Punta del Este ganhará novo museu idealizado pelo artista uruguaio Pablo Atchugarry

Continua depois da publicidade

Segundo Pablo Atchugarry, o espaço contará apenas com investimentos privados

Das agências com edição do DIÁRIO

A Fundação Pablo Atchugarry – comandada pelo artista plástico uruguaio de mesmo nome – homenageará a arte latino-americana, inaugurando um museu temático com exposições itinerantes de grandes mestres contemporâneos e talentos emergentes do continente. O anuncio foi feito no último dia 26 de janeiro, onde Pablo apresentou o projeto – que se realizará em Punta del Este entre 2020 e 2021.

No dia 1º de abril começa a construção do Museu nos terrenos da Fundação em Manantiales – Maldonado. O novo prédio, projetado pelo arquiteto uruguaio Carlos Ott, medirá 1,6 mil m2, terá duas salas que abrigará exposições itinerantes de pintores e escultores do continente junto à coleção particular do artista, composta por peças dos venezuelanos Jesús Rafael Soto e Carlos Cruz-Diez, o argentino Julio Le Parc, o uruguaio Joaquín Torres García, María Freire, Miguel Ángel Pareja e José Pedro Costigliolo. A construção também terá um ponto de vista que permitirá o diálogo entre a arte e a natureza predominante no entorno da propriedade.

Ponte entre as Américas

Segundo explicou o artista em entrevista à agência EFE, o museu – que tem apenas investimento privado – será pensado como um espaço de referência que atuará como uma “ponte” entre as Américas.

Veja também as mais lidas do DT

Com entrada gratuita, o objetivo é promover todas as artes, além de mostras triangulares e residências para artistas, tanto entre a fundação quanto com outras galerias de arte da região.”Isso significa um grande passo. O conceito básico é localizar a arte nacional que foi feita e será feita em um contexto latino-americano. Tem como objetivo dialogar e contextualizar a arte na região. Em suma, um refúgio para a arte latino-americana“, finaliza Atchugarry.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade