Vale dos Vinhedos ganhará restaurante da Escola de Gastronomia da UCS

Continua depois da publicidade

A novidade do Vale dos Vinhedos abre ao público dia 7 de julho na Vinícola Cave do Sol, projetando cursos e workshops que valorizam a enogastronomia da região.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com Agências


Uma nova experiência chegará em um dos roteiros enoturísticos mais famosos do Brasil, unindo a boa mesa aos bons vinhos: O Ristorante Dolce Italia, que será operado pela Escola de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul (UCS). De acordo com o comunicado oficial, a novidade abre as portas ao público ainda em julho na Vinícola Cave do Sol, devendo oferecer ainda cursos de curta duração e workshops voltados à culinária contemporânea com inspiração italiana e ministrados por chefs internacionais.

Ristorante Dolce Italia, da Escola de Gastronomia da UCS, será aberto em julho.
Ristorante Dolce Italia, da Escola de Gastronomia da UCS, será aberto em julho. (Créditos: Foto por Bruno Zuglian / Divulgação).

Com localização estratégica, no coração do Vale dos Vinhedos, o projeto é fruto de uma “receita” entre a universidade e a vinícola. Com capacidade para 100 pessoas, o restaurante terá atendimento inicialmente para almoços nas segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 12h às 14h; e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 15h, com um serviço em que o visitante pode montar seu próprio cardápio a partir de um menu com até quatro opções.

Veja também as mais lidas do DT

Interior do Ristorante Dolce Italia, que será operado pela Escola de Gastronomia da UCS.
Interior do Ristorante Dolce Italia, que será operado pela Escola de Gastronomia da UCS. (Créditos: Foto de Bruno Zuglian).

Abrigado por paredes erguidas com tijolos retirados da antiga vinícola, que guardam as histórias da família, trazendo as marcas do tempo e dando vida à Cave do Sol, o Ristorante Dolce Itália também abriga peças e equipamentos que contam a história do vinho, ou seja, é um verdadeiro museu vivo da família Passarin. A madeira das antigas pipas está em todo lugar, especialmente no mobiliário. Porém, o destaque dessa nova atração são as doses de história que complementam a experiência, seja nas garrafas que aguardam para serem abertas e degustadas, seja nos pratos que equilibram os aromas e sabores.

Para o diretor da Escola de Gastronomia da UCS, o chef italiano Mauro Cingolani, a implantação de mais uma unidade do restaurante no Vale dos Vinhedos forma um assemblage perfeito entre os propósitos da escola junto à gastronomia e ao enoturismo da Serra Gaúcha: “Agora, poderemos atender de uma forma mais efetiva o turista que vem em busca de uma experiência sensorial”, destaca o chef, em nota oficial enviada por e-mail ao DIÁRIO.

Cingolani adianta que a Escola de Gastronomia da UCS está preparada para atender as demandas do mercado, podendo, inclusive, passar a oferecer na nova unidade o tradicional curso de Sommelier Internacional com a chancela da Federazione Italiana Sommelier Albergatori e Ristoratori (Fisar). A parceria também vai transformar a gastronomia da vinícola, que passa a contar com lanches e petiscos feitos pela equipe da escola.

A Cave do Sol está instalada em uma área de 36,6 mil metros quadrados. São 5.125 metros quadrados de área construída, sendo 2.367 deles destinados ao enoturismo, distribuídos em três andares, com total acessibilidade. O Ristorante Dolce Italia ocupa 765 metros quadrados desta área, com banheiros exclusivos, área reservada para eventos e um Solarium que permite apreciar o pôr do sol, tendo como vista os vinhedos. O ambiente convida a imergir num rico cenário de objetos considerados peças de museu que, além de preservar a história da família e da vinicultura brasileira, também compõem obras de arte concebidas por artistas, valorizando talentos locais. É uma viagem pelo tempo num passeio que transcende o imaginário e contempla a gastronomia.

A Vinícola Cave do Sol tem 5.125 metros quadrados de área construída e está localizada no Vale dos Vinhedos.
A Vinícola Cave do Sol tem 5.125 metros quadrados de área construída e está localizada no Vale dos Vinhedos. (Créditos: Augusto Tomasi).

Diversas experiências para todos os gostos

A Cave do Sol também oferece diversos roteiros que completam a experiência. A ‘Saudação ao Sol’, por exemplo, é uma aula de yoga e meditação na Cave, que conta ainda com visita à vinícola e suas obras de artes, degustação de espumantes e sucos de uvas, além de uma mesa de antepastos. A experiência ‘Vinhos & Chocolates’ é mais uma das opções. Começa com visita à vinícola e suas obras de artes, seguida por uma degustação de cinco estilos de chocolates harmonizados com vinhos e espumantes. Em ambos, o participante recebe uma taça de cristal personalizada. Para as crianças, a Cave do Sol traz a ‘Experiência Suco Puro’, com degustação de três tipos de suco de uva puro, cookies infantis ou chocolates, kit pinturinha e um copo de suco personalizado. Os roteiros variam de 40min a 1h10min, sempre guiados por enólogos e sommeliers. O agendamento é feito pelo e-mail turismo@cavedosol.com.br ou pelo telefone/whats 54 98418.9882.

A Cave do Sol está localizada na RS 444 KM 20,7, no Vale dos Vinhedos.

SERVIÇO
Ristorante Dolce Italia
Local: Vinícola Cave do Sol (Vale dos Vinhedos)
Quando: A partir do dia 7 de julho
Horário de atendimento:
Segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 12h às 14h
Sábados, domingos e feriados, das 12h às 15h.

Para saber mais, acesse o site do Cave do Sol.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade