(Edição do DT com agências)
O Shopping Light – tombado pelo Patrimônio Histórico, localizado no centro de São Paulo -apresenta exposição “Luzes da Cidade”, em parceria com a Fundação Energia e Saneamento. O objetivo dessa ação é relembrar a história do edifício, inaugurado em 1929, sede da primeira empresa de Energia de São Paulo, Light and Power.
De forma lúdica e interativa, a exposição Luzes da Cidade apresenta ao público fatos que marcaram a evolução da produção, distribuição e consumo de energia elétrica e seu impacto nas cidades, também buscando apontar a novidade que revolucionará o setor nos próximos anos.
Veja também as mais lidas do DT
Com a eletricidade, fábricas passaram a produzir mais e as cidades ganharam iluminação constante e vida noturna; surgiram o telefone e a TV e os eletrodomésticos causaram uma revolução no interior das residências. De início, o consumidor teve de adaptar-se aos novos equipamentos que também resultaram em novos hábitos, inclusive o de economizar energia.
Agora, uma nova revolução está em curso com a criação das redes inteligentes, que além de distribuir a energia que chega às casas de forma mais efetiva, dará ao consumidor a possibilidade de gerar eletricidade para seu próprio uso (com painéis solares, por exemplo) e vender o excedente às empresas concessionárias.
A exposição fica até o dia 30 de junho no Shopping Light, na Rua Coronel Xavier de Toledo, 23, centro de São Paulo. Mais informações no site do shopping.