da orla para dificultar o acesso, além disso realizamos ações de conscientização com carro de om.

Para os munícipes, a prefeitura prorrogou o pagamento do IPTU e outros tributos.

Outra ação visando a proteção e prevenção ao contágio, foi a publicação do decreto que trata da obrigatoriedade de máscaras em estabelecimentos provados essenciais e em meios de transportes públicos como ônibus, táxis e por aplicativo.

Na área da saúde, a prefeitura está implantando o Plano de Contingência, investindo em leitos, equipamentos e estruturas para atender os pacientes que necessitarem de internação.

DIÁRIO: Até que ponto essas medidas afetaram a economia da cidade?

AGUILA JÚNIOR: A Prefeitura entende que este é um momento difícil para todos. Adotamos todas as medidas possíveis para resguardar a saúde da nossa população, implantamos leitos de UTI na Casa de Saúde Stella Maris, transformamos nossa UPA Central em uma unidade exclusiva de atendimento para pacientes com suspeitas da Covid-19.

Mas também estamos olhando para a nossa economia e elaborando nosso Plano de Retomada. Temos nos reunido com entidades de classes para avaliar a melhor forma da retomada da economia, priorizando a segurança e preservação da saúde da população.

Temos nos dedicado para ficar na “zona verde”, definida pelo governo do Estado, para que a flexibilização possa ocorrer com maior brevidade possível. Estamos atuando nas duas frentes, assim que for sinalizado pelo Governo do Estado a possibilidade de uma retomada, faremos, desde que seja de forma segura, por isso, é necessário o comprometimento de todos. A responsabilidade será partilhada entre o poder público, as empresas e a população.

Vista de Caraguatatuba (SP). (Crédito:Arquivo DT)

DIÁRIO – Além das linhas de financiamento de instituições financeiras para o pequeno e médio empresário, quais as medidas que sua prefeitura tomou para auxiliar o setor produtivo, em especial, os restaurantes, hotéis e empresas de receptivo?

AGUILA JÚNIOR:  Para reduzir o impacto do fechamento do comércio na quarentena, uma das primeiras ações da Prefeitura foi firmar uma parceria com a empresa de delivery online, Litoral na Mesa, que criou um espaço de divulgação para ajudar os comerciantes no sentido de ter maior presença junto à população que neste momento não pode sair de casa.

Com uma forte parceria com o SEBRAE e ACE – Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba construída ao longo dos últimos 3 anos, por meio do Programa Caraguatatuba Empreendedora, o SEBRAE oferecer capacitação para mais de 150 empresas, além de realizar o “Programa Enfrente! – Maratona Digital do Sebrae/SP”, que teve por objetivo capacitar o empresário da melhor maneira, em diversos assuntos, para que ele consiga atravessar esse momento, e reinventar e proteger seus negócios.

DIÁRIO – Quais serão as principais ações para a retomada econômica da cidade, genuinamente turística? Além das linhas de financiamento de instituições financeiras para o pequeno e médio empresário, quais as medidas que sua prefeitura tomou para auxiliar o setor produtivo, em especial, os restaurantes, hotéis e empresas de receptivo?

AGUILA JÚNIOR:  A Prefeitura está preparando uma ação para lançamento de ofertas de viagens. A expectativa é que aconteça já para outubro deste ano através de plataformas como DECOLAR e CVC. Nos próximos dias faremos a publicação de um edital de chamamento para que todos os comércios regulares possam fazer parte.

Estamos trabalhando e nos preparando para inovar e investir em novas formas de praticar turismo na nossa cidade, além de desenvolver outras modalidades de turismo que vão além do sol, praia e turismo náutico. Caraguatatuba tem uma área de extensas belezas, além de cultura caiçara, gastronomia e diversos equipamentos que irão atrair o turista na baixa temporada também, diminuindo a sazonalidade e fomentando a economia durante praticamente o ano todo.

Outra medida é a criação de um selo de segurança para oferecer aos estabelecimentos do trade que cumprirem as normas e protocolos da OMS e Vigilância Sanitária para que possamos promover um turismo seguro e saudável.

Para “fechar” o pacote, temos os nossos eventos que já estão consagrados na região e que voltarão com força total assim que possível, para fomentar emprego, renda e alegria para todos os que nos prestigiam.

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

O que os hoteleiros falam sobre as OTA’s que não querem negociar

Em um momento como esse que o país atravessa, um  número cada vez maior de pequenos e médios hotéis, pousadas e até grandes hotéis...

CNC projeta queda de 6,1% no PIB em 2020

Diante da incerteza em relação à superação da crise provocada pelo novo coronavírus e do grau de contaminação da economia, a Confederação Nacional do...

Empresas conseguem suspender pagamento de energia na primeira instância

Uma empresa que está em recuperação judicial conseguiu na Justiça o direito de pagar apenas a energia consumida. A empresa havia comprado energia no...

Universal Orlando Resort anuncia reabertura de alguns hotéis a partir do dia 2 de junho

A partir de 2 de junho de 2020, alguns hotéis do Universal Orlando Resort irão reabrir para os hóspedes. A reabertura desses hotéis será...

Bolivianos voltarão para casa depois de meses retidos na Alemanha

Os membros de uma orquestra boliviana que inclui flautas tradicionais esperam voltar para casa na próxima semana depois de ficarem retidos em um castelo...

Senado aprova projeto que oferece crédito para profissionais liberais

Em sessão remota nesta quinta-feira (28), o Plenário do Senado aprovou o projeto que abre linha de crédito especial para profissionais liberais durante a...

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias