Chieko Aoki, a mulher mais poderosa da hotelaria brasileira

Continua depois da publicidade

Parceria DIÁRIO & TRIVAGO

por Bruna Amaral

Você sabia que uma das maiores e mais importantes redes de hotéis brasileiras, a Blue Tree Hotels, é administrada e foi fundada por uma mulher? Chieko Aoki  nasceu no Japão e imigrou para o Brasil com os pais aos seis anos. Após ocupar posições de chefia e destaque em renomadas redes internacionais de hotéis nos Estados Unidos, Europa e Ásia, a empresária resolveu que era hora de ter seu próprio negócio e fundou a Blue Tree Hotels em 1997. Por conta do trabalho detalhista e focado na experiência dos clientes, Chieko é hoje uma das mais respeitadas empresárias do país e foi apontada pela revista Forbes como a segunda mulher mais poderosa do Brasil em 2013.

Veja também as mais lidas do DT

Formada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), com cursos em Administração na Universidade de Sofia, em Tóquio, e de Administração Hoteleira, na Cornell University, nos Estados Unidos, a empresária conversou com o checkin por email para falar de empreendedorismo, mulheres protagonistas no mundo dos negócios e o que ela acredita ser o segredo do sucesso de uma das mais importantes rede de hotéis do Brasil que leva seu sobrenome. Confira:

Ensaio Sra. Chieko Aoki - 005

Chieko Aoki: “a despeito de todo o cenário desafiador pelo qual passamos hoje, prevalece o espaço para as iniciativas que apresentem originalidade, criatividade e dedicação ao negócio.”

 

checkin trivago – A Sra. já tinha uma carreira de sucesso, o que a levou a querer mais e a abrir o próprio negócio?
Chieko Aoki – Em 1997, com o processo de estabilidade econômica do Brasil, observei que havia espaço para uma rede hoteleira que oferecesse serviços com a qualidade dos hotéis cinco estrelas e valores acessíveis e senti que era a ótima oportunidade. Assim nasceu a Blue Tree Hotels, com o objetivo de proporcionar experiências encantadoras, com personalização e carinho, atentos aos detalhes, com prazer em servir.

 

checkin trivago – O que a Sra. considera a maior conquista da história da sua carreira?
Chieko Aoki – Ao longo de toda minha carreira, felizmente, posso listar várias histórias positivas, mas – sem dúvida alguma – a rede Blue Tree, que carrega meu nome (“Aoki” significa “Árvore Azul” quando traduzido para o inglês), é a maior dela. É por meio dela que tenho tido oportunidade de criar conceitos em hotelaria e, principalmente, conhecer pessoas fantásticas que me tem dado muitas alegrias, influenciado a encontrar valores, descobrir-me pessoal e profissionalmente. Por isso, diria que a minha maior conquista tem sido as conexões e laços que tenho com as pessoas, por meio do meu trabalho.

 

checkin trivago – O que a Sra. identificou como positivo para começar a empreender no Brasil?
Chieko Aoki – Minha trajetória como empreendedora aconteceu de forma natural, a partir das oportunidades que apareceram no meu caminho que foram aproveitadas da melhor maneira que pude,por conta do meu estilo inquieta de ser. Meu ingresso na área da hotelaria foi por meio do meu marido que tinha negócios no segmento e foi uma influência importante para que eu aprendesse e me interessasse pelo setor. Depois disso, após alguns anos de experiência na área, tive a chance de iniciar um negócio próprio no qual pude imprimir minha marca e as características que valorizo no ramo hoteleiro.
Mas, afora minha experiência particular, de maneira geral também enxergo muitas oportunidades para o empreendedor no país. A meu ver, a despeito de todo o cenário desafiador pelo qual passamos hoje, prevalece o espaço para as iniciativas que apresentem originalidade, criatividade e dedicação ao negócio.

blue tree rio de janeiro

Blue Tree Premium no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

checkin trivago – Qual o diferencial da rede Blue Tree no Brasil e em comparação com outras redes internacionais?
Chieko Aoki –
Como já mencionei, acredito que o nosso diferencial é o atendimento de excelência que oferecemos aos nossos hóspedes. Somos uma rede brasileira e nos preocupamos em fazer com que os clientes sejam sempre positivamente surpreendidos. Há um cuidado particular em não fazer as coisas simplesmente, mas criar valor, entendendo o objetivo da estada ou realização de evento em nossos hotéis. Buscamos transformar as experiências em estadas memoráveis que serão recordadas e comentada com amigos e familiares.

checkin trivago – A dupla-jornada é uma realidade para muitas mulheres no Brasil. A Sra. teve que lidar com isto durante a carreira? Foi um obstáculo?
Chieko Aoki – Não tive filhos. No entanto, fui esposa e sou filha, amiga, tia… assumo uma série de papéis e atividades sociais que também exigem minha atenção assim como o meu trabalho. Isso tudo me permite entender um pouco do que as mulheres passam. Hoje em dia, as esferas profissional e pessoal se complementam nas vidas de muitas mulheres, por isso acho importante que saibamos ter equilíbrio para coordená-las. Sempre digo que é necessário cuidar para estarmos presentes de corpo e alma nos lugares, para aproveitar com qualidade os momentos que passamos junto às pessoas que amamos.

 

checkin trivago – O que falta para termos mais mulheres no topo da hierarquia da hotelaria brasileira?
Chieko Aoki – A questão de gênero é bastante abrangente porque não se trata somente de uma questão particular do setor hoteleiro, mas de todo o mercado corporativo. No entanto, acredito que já evoluímos muito! Quando penso no início da minha carreira, em que eu era a única mulher em uma sala de reunião cercada por homens, e a comparo com nossa realidade atual, enxergo o quanto de espaço conquistamos. Vejo uma evolução no mercado e me deparo cada vez com mais mulheres fortes, empreendedoras, gestoras excepcionais que ocupam altos cargos de liderança e que ganham protagonismo a cada dia, de forma natural.

 

checkin trivago – Quais são as pessoas que mais inspiram a Sra.?
Chieko Aoki – Sou inspirada por todos que possam ter algo de novo para me acrescentar. Me interesso em conversar com as pessoas, fazer perguntas genéricas e, em alguns momentos, bastante específicas, isso me ajuda a criar novas percepções de mundo. Além disso, tenho a sorte de estar cercada por pessoas inspiradoras. Uma delas é a minha amiga pessoal Luiza Trajano [CEO do Magazine Luiza], que tem uma personalidade incrível e é exemplo de liderança no mercado varejista e também em todo o setor. Cito ainda o célebre Robert Burns, criador da rede Regent – um marco na história da hotelaria mundial – e que é uma grande figura a qual eu respeito muito, me inspirando profundamente. Tive ainda a oportunidade de conviver com ele em diferentes momentos e aprender bastante sobre a arte que é a hotelaria.

 

Ensaio Sra. Chieko Aoki - 003

Chieko Aoki: “Vejo uma evolução no mercado e me deparo cada vez com mais mulheres fortes, empreendedoras, gestoras excepcionais que ocupam altos cargos de liderança e que ganham protagonismo a cada dia, de forma natural.”

 

checkin trivago – O que a Sra. procura quando fica hospedada em um hotel?
Chieko Aoki – Atendimento, conforto e segurança. Gosto de entrar no apartamento e sentir a limpeza, arrumação e conforto por meio da iluminação, chuveiro, tomadas nos lugares certos, toalhas de qualidade enfim gosto de básico bem feito. E, se preciso de algum serviço particular, gosto de ser atendida rapidamente porque só peço serviço em último caso, quando eu não consigo resolver sozinha. Presto também atenção nos detalhes dos serviços, tipo de amenities e mimos diferentes e criativos que impactam agradavelmente ao contrário dos mimos padrões iguais a muitos hotéis.

 

checkin trivago – Qual a proposta dos hotéis da rede Blue Tree?
Chieko Aoki – Desde o início nos posicionamos como uma rede de hotéis de padrão superior, que oferece serviço encantador, acolhedor. Temos uma atenção especial ao cuidado com o hóspede e a todos os detalhes que o façam se sentir em casa. A rede de hotéis Blue Tree é uma alternativa para a hospedagem em diferentes contextos, pois atende desde o público business até o turista em busca de descanso durante as férias, feriados ou aos finais de semana. Estamos presente de Norte a Sul do país, com mais de cinco mil apartamentos e nos dividimos em três submarcas: a Blue Tree Park, de hotéis e resorts padrão cinco estrelas; a Blue Tree Premium, formada por hotéis quatro estrelas com serviços superiores, e ainda a Blue Tree Towers, com nossos hotéis padrão quatro estrelas.

 

checkin trivago – O que não pode faltar nos hotéis da rede Blue Tree?
Chieko Aoki – Clientes encantados, em estrutura de grande conforto e segurança! Por mais simples que esta resposta possa parecer, na realidade, representa a filosofia de nossa rede. Temos como missão oferecer serviços de administração hoteleira que encantem os nossos hóspedes, o que a meu ver só é possível a partir de uma integral dedicação aos hóspedes e ao cuidado a cada detalhe.

Veja os hotéis da rede Blue Tree no Brasil

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade