CNC: Setenta e cinco anos de compromisso com o Brasil que todos desejamos

Alexandre Sampaio*


Uma das instituições mais importantes do país está comemorando 75 anos. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a quem nós – dos setores de hospedagem e alimentação fora do lar – somos filiados, representa um exército de quase cinco milhões de empreendedores.

Juntas, as categorias reunidas pela confederação respondem por cerca de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram aproximadamente 25,5 milhões de empregos diretos e formais.

Como parte do seu compromisso com o fortalecimento do setor, a entidade também coordena o Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (Sicomércio), que reúne 34 federações patronais (27 estaduais e 7 nacionais), as quais agrupam mais de mil sindicatos das categorias econômicas do comércio em todo o Brasil.

Todavia, a atuação da CNC vai muito além de defender os interesses desses segmentos. Ela administra, ainda, um dos maiores sistemas de desenvolvimento social do mundo – o Serviço Social do Comércio (Sesc), com atuação nas áreas de educação, saúde, cultura e lazer; e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), principal agente da educação profissional voltada para o setor do comércio de bens, serviços e turismo.

Pouca gente sabe, mas a história da CNC une-se a fatos históricos, como a assinatura da Carta da Paz Social (1946) e centenas de outras ações relevantes em defesa dos interesses dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.

A nossa confederação, presidida hoje pelo brilhante empresário José Roberto Tadros, lidera um sistema que atua em todo o território nacional, tanto nas mais remotas localidades quanto nas grandes metrópoles.

É por este motivo que as atividades do Sistema CNC-Sesc e Senac se constituem em um dos mais amplos e diversificados conjuntos de ações em prol do desenvolvimento econômico e social em todo o mundo, beneficiando milhões de empresas, trazendo qualificação para o profissional e oferecendo, para o cidadão, programas socioeducativos e opções de saúde e de lazer.

A FBHA tem orgulho de compor um sistema que tem como missão assegurar às empresas do setor terciário as melhores condições para gerar resultados positivos e desenvolver a sociedade. E com isso, beneficiar, anualmente, mais de 50 milhões de brasileiros com os projetos e ações sob o seu comando.

Desejamos vida longa à CNC para que ela continue a liderar o setor produtivo, ligado ao comércio de bens, serviços e turismo, com reconhecida influência no desenvolvimento do país.


* Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redação
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


    Mais lidas

    Site do Editor

    Mais recentes

    Novos Embaixadores do Turismo do Rio de Janeiro são anunciados

    Foram anunciados na tarde desta sexta-feira (22) o nome dos 26 novos Embaixadores do Turismo do Rio de Janeiro. O evento vem ano a...

    Operadoras não vendem 50% do que venderam no mesmo mês de dezembro, em 2019

    Um balanço apresentado na tarde desta sexta-feira (22) pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo - Braztoa - aponta que o faturamento referente às...

    Turismo Sustentável começam a ser gerados na Grande Reserva Mata Atlântica

    Negócios de turismo sustentável e produção de natureza localizados nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo serão impactados pelo primeiro Centro de...

    Pierfrancesco Vago nomeado Presidente Executivo Global da Cruise Lines International Association (CLIA)

    Uma nota da MSC Cruzeiros acaba de informar que seu presidente honorário Pierfrancesco Vago foi nomeado Presidente Executivo Global da Cruise Lines International Association...

    GOL e LATAM fazem juntas voos da colaboração e da solidariedade

    A GOL e a LATAM demonstram espírito de cooperação e solidariedade no momento da distribuição das vacinas contra a Covid-19. A GOL levou 500...

    Japão nega que as Olimpíadas sejam canceladas

    TÓQUIO (Reuters) - O Japão se manteve firme na sexta-feira em seu compromisso de sediar as Olimpíadas de Tóquio este ano e negou um...

    Relacionadas

    Open chat