Rio de Clarice Lispector revela caminhos da escritora na “cidade maravilhosa”

Continua depois da publicidade

Das agências com edição do DT

O Rio de Clarice – passeio afetivo pela cidade, é resultado do projeto cultural idealizado por Teresa Montero, especialista e biógrafa de Clarice Lispector (1920-1977). O livro traça os caminhos da escritora durante os 28 anos que viveu no Rio Janeiro. São sete as vizinhanças que recebem destaque no projeto. E por onde flanamos pelas ruas como se entrássemos em um túnel do tempo: Tijuca, Centro, Catete, Botafogo, Cosme Velho, Jardim Botânico e Leme.

O diálogo com o universo de Lispector é nítido: trechos de seus livros, comentários de seus familiares e amigos estão espalhados pelo volume. Os relatos permitem ao leitor reconhecer algumas das fontes de inspiração da escritora para sua obra.

Veja também as mais lidas do DT

Na Tijuca, descobre-se o gosto de Clarice pelas girafas. No Centro, encontra-se seu ideal de juventude pela reestruturação do sistema penitenciário brasileiro.  Seu apreço pela natureza e pelo “reino vegetal” pode ser visto nas andanças em vários pontos da cidade. Como a Floresta da Tijuca, o Jardim Botânico, o Parque Lage e a Praia Vermelha.

No Leme, a profissional compartilhou muitos momentos com seu cão Ulisses. E fez de um de seus apartamentos o cenário do romance A paixão segundo G.H. O bairro foi onde a escritora residiu por mais tempo e que reconheceu como sua “terra”,

Lançamento aposta da Autêntica Editora, a obra traz um apurado projeto editorial e gráfico. Mapas da cidade servem como guia para o leitor. E a narrativa é ilustrada por fotos da escritora e de alguns dos principais pontos do passeio.

Serviço:

O RIO DE CLARICE
PASSEIO AFETIVO PELA CIDADE

Autor: Teresa Montero
Páginas: 192
Formato: 16 x 23
Acabamento: brochura
Iconografia: fotografias inéditas da cidade do Rio de Janeiro produzidas especialmente para este volume por Daniel Ramalho; fotos de época de Clarice Lispector, família e amigos no Rio gentilmente cedidas pelo Arquivo-Museu de Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa.
ISBN: 978-85-513-0412-9
Preço: R$ 54,90
Editora: Autêntica
Grupo Autêntica
www.grupoautentica.com.br

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade