Vacine-se já contra o mito da superioridade – por Luiz Henrique Miranda*

O Brasil, que possui reconhecida competência setorial no ambiente do agronegócio, busca com dificuldades prosperar no mercado global de viagens e turismo. Toda a diversidade de recursos naturais e culturais presentes no território nacional nos favorece.

Falta, na prática, superarmos o complexo de cachorro vira-lata, que está arraigado a valores e costumes dominantes que associam qualidade de vida a poder viajar para o exterior e consumir bens e serviços importados como símbolos de status.

Bobagem! Viajar pelo Brasil ou para o exterior oportuniza valorizar atributos exclusivos do nosso patrimônio territorial, trocar experiências e exercitar a empatia. Afinal, somos todos viajantes que ocupam a mesma nave, na rota do processo civilizatório.

Supor que existam seres humanos superiores é um mito contra o qual todos devemos estar vacinados.

Supor que existam seres humanos superiores é um mito contra o qual todos devemos estar vacinados. Mito que admite violentar a ciência e o bom-senso, em nome da idolatria de si próprio. Mito anacrônico à convivência global pacífica e próspera da humanidade.

Em meio à pandemia da COVID-19, o instituto Butantan e a Fiocruz, que produzem vacinas a serviço da vida, estimulam o resgate da autoestima, sem xenofobia. São bons exemplos de superação, que merecem receber do trade turístico, unido, manifestações públicas de apoio à imediata imunização para todos.

No combate às variantes do coronavírus, do mesmo modo, sem pusilanimidade, devemos adotar e motivar uso de máscaras; constante higienização das mãos e evitar aglomerações. A necessidade humana de socializar, interagir e evoluir, com saúde física e emocional, não se resume à demanda turística reprimida. Representa consciência de direito à vida segura.

Alimentar o corpo e o espírito de bem-estar é um direito constitucional consagrado e dever da cidadania defender, com transparência e determinação de propósito.

Precisamos exercer essa competência setorial já, para evitar naufragar o esforço comum de posicionarmos o Turismo, no âmbito da Indústria Criativa, como vetor estratégico para o desenvolvimento sustentável e regenerativo do país, da brasilidade e da vida no planeta.


Luiz Henrique A. Miranda é diretor da Agência Amigo – Comunicação Integrada e diretor de Relações Públicas do Skål Internacional São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redação
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


    Mais lidas

    Site do Editor

    Mais recentes

    FBHA aponta urgência na aprovação da PEC Emergencial

    A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), junto com a coalizão de entidades que representa hotéis, resorts, parques e atrações, feiras e eventos,...

    RS em bandeira preta: veja o que muda em todas as regiões a partir de sábado, dia 27

    Diante do crescimento exponencial de contágio de coronavírus e do pico de internações em leitos hospitalares desde o início da pandemia, o que já...

    Iphan e Arquidiocese do Rio vão implementar Via-Sacra no Cristo Redentor

    O ano de 2021 marca os 90 anos do Cristo Redentor. Ao longo de nove décadas, o monumento se consolidou como um dos maiores...

    I Mostra Internacional de Economia Criativa acontece de 13 de março a 11 de abril

    A ideia é democratizar e valorizar a Economia Criativa.  A I Mostra Internacional de Economia Criativa apresentará profissionais, iniciativas e oficinas de diversos segmentos da área,...

    Endurecimento da quarentena: quais as alternativas de empregadores e empregados?

    O aumento expressivo de casos de Covid-19 nos últimos dias está resultando novas medidas drásticas de endurecimento da quarentena, mas a vida de empregadores...

    DIÁRIO adianta novo vídeo da Air France que entra no ar dia 1º de março

    A Air France apresenta nesta quarta-feira (24) seu novo vídeo de segurança em voo - uma vitrine elegante, viva e dinâmica da cultura francesa....

    Relacionadas

    Open chat