Kelly Coldebella, coordenadora de RH da doispontozero, fala sobre programa de talentos ao DIÁRIO

Continua depois da publicidade

Redação do DT 

O lançamento oficial  do Programa de Talentos e a palestra com o tema “Tendências Hoteleiras” foram os principais destaques da programação do 4º Encontro Gerencial promovido pela Doispontozero Hotéis, empresa especializada na gestão e construção de hotéis, detentora e administradora das marcas Arco Hotel e Zii Hotel, entre os dias 29 e 31 de janeiro no Arco Hotel, em Piracicaba.

Na ocasião, Kelly Coldebella, coordenadora de RH, apresentou os 13 selecionados pela empresa para participação no Programa Talentos, que visa a capacitação de colaboradores para atuação em cargos nas áreas de liderança e gerência geral. O DIÁRIO entrevistou Kelly para saber mais sobre o programa. Confira:

Veja também as mais lidas do DT

DIÁRIO – Quais foram os critérios para a seleção desses jovens colaboradores?

KELLY COLDEBELLA – Eu entrei aqui em setembro e já estava acontecendo esse programa com as pessoas que foram destaques na avaliação do gerente geral do hotel. Estávamos levando em consideração todas as competências que o cargo necessita. Mais para frente pretendemos ampliar este programa, não ter só um programa de talentos, mas uma universidade corporativa. O programa tem duração prevista de um ano, podem se inscrever os colaboradores que tenham cargos de liderança ou não, já que teríamos duas trilhas neste programa de talentos: uma para o desenvolvimento de líderes, no caso um líder de recepção, uma governanta; e uma trilha de gerente, para ser um gerente geral de um de nossos hotéis.

DIÁRIO – O que é levado em conta na formação de colaboradores na área de liderança e gerência geral?

KELLY COLDEBELLA – Pedimos uma formação mínima em turismo ou hotelaria, ou até administração.

DIÁRIO – A sra poderia descrever algumas etapas deste Programa Talentos?

KELLY COLDEBELLA – O processo seletivo iniciou com a indicação dos talentos pelos gestores e depois um comitê de calibragem. Em seguida convidamos os talentos para participarem do Encontro Gerencial, onde fizemos a abertura do Programa, divulgando para toda empresa quem são nossos talentos. Agora daremos início a capacitação desses talentos com treinamentos comportamentais, técnicos e de negócio, garantindo à elas ferramentas necessárias para entrega de um projeto de melhoria para o Hotel em que trabalham. Além dos encontros em sala de aula, o programa proporciona ações de transferência do aprendizado, que prevê “momento de prosa”, no qual trazemos profissionais da área, do segmento hoteleiro para trocar informações com nossos talentos, além de um checkpoint com o gestor, que acompanhará o desenvolvimento destes colaboradores. A ideia de desenvolvermos este programa de talentos é que temos encontrado muita dificuldade no mercado de profissionais com habilidades voltadas para o nosso negócio específico e principalmente para o modelo de hotel que temos hoje, o Zii.

DIÁRIO – Dê algumas noções de como é construir uma equipe de alta performance.

KELLY COLDEBELLA – Primeiro precisamos identificar os pontos fortes de cada colaborador e acabamos enquadrando essas pessoas em uma carreira ascendente olhando o que elas têm de pontos fortes, e melhorar o que elas têm para ser desenvolvido. O que temos que fazer é fortalecer os pontos fortes e desenvolver o que for necessário para que o colaborador chegue  na posição que almejamos em conjunto, já que o colaborador também precisa querer ocupar essa nova posição. Equipe de alta performance é formada por pessoas talentosas e a Matriz 9Box nos ajuda a identificar essas pessoas, mostrando quem são as pessoas que possuem alto desempenho e alto potencial.

DIÁRIO – Qual o número de colaboradores hoje no grupo 2.0?

KELLY COLDEBELLA – O Grupo tem no total 330 colaboradores. Somos em 30 colaboradores no corporativo, 250 na rede Arco e 50 no Zii. Como estamos em expansão da bandeira Zii, temos admissões semanalmente. Ainda este ano inauguraremos unidades em Boa Vista, Rondonópolis, Palmas, Rio de Janeiro e Maracanaú, proporcionando mais 180 novas vagas.

DIÁRIO – Existe uma preparação ou adaptação cultural para o profissional, já que sai de São Paulo para trabalhar com uma cultura relativamente diferente?

KELLY COLDEBELLA – Quando selecionamos um talento para trabalhar no Zii, ele já está pronto, já recebeu todo o conhecimento necessário para desempenhar sua função, entretanto nosso número de talentos ainda não é suficiente para atender a demanda e muitas vezes precisamos conseguir novos profissionais no mercado. Esses sim, precisam de um “banho” de cultura do nosso “jeito de ser”. Por isso, os novos colaboradores passam por treinamentos em uma de nossas unidades antes de iniciar o trabalho.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade