São Paulo dá vida ao 1º Festival Internacional de Circo

Continua depois da publicidade

O 1º Festival Internacional de Circo acontece na Zona Norte de São Paulo e recebe espetáculos nacionais e internacionais

Por Lucas Kina (repórter) –

Em coletiva realizada nesta quarta-feira (28), a Prefeitura de São Paulo anunciou oficialmente a realização do 1º Festival Internacional de Circo – FIC. O anúncio contou com a presença do prefeito da cidade de São Paulo, João Dória; o secretário municipal de Cultura André Sturm e Hugo Possolo, autor, ator e palhaço, responsável pela direção do Festival Internacional de Circo (FIC).

O 1º FIC acontecerá entre os dias 11 a 15 de abril no Centro Esportivo Tietê, em São Paulo (veja serviço)

O evento inédito é promoção da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Associação dos Amigos do Centro de Memória do Circo, a primeira instituição da América do Sul em prol da memória e cultura circense, exclusivamente.

Veja também as mais lidas do DT

Programação

O festival, que conta com entradas e programações gratuitas ao público, apresenta mais de 30 espetáculos nacionais e internacionais. Segundo Possolo, idealizador do evento, são esperadas 40 mil pessoas ao longo dos cinco dias de FIC. Ocorre também uma mostra competitiva de números circenses, com artistas realizando malabarismo, trapézio, acrobacias, ilusionismo etc.

“Além disso, são três lonas montadas, espaços diversos para apresentações, rodas de conversas e palestras”, diz ele.

Um dos maiores objetivos do evento, segundo Hugo Possolo, é trazer a cultura do circo às pessoas. Artistas, trupes, companhias e grandes circos fazem parte de um evento que pretende, nas palavras do intérprete, “refletir toda a pluralidade da atual produção circense e dessa forma, integrar gerações”.

Sugestões

Dória fez alguns pedidos à Possolo durante a coletiva. “Eu gosto muito de circo, então pensei em algumas coisas. Vejo a acessibilidade aos deficientes, tanto físicos quanto mentais, como um fator de extrema importância para que exista uma melhor interação com o público. Penso também em uma espécie de ‘laboratório de circo’ destinado às crianças, para que elas tenham maior engajamento com esse gênero artístico de espetáculo”, disse. Com relação à divulgação, Dória ainda citou a possibilidade de uso de cartazes pela cidade.

Números

Na programação, foram investidos R$ 1 milhão (edital), segundo nota da assessoria de imprensa da Prefeitura.

“O evento é independente do setor público, e esse atua somente como órgão regulador e promotor. É um festival financiado pela iniciativa privada”, pontuou o prefeito de São Paulo.

Serviço

1º Festival Internacional de Circo – FIC

  • Data: de 11 a 15 de abril
  • Local: Centro Esportivo Tietê
  • Endereço: Av. Santos Dumont, 843 – Armênia (próximo ao metrô Armênia, Linha 1 – Azul do Metrô)
  • Entrada Grátis
  • Mais informações
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade