Sustentabilidade é um tema urgente para o turismo, dizem especialistas na WTM Latin America

Continua depois da publicidade

‘Calcanhar de aquiles’ da indústria do turismo, emissão de poluentes inspira palestras na WTM Latin America 2019

Por Zaqueu Rodrigues

Na tarde desta quinta-feira (4), cinco especialistas de diferentes áreas do turismo subiram ao palco do Inpire Theatre, espaço de debates e palestras da WTM Latin America America, para abordar um dos temas mais urgentes e, quiçá, mais caros à industria do turismo mundial: a emissão de Carbono.

“O turismo é um monstro que responde por 11% do PIB Mundial e um monstro da poluição, responsável por 10% da emissão de CO2 do planeta”, afirmou o diretor de desenvolvimento de produtos e destinos da Adventure Travel Trade Association (ATTA), Gustavo Timo.

Veja também as mais lidas do DT

Gustavo ressaltou que as empresas precisam rever suas práticas negativas. E justificou: “A mudança climática impacta fortemente o turismo, em especial o de aventura, que representa 30% do faturamento mundial do setor. As soluções para esse tema tão complexo são coletivas e englobam tanto as grandes quanto as pequenas empresas”. 

O tema é urgente e as empresas não podem mais perder tempo, reforçou a chefe de projetos da agência peruana Condor Travel Alessia Kosmehl. “Precisamos rever nossas práticas, dimensionar nossos impactos, seja como viajante ou como empresa”.

Precisamos, como empresa, assumir a responsabilidade e implementar uma área social para ter a dimensão de seus impactos. “É fundamental desenvolver mecanismos para que os viajantes compreendam os impactos que ele produz durante a viagem – seja no transporte, na alimentação, na higiene…”

“As empresas têm que reduzir as suas ações negativas. Para isso, precisam pensar cada processo, como quantas árvores estamos matando para usar papel. A comunicação da empresa precisa cumprir esse papel de conscientizar. Precisamos reciclar e, mais, ser sustentáveis, pois isso vai reduzir os gastos”, concluiu a profissional.

O consultor da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR), Rogerio Benevides, disse que a mudança climática é assunto inquestionável na aviação. “Neste ano, iniciamos um inventário do uso de combustível. O Brasil possui todas as condições para produzir combustíveis sustentáveis e precisamos avançar. É o nosso compromisso”.

Professor e diretor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), Marcos Silveira apresentou um panorama internacional dos desafios quando o assunto é a sustentabilidade. “A nossa situação é bastante complicada”, alertou ele durante a sua apresentação.

O professor explicou que o Brasil precisa adotar algumas medidas urgentes como “modernizar as indústrias, aumentar a autonomia dos municípios, ampliar o uso do etanol, ampliar a captação de energia renovável como solar, combater o desperdício, parar as queimadas e recuperar as florestas nas áreas de bioma como a Amazônia”.

Marcos apresentou uma série de impactos caso isso não avance. Entre eles está a intensidade de ondas de calor e crise hídrica nos ambientes urbanos, encurtamento de inverno e prejuízo ao turismo, diminuição da biodiversidade e afetação do turismo de aventura no mundo todo.

O professor destacou que as emissões de CO² ligadas ao turismo podem chegar a até 5% das emissões mundiais, e a estimativa é a de que aumente até 130% até 2035. “No que concerne às mudanças climáticas, este é o calcanhar de aquiles do turismo”, finalizou.

O caminho para diminuir os impactos negativos perpassa todos os setores do segmento e a responsabilidade é de todos, da empresa e do viajante, destacaram os especialistas.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade