Wikitravel.ai auxilia a promoção dos destinos e seus atrativos em 10 idiomas
Desde que se começou a falar de Inteligência Artificial (IA) alguns entusiastas começaram a imaginar suas aplicações para o Turismo, atividade que é tão experiencial e humana. Até que em 2024 uma dessas soluções de IA chegou com força para potencializar a experiência dos turistas nacionais e internacionais nos destinos: a Wikitravel.ai.
A plataforma parte das dúvidas mais comuns dos turistas de todo o mundo e, a partir dessas respostas, cria ambientes virtuais para cada destino. Cada município, estado ou país pode também alimentar as informações na plataforma, com textos, vídeos e fotos. Esse conteúdo pode ser ouvido em dez idiomas diferentes, tudo traduzido pela IA.
Veja também as mais lidas do DT
As fotos podem receber tags e o Wikitravel.ai faz o link para os sites oficiais do destino, auxiliando no ranqueamento das páginas nos buscadores. “Muitas vezes os destinos menores não possuem um canal de divulgação oficial. A nossa ferramenta ajuda a impulsionar esses destinos. E, quando o destino já possui suas páginas e site, a Wikitravel.ai não concorre com elas, mas agrega ainda mais valor com sua tecnologia”, explica o sócio-diretor da Wikitravel.ai, Fabiano Simm, responsável pelo desenvolvimento da plataforma.
Os atrativos também podem se beneficiar da tecnologia. “Imagine um adesivo fixado nas mesas de um restaurante com um QR Code, onde o cliente pode acessar o menu em seu idioma; ou um museu, que dispensa os audioguias em quatro ou cinco idiomas, substituindo-o pelo Wikitravel.ai, que tem dez idiomas disponíveis para o turista ter uma experiência memorável enquanto ouve as explicações do local”, diz Simm. Assim, a tecnologia está acessível aos turistas sem custos adicionais para os destinos, pois cada turista vai acessá-la pelo próprio celular.
Parceria com estados
O Paraná foi o primeiro Estado a aderir à Wikitravel.ai. “Esta é uma importante ferramenta ‘made in Paraná’ e que vai ajudar os turistas a conhecer melhor o nosso estado, em diversas línguas. O Viaje Paraná já adicionou diversas informações e imagens de destinos paranaenses, e esperamos que todos os municípios e empresas do segmento também o façam, para que as informações sobre o estado sejam as mais completas. Com certeza será um plus que ajudará no receptivo dos turistas em nosso território”, disse o secretário de Estado do Turismo do Paraná, Marcio Nunes.
Depois, também aderiram à Wikitravei.ai São Paulo e Roraima. “O interessante é que o WikiTravel.ai é multilíngue e vai auxiliar na internacionalização de Roraima, especialmente dos nossos atrativos como o monte Roraima e Tepequém”, diz o secretário de turismo do Estado, Bruno Brito. Além destes atrativos, a plataforma vai ajudar Roraima a divulgar o Etnoturismo. “Cinco comunidades indígenas estão postando seus conteúdos na plataforma. Sem a Wikitravel.ai isso seria impossível”, finaliza Brito.
Curitiba – PR, Gramado – RS, Blumenau – SC e Bonito – MS foram as primeiras cidades a aproveitarem os recursos do Wikitravel.ai.
A plataforma Wikitravel.ai foi desenvolvida na TZ Systems, empresa associada à Schultz. Para o CEO do Grupo, Aroldo Schultz, o Wikitravel.ai é uma solução disruptiva para as secretarias de Turismo do Brasil e do Mundo. “Postar fotos incríveis no Wikitravel.ai abre as portas dos destinos para o mundo do turismo e dos investimentos”, diz Aroldo.