Sylvia Leite estreia sua coluna no DT:  VIAGENS E MEMÓRIA

Continua depois da publicidade

A estréia da coluna Viagens e Memória da jornalista Sylvia Leite no DIÁRIO DO TURISMO saiu do lugar comum e fez uma análise da memória no processo da viagem, uma espécie de metalinguagem, buscando exemplos na mitologia grega:

“A aventura da memória, do ponto vista mitológico, seria, portanto, uma viagem além das fronteiras de tempo e espaço, em busca de algo que aconteceu primordialmente, ou em algum momento cuja qualidade o conecta com o primordial. Se fizermos uma livre associação, veremos que as viagens reúnem acontecimentos – ou a ausência deles – que podem ser fixados pelas musas e acessados pela Mnemósine para que possamos vê-los, ouvi-los e, com isso, revivermos de alguma maneira as sensações que eles nos proporcionaram originalmente”, escreve a jornalista que tem mestrado em Letras e doutorado em Filosofia, pela USP.

Em outro trecho de seu texto Sylvia lembra que as diferentes plataformas, sejam livros, filmes, músicas, danças ou peças de teatro nos apresentam outras culturas,  outros credos, outras geografias, outras geologias. “E, de alguma maneira, ajudaram e continuam ajudando na construção da nossa memória, das nossas referências. Mas uma viagem vai além, porque pode constituir uma espécie de livro (ou filme, música, dança ou peça de teatro) em que somos nós os protagonistas”.

Veja também as mais lidas do DT

https://diariodoturismo.com.br/viajar-e-investir-na-memoria-por-sylvia-leite/

Grande aprendizado aberto ao novo

“Obviamente, cada um tem sua maneira de viajar, e isso determina, de alguma forma, uma variação no alcance e na profundidade das vivências, mas basta que estejamos abertos, curiosos e atentos ao novo, ao diferente ou ao simplesmente agradável para que a viagem mais simples se transforme em um grande aprendizado e em um extenso acervo de conteúdos que terão função certa no futuro, com os mais diversos fins”.

Sylvia é jornalista, com mestrado em Letras e doutorado em Filosofia, pela USP. Fez MBA em Comunicação Corporativa pela Fecap e especialização em Mídias Digitais pelas Faculdades Senac. Atuou cerca de 25 anos na grande imprensa, em revistas especializadas e em produtoras de vídeo. Atualmente trabalha com produção de conteúdo e, desde de 2018, escreve e edita o blog de viagens ‘lugares de memória’.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade