Turismo Espacial: primeira tripulação totalmente civil vai para o espaço

Continua depois da publicidade

Mais um empresário bilionário está prestes a ir ao espaço esta semana dentro da cápsula de um foguete da SpaceX, como parte de uma equipe denominada de astroturismo. Este fato será um marco já que será a primeira tripulação totalmente civil lançada na órbita da Terra.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências


Jared Isaacman, fundador e executivo-chefe da empresa de comércio eletrônico Shift4 Payments, levará três companheiros novatos a voos espaciais em uma viagem prevista para durar três dias desde a decolagem em Cabo Canaveral, Flórida, até o mergulho no Atlântico.

Veja também as mais lidas do DT

O magnata da tecnologia de 38 anos investiu uma quantia não especificada, mas presumivelmente muito alta. A viagem será feita na cápsula SpaceX Crew Dragon.

O veículo da tripulação está pronto para decolar do Centro Espacial Kennedy da NASA no topo de um dos foguetes Falcon 9 reutilizáveis. O lançamento está previsto para quarta-feira, aproveitando-se uma “janela” do tempo.

Informações da SpaceX adiantam que eles circularão o globo uma vez a cada 90 minutos a mais de 17.000 milhas por hora, ou cerca de 22 vezes a velocidade do som. A altitude média será de 575 quilômetros, ou quase 360 milhas de altura, acima das órbitas da Estação Espacial Internacional ou mesmo do Telescópio Espacial Hubble.

Como blue origin, o veículo de lançamento spacex de 20 andares de altura e cápsula de tripulação decolará verticalmente de uma plataforma de lançamento em um voo dirigido inteiramente do chão.

A tripulação do Inspiration4 não terá nenhum papel na operação de suas naves espaciais, apesar de alguns títulos em grande parte honorários, embora dois membros – Isaacman e o geocientista Sian Proctor – sejam pilotos licenciados.

Isaacman, que é classificado para pilotar jatos comerciais e militares, assumiu o papel de “comandante” da missão, enquanto Proctor, de 51 anos, uma vez candidato a astronauta da NASA, foi designado como o “piloto” da missão.

Completando a tripulação estão a “oficial médica chefe” Hayley Arceneaux, 29 anos, uma sobrevivente de câncer ósseo que virou assistente dos médicos de St. Jude, e o “especialista” da missão Chris Sembroski, 42, veterano da Força Aérea dos EUA e engenheiro de dados aeroespaciais. Ele ganhou um lugar em um sorteio que atraiu 72.000 candidatos e arrecadou mais de US $ 100 milhões em doações a uma instituição que combate o câncer infantil.

Os quatro tripulantes passaram os últimos cinco meses por rigorosos preparativos, incluindo condicionamento de altitude, centrífuga (força G), microgravidade e treinamento de simulador, exercícios de emergência, trabalho em sala de aula e exames médicos.

Os funcionários da Inspiration4 ressaltam que a missão é mais do que um passeio. Uma vez em órbita, a tripulação realizará experimentos médicos com “potenciais aplicações para a saúde humana na Terra e durante futuros voos espaciais”, disse o grupo em seus materiais de imprensa.
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade