Viagens rodoviárias devem crescer até 55% em 2021

O setor de viagens rodoviárias deve apresentar um crescimento de 45% a 55% em 2021, segundo estimativas da ClickBus, plataforma online de vendas de passagens rodoviárias.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Em nota, a empresa informa que estudou o comportamento de buscas dos consumidores e também na recuperação de setores afins em outros países, para chegar a este número.

Dado o novo agravamento do quadro do país em relação à Covid-19, em março de 2021 houve queda de 45% na emissão de passagens online. Já em abril, as vendas superaram as do mês anterior em 3%. Quando comparado ao mesmo período de 2020 a venda online de passagens rodoviárias cresceu seis vezes no mês. Análises realizadas pela ClickBus estimam uma leve recuperação no acumulado do ano a partir de junho, intensificada por conta das férias do meio do ano e pelo avanço da vacinação no país.

“Ainda estamos passando por um momento delicado e de incerteza, mas, diferentemente do ano passado, desta vez não fomos pegos de surpresa pela pandemia e já conseguimos nos planejar melhor. Com isso, tivemos iniciativas para garantir o conforto e a segurança de todos aqueles que precisaram utilizar o rodoviário, seja para trabalhar ou cuidar de um parente”, conta Fernando Prado, Fundador da ClickBus. O executivo também reforça que, com a evolução da vacinação, os impactos nas vendas devem causar maiores efeitos no segundo semestre, a partir de setembro.

Balanço do setor em 2020

Dada a pandemia de coronavírus, que afetou fortemente o setor de turismo e transporte no mundo todo, a ClickBus realizou um levantamento para verificar o impacto da crise no setor rodoviário brasileiro. De acordo com o estudo, a venda online de passagens diminuiu 39% em 2020 em comparação com 2019.

Por conta do cenário e com a necessidade de menos contato físico, houve, no entanto, um aumento na digitalização do setor no período. As vendas online, que antes representavam cerca de 12%, ultrapassaram os 20%. Também é válido ressaltar que há 10 anos o número de tickets comprados pela internet era muito baixo e sem representatividade, o que destaca o crescimento ocorrido no período.

O ano de 2020 deveria ser marcado pelo crescimento do setor, já que, em janeiro, foi registrado um aumento de 31% no volume de passagens ante o mesmo mês de 2019. Porém, com a chegada da Covid-19 ao Brasil, os impactos começaram a ser percebidos em abril quando a queda nas vendas online chegou a 90%, em comparação com o ano anterior.

- Advertisement -

Maio de 2020 também manteve o índice elevado com 86%, no comparativo com 2019. No entanto, quando comparado a abril de 2020, o mês apresentou uma recuperação de 41% nas vendas online de passagens rodoviárias. Com a abertura gradual de algumas cidades e estados, as viagens também passaram a ocorrer mais, mesmo que para destinos mais próximos ou visitas a familiares, fazendo com que a retração no último trimestre de 2020 ficasse em uma média de 31%.

Destinos

Quando se trata da recuperação por destinos, é possível perceber que as cidades litorâneas (exceto capitais) foram as que tiveram uma maior recuperação, de acordo com dados sobre a intenção de viagem dos consumidores no comparativo de 2020 com 2019.

Apesar de estar entre os destaques de recuperação, as viagens para os destinos litorâneos foram as que sofreram maior queda, de 44% em 2020, na comparação com o ano anterior. Viagens para capitais tiveram retração de 41% e destinos interioranos apresentaram diminuição de 29% no período.

Segurança

Em tempos de pandemia, o setor rodoviário segue sendo o modal de transporte pago mais democrático e considerado um serviço essencial à sociedade, transportando pessoas que realmente precisam viajar.

Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    Por que as Olimpíadas de Tóquio são a mais cara da história? (Veja os Infográficos!)

    Pesquisa revela um gasto superior duas vezes que a média das outras olimpíadas EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências As Olimpíadas de Tóquio é considerada as olimpíadas...

    Dia dos Avós, 26 de julho, uma data para sempre lembrar

    Em comemoração ao Dia dos Avós, que é comemorado neste 26 de julho, conversamos com nossa @vovolegal, para saber um pouco mais dessa relação...

    Medellín se posiciona como um centro de talentos para o mundo

    A cidade de Medellin terá mais de 11 mil cidadãos treinados para os empregos do futuro EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências Na última quinta-feira (22) foi...

    Companhias aéreas dos EUA se recuperam antes que as europeias

    As companhias aéreas dos Estados Unidos estão voltando à lucratividade mais rapidamente do que suas congêneres europeias graças à generosa ajuda do governo, às...

    Pantanal Jungle Lodge faz promoção 3 x 2

    Por Patrícia de Campos Para fomentar o turismo nacional, o Pantanal Jungle Lodge criou a promoção 3 x 2 para que visitem o pantanal do...

    Castelo Park Aquático reabre no interior paulista

    Fechado durante toda a pandemia, Castelo Park Aquático reabre com protocolos de segurança EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências Uma nova temporada de muita diversão acaba de...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing