Voos para o México aumentam com a melhora na Percepção de Segurança

Continua depois da publicidade

A busca de voos para os principais destinos de férias do país mostra recuperação para setembro e outubro

Por DIÁRIO com Agências

Sétimo país mais afetado no mundo pela pandemia da COVID-19, segundo os dados atualizados do Centro de Ciência e Engenharia de Sistemas e pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo, o México começa a projetar um cenário de recuperação. Dos 647.000 infectados pelo vírus no país, mais de 538.000 foram recuperados e a contagem diária de novos casos mostra uma tendência decrescente desde o início de agosto.

Estes dados devem favorecer a recuperação turística mexicana para o último trimestre do ano. Para avaliar o desempenho, a Mabrian Technologies, empresa de consultoria especializada em análise de big data e Inteligência Turística, em parceria com a Interamerican Network, agência de comunicação e marketing especializada em turismo, realizou uma análise da evolução do Índice de Percepção de Segurança e da demanda por voos em três dos principais destinos de férias do México: Cancun, Los Cabos e Puerto Vallarta.

Veja também as mais lidas do DT

Índice de Percepção de Segurança no Destino:

O Índice de Percepção de Segurança entre junho e agosto reflete os altos níveis de confiança para os três destinos. Los Cabos está na frente, seguido por Cancun. Já Puerto Vallarta vê seu nível de confiança muito afetado a partir do final de julho devido a um grave problema de segurança que ocorreu naquela época com um grupo de turistas domésticos, sem relação com a pandemia da COVID-19.

Percepção de Segurança versus Demanda

A fim de relacionar a evolução da confiança com a demanda por esses destinos, a Mabrian e a Interamerican realizaram uma análise específica comparando os dois indicadores. Para este fim, a evolução diária do Índice de Percepção de Segurança total para os destinos entre junho e agosto foi analisada em paralelo com a evolução da busca por voos a partir dos dez principais mercados de origem e para qualquer data futura.

Em termos gerais, as flutuações na Percepção de Segurança têm um impacto direto na demanda de buscas de voos. A queda geral da demanda a partir de 7 de julho nos três destinos reflete a publicação de dados sobre uma das semanas mais difíceis da pandemia no México, onde a taxa de aumento de infecções vivia seu pior momento e o país era o quinto mais afetado pelo volume de infecções.

Por destinos, padrões são diferenciados. Enquanto em Percepção de Segurança, Cancun e Los Cabos mostram uma dinâmica semelhante, com bons valores e estabilidade, em termos de demanda, é o destino Los Cabos que mostra uma melhor progressão entre junho e agosto. Embora Cancun lidere de longe o volume absoluto das buscas de voos, a tendência é ligeiramente descendente neste período.

Puerto Vallarta é o destino que mostra uma tendência menos favorável em ambos os indicadores. Entre junho e agosto, a tendência é de queda tanto na Percepção de Segurança quanto na demanda de buscas por voos. Esta evolução foi provocada por uma mudança de tendência a partir do final da terceira semana de julho, quando o problema de segurança acima mencionado foi registrado, sem relação com a pandemia.

Previsões de demanda para o quarto trimestre

A análise dos dados sobre a evolução da demanda em busca por voos para os meses de setembro e outubro mostra dados positivos. Analisando as buscas espontâneas realizadas entre 1 e 22 de agosto para viajar para os três destinos analisados entre setembro e outubro, observa-se um aumento substancial do interesse. Comparando as buscas realizadas nos primeiros 10 dias de agosto com as realizadas nos 10 dias seguintes, os aumentos são superiores a 50% em todos os casos. Por destino, Cancun é o que mostra uma tendência de crescimento mais pronunciada, seguido de perto por Los Cabos e um pouco mais longe por Puerto Vallarta.

Embora estes dados encorajem o otimismo, devemos levar em conta a alta variabilidade do ambiente que o setor turístico enfrenta, não apenas no México, mas globalmente. Portanto, é vital monitorar esses indicadores em tempo real, pois eles podem ajudar a reduzir a incerteza e apoiar uma melhor tomada de decisões no setor.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade