Viracopos deve ficar entre os 3 aeroportos mais movimentados do país

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), superou a marca dos 10 milhões de passageiros em 2021 e registrou um aumento de 49,7% no movimento em relação ao ano de 2020.

Edição do DIÁRIO com agências


Com esta marca, Viracopos pode ficar entre os três primeiros aeroportos mais movimentados do Brasil. É a terceira vez em sua história que o aeroporto recebe mais de 10 milhões de passageiros, sendo 10,3 milhões de pessoas em 2015 e 10,5 milhões no ano de 2019.

Este número foi atingido após Viracopos registrar em dezembro de 2021 o movimento de 1.017.188 passageiros, com alta de 28,8% em relação ao mesmo mês de 2020.

“O crescimento em dezembro marcou a décima alta seguida para um mês em relação ao mesmo período de 2020, o que consolida um aumento gradual de passageiros que utilizam o aeroporto. O avanço na vacinação da população brasileira contra a COVID-19 coincide com esta retomada dos voos por parte das companhias aéreas neste ano”, diz o comunicado do aeroporto.

Protocolos de segurança

Ainda em nota, Viracopos afirma que entre os meses de agosto e setembro de 2021, pelo menos 7 mil trabalhadores do aeroporto e de empresas prestadoras de serviço receberam a segunda dose contra COVID-19, elevando o nível de segurança sanitária de todos os que transitam pelos terminais de passageiros e de carga.

A Airport Health Accreditation (Programa de Acreditação de Saúde Aeroportuária, em tradução livre) do Airports Council International (ACI), concedeu o certificado de segurança em saúde ao Aeroporto Internacional de Viracopos.

Além da vacinação, uma série de medidas contra o contágio da COVID-19 – ampla higienização, novos avisos sonoros, comunicação ativa, sinalização de distanciamento e desinfecções constantes – foram adotadas e o aeroporto acredita serem fundamentais para a conquista deste certificado internacional de saúde.

Aumento de fluxo de passageiros 

A partir do 17 de dezembro do ano passado (2021), o Aeroporto Internacional de Viracopos reabriu o piso 2 de desembarque além de intensificar a ampliação de diversas áreas no Terminal de Passageiros. A praça de alimentação também será ampliada e mais quatro pontes de embarque e desembarque serão colocadas em operação no segundo semestre de 2022, de acordo com o comunicado. As medidas serão tomadas por causa da expectativa de aumento de fluxo de passageiros.

 

 

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

TENHA ACESSO À CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

+ 300 MATÉRIAS COM CONTEÚDO DIRECIONADO

RECEBA AS ATUALIZAÇÕES EM 1ª MÃO

Tenha acesso ILIMITADO ao conteúdo EXCLUSIVO de turismo.

Conteúdo exclusivo

Recentes

Mais do DT

Atendimento Comercial