Presidente da PBTur fica surpresa com restrição de entrada de estrangeiros na Paraíba  

Uma Portaria conjunta assinada pela Casa Civil e os ministérios da Saúde, Infraestrutura, Justiça e Segurança Pública – publicada em edição extra do Diário Oficial da União, na noite da última quarta-feira (29) -, que prorrogou por mais 30 dias as restrições à entrada de estrangeiros no Brasil, de qualquer nacionalidade, ‘por rodovias, por outros meios terrestres ou por transporte aquaviário’, causou estranheza no trade turístico paraibano.
por Eduardo Andreassi*

A Portaria mantém a restrição da entrada em cinco estados: Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rondônia, Rio Grande do Sul e Tocantins. Ou seja: os voos internacionais com pouso previsto nesses aeroportos continuam barrados até o fim de agosto.

A restrição pegou de surpresa a presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino, mas, a priori, não terá efeito negativo para o turismo do Estado.

O Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa, atendia um voo internacional desde julho de 2017, operado pela Gol Linhas Aéreas, vindo todos os sábados de Buenos Aires (Argentina). Esse voo está suspenso temporariamente até o fim da pandemia do coronavírus.

Na opinião de Ruth Avelino, essa medida não prejudica o turismo paraibano a médio prazo, até porque a perspectiva de retorno efetivo do turismo internacional deve ocorrer a partir de primeiro semestre de 2021. Porém, a Portaria não informa os critérios utilizados pelo Governo Federal para restringir a entrada de estrangeiros na Paraíba pelo Castro Pinto.

Ainda de acordo com a presidente da PBTur, mesmo com essa restrição, a Paraíba deve continuar recebendo turistas estrangeiros que chegam ao Brasil pelos aeroportos do Recife e Natal. “Sempre recebemos muitos turistas de outros países, que aproveitam a proximidade de João Pessoa e as outras capitais para conhecer nossos pontos turísticos”, disse.

Conforme dados do Setor de Estatística da PBTur, o maior número de turistas na Paraíba são oriundos da Argentina, Estados Unidos, Portugal, Espanha e Alemanha.

A estranheza da executiva da PBTur tem respaldo nos números de casos e óbitos de pacientes com coronavírus na Paraíba. Segundo dados do Consórcio de veículos de imprensa, a partir de dados das secretarias estaduais de saúde – atualizados às 20h desta quarta-feira (29) -, a Paraíba apresentava um quadro de queda de 17%, o mesmo ocorrendo nos estados do Rio Grande do Norte (-35%), Piauí (-27%), Pernambuco (-22%) e Alagoas (-18%). Ceará (-13%), Bahia (-9%) e Sergipe (-5%) apresentavam quadro de estabilidade. Até quarta-feira, a Paraíba havia registrado 1.766 óbitos e 79.898 casos da doença. No Brasil, já são 90.188 mortes e 2.555.518 casos.

Por outro lado, desde o dia 14 de abril, o Governo do Estado, por meio de vários órgãos de Saúde, tem feito uma barreira sanitária no Castro Pinto monitorando a temperatura de todos os passageiros que desembarcam no aeroporto.

Conforme dados da Agência de Vigilância Sanitária na Paraíba – até esta quarta-feira (29) -, fo verificada a temperatura de 23.057 passageiros, não sendo registrado nenhum caso de pessoas sintomatizadas. Esse trabalho visa identificar possíveis pessoas com sinais de estarem com sintomas do coronavírus.

“Acredito, por relato de muitas pessoas pelas redes sociais, que o aeroporto de João Pessoa tem sido um dos poucos a adotar por tanto tempo uma barreira sanitário para averiguar a temperatura dos passageiros que desembarcam no Castro Pinto. Essa ação é bastante positiva, porque reduz a possibilidade de disseminação do coronavírus no Estado”, pontuou Ruth Avelino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redação
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


    Mais recentes

    Governo do Guarujá refuta erro em notícia que anuncia restrição hoteleira após reclassificação do Plano SP

    Conforme anunciado pelo Governo de São Paulo e veiculado pelo DIÁRIO, no último dia 30 de novembro, o poder público estadual fez uma reclassificação...

    Arquitetos e historiadores apoiam abaixo-assinado contra privatização do Ginásio do Ibirapuera

    Um abaixo-assinado contra o Projeto de Concessão do Governo do Estado para os equipamentos do Ginásio do Ibirapuera e do Conjunto Desportivo "Constâncio Vaz...

    GOL realiza voo institucional com executivos e colaboradores em seu Boeing 737 MAX

    A GOL realizou nesta quinta-feira (3/12) mais uma etapa importante para o retorno do Boeing 737 MAX à operação: um voo institucional para executivos...

    Com protocolos minuciosos, Feira de Turismo e Negócios do Festival das Cataratas é aberta aos participantes

    Para o idealizador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli, cuidado com a saúde e expansão da tecnologia são conquistas das feiras neste período POR ZAQUEU...

    Azul apresenta sua aeronave Ararinha Azul, em Viracopos (Veja Vídeo)

    A aeronave Ararinha Azul da Azul Linhas Aéreas foi apresentada nesta quinta-feira (3) em Viracopos no centro de manutenção da companhia, ao lado do...

    Em solenidade de abertura, 15º Festival das Cataratas destaca a retomada do turismo no Brasil

    “Estamos no momento da retomada, da esperança”, afirmou o idealizador e organizador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli POR ZAQUEU RODRIGUES O Festival de Turismo das...

    Relacionadas

    Open chat