ABIH Nacional garante legitimidade de sua eleição e esclarece pontos controversos

Continua depois da publicidade

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional, em nome do atual presidente Manoel Linhares, dos membros de sua diretoria, com mandato em vigência até 31 de dezembro de 2019, e de 23 presidentes de ABIH´s Estaduais, vem a público esclarecer as recentes declarações de representantes da chapa Renovação e União, derrotada na última eleição da entidade, e informar a legitimidade da recente pleito que escolheu a presidência e a diretoria da ABIH Nacional para o biênio 2020/2021. O DIÁRIO publicou no último dia 9 de outubro uma reportagem apresentando a contestação da chapa oponente. (veja matéria)

EDIÇÃO DO DIÁRIO

A chapa eleita, liderada pelo atual presidente da entidade, Manoel Cardoso Linhares, não está impugnada e não sofreu ainda qualquer questionamento oficial da Justiça, uma vez que o juiz sequer aceitou a ação proposta pela chapa, liderada pela senhora Vanessa Pires Morales, presidente da ABIH de Goiás, conforme três decisões proferidas nos autos e que indeferiram todos os pedidos.

Para a entidade, que completa em novembro 83 anos de atuação, a conduta da chapa vencida enfraquece o desenvolvimento do trabalho para que o turismo – e a hotelaria, em especial – assuma um papel de maior relevância na economia brasileira e expõe a imagem da indústria de hotéis a nível nacional ao tentar compor um cenário que mostra um setor envolvido em polêmicas desnecessárias e oportunistas.

Veja também as mais lidas do DT

Sendo assim, a ABIH Nacional julga oportuno informar que, apesar da chapa Renovação e União contestar a legitimidade das eleições da ABIH Nacional para o biênio 2010/2021, desde o início do processo eleitoral veio se conduzindo de maneira inadequada e em desconformidade com o estatuto, perdendo prazos, não apresentando a completa documentação exigida, com saída repentina de representantes da chapa,  e, principalmente, não comprovando que a candidata a presidência da entidade seria cotista ou sócia de algum empreendimento hoteleiro, uma das exigências para se concorrer ao cargo, conforme artigo 53 do estatuto.

Ressalte-se que, no meio da assembleia eleitoral, foi dada ainda nova oportunidade para apresentação do documento que comprovasse o instituído no artigo 53, que poderia ser enviado inclusive via Whats app, naquele momento. Até o presente momento a candidata não apresentou o aludido documento.

Diante desse quadro, apesar do elástico prazo concedido e da não apresentação do documento, para aumentar a legitimidade do processo, a junta eleitoral optou por encaminhar os documentos para que o Conselho Deliberativo pudesse decidir sobre a impugnação, ou não, da candidatura no dia da eleição.

Ressalte-se que o conselho deliberativo é o órgão máximo da entidade em se tratando das eleições, pois o estatuto prevê que qualquer recurso das decisões da junta será decidido pelos seus membros em única e última instância.

Desta forma, o conselho decidiu que a candidata Vanessa Pires Morales não havia preenchido os requisitos do artigo 53, mesmo após o presidente da junta eleitoral e todo o conselho deliberativo terem decidido conceder novo prazo para envio do documento no momento da reunião do conselho.

Sendo assim, com a ausência do documento, o conselho deliberativo decidiu por maioria ampla e absoluta que a chapa não tinha condições de participação da eleição.

Não obstante, foi decidido que a eleição não seria por aclamação e que se colheria os votos livremente, já que o nome de Vanessa Pires Morales constava na cédula. Vídeos feitos no momento da votação demonstram a chamada nominal de estado por estado.

No momento da votação, os componentes da chapa Renovação e União se retiraram do recinto em que acontecia o pleito e somente uma candidata da citada chapa permaneceu e registro seu voto. A eleição foi efetuada, os votos contabilizados e a chapa liderada por Manoel Linhares recebeu 49 votos, contra um voto na chapa de oposição à atual administração.

É importante registrar ainda que estados como Tocantins, Pará e Piauí, não votaram pela ausência de procuração dos delegados, estados estes declaradamente favoráveis à chapa de Manoel Cardoso Linhares. Caso esses estados votassem completamente, o placar poderia alcançar 55 votos contra 1 voto de Vanessa Pires Morales.

Outro fato que podemos destacar é que, mesmo se os delegados que se retiraram da sala espontaneamente (Bahia, Espirito Santo e Goiás) votassem todos em Vanessa Pires Morales, o placar não se alteraria, pois esta alcançaria no máximo mais 11 votos, restando assim um placar de 49 a 12. Caso os estados de Tocantins, Piauí e Pará votassem em Manoel Linhares, o placar seria 55 a 12. De todas as formas, de qualquer ângulo que se analise o processo eleitoral, a chapa de Vanessa Pires Morales não lograria êxito em seu objetivo.

Não obstante a licitude da eleição, atestada pela maioria absoluta dos membros legítimos da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional, e diante dos questionamentos que vieram a público, a entidade julga oportuno prestar os seguintes esclarecimentos:

Ação proposta pela chapa Renovação e União

Na ação proposta pela Sra. Vanessa Pires Morales, no dia 27 de setembro, foram questionados os pontos descritos abaixo e solicitada a suspensão das eleições ou a determinação da participação da chapa Renovação e União. No entanto, no dia 30 de setembro, o juiz indeferiu seu pedido, não acatando nenhum dos questionamentos e, ainda, solicitou a correção de alguns pontos da ação que foram considerados incorretos.

Assim no dia 1º de outubro, quando o conselho deliberativo se reuniu para decidir pela impugnação, ou não, da chapa e efetuar a eleição, não havia nenhuma decisão judicial que obrigasse a suspensão do pleito, ou que questionasse a chapa, ou ainda qualquer outro tipo de intimação, pois a liminar foi negada pelo juiz. Aliás, esta decisão não foi disponibilizada na internet, pois a ABIH sequer foi até hoje notificada pela Justiça, já que a ação ainda não foi recebida formalmente pelo Poder Judiciário.

Ainda no dia das eleições, mais uma vez, a chapa Renovação e União usou de artifícios jurídicos e entrou com uma petição chamada de embargos de declaração para que o juiz explicasse a decisão dele, tomada no dia anterior.

Após dois dias da solicitação, o juiz negou provimento aos embargos de declaração. Ainda assim, depois da negativa ao embargo, a oposição fez um aditamento na mesma petição que também não foi aceita pelo juiz, conforme decisão do dia 9 de outubro, dando prazo de mais 15 dias para que eles corrigissem a ação. Portanto, juridicamente falando, a ação ainda sequer foi aceita pela Justiça pois ainda não houve a citação ou intimação formal para que a parte adversa se manifestasse.

Neste prisma, ressoa como absurda a declaração de que a eleição encontra-se suspensa ou sub judice, pois como já dito, não há decisão judicial ainda que sequer tenha acatado a ação proposta.

Sendo assim e sem nenhuma citação, a ABIH Nacional compareceu espontaneamente aos autos e informou que já houve a eleição, contabilizando o número de votos e documentando o fato com vídeos e fotos que foram anexadas ao processo.

Por isso, reiteramos que até o momento não houve e não há nenhuma decisão liminar ou de mérito, nem qualquer decisão judicial que coloque em cheque a eleição da ABIH, a chapa de Manoel Linhares e o procedimento da junta eleitoral.

Mudança do estatuto

O estatuto foi alterado em março de 2019. A mudança foi de caráter pontual, corrigindo pequenas questões, e contou com a participação maciça dos associados, onde todos de forma democrática debateram amplamente os temas levantados pelos presentes. Em seguida, as decisões foram ratificadas pela assembleia que também decidiu que as mudanças já seriam aplicadas na eleição de 2019.

Edital de convocação

Segundo algumas alegações, teria havido um erro no Edital de Convocação da eleição à presidência da ABIH Nacional. Porém, a convocação foi realizada de acordo com o artigo 49 do Estatuto da entidade e todos os prazos e regulamentos foram obedecidos.

Para ciência, o prazo para requerimento do registro de candidatura e a relação dos documentos exigidos foi estipulado na Resolução nº1, que foi enviada, junto com o Edital, para todos os presidentes das ABIH-´s estaduais, dentro do prazo – no dia 1º de julho de 2019 – informando data da eleição, hora, documentos necessários, prazos, calendários e procedimentos para possíveis questionamentos. Além disso, o documento contava com todas as formas de contato para que fossem esclarecidas quaisquer dúvidas.

Antecipação

A eleição não foi antecipada, uma vez que o artigo 49 do estatuto estabelece que a convocação das eleições deve ser feita através de circular enviada às ABIHs estaduais com antecedência mínima de 60 dias, além de serem realizadas na sede, em Brasília, no prazo de até 30 dias antes do final do mandato vigente.

Os prazos, no novo estatuto, são contatos em dias úteis. Portanto, 60 dias, contados antes do final do atual mandato – que termina 31 de dezembro – chega-se a data de 18 de novembro. A eleição então, pelo estatuto, deveria ser feita até dia o 18 de novembro, ou seja, qualquer data anterior estaria e está dentro das regras estatutárias.

O edital, portanto, obedeceu o prazo de envio em até 60 dias úteis antes da eleição e a data escolhida para o pleito foi o dia 1º de outubro. É preciso destacar ainda que a divulgação da data do pleito foi realizada no dia 1º de julho com todas as regras, inclusive prazo de registro, que na data aprazada poderia ser feito com adimplentes e inadimplentes. Para ilustrar a informação, a eleição anterior que decidiu os gestores da ABIH Nacional para o biênio 2018/2019, aconteceu em setembro de 2017.

Prazo para o registro

Após a resolução nº1 – que trata das regras da eleição – ter sido divulgada em 1º de julho, foi dado o prazo final de até 12 de agosto para os candidatos registarem suas chapas. Foram 43 dias para homologação dos concorrentes, período em que todos os envolvidos tiveram tempo suficiente para montar suas chapas. A chapa vencedora registrou sua candidatura no dia 5 de agosto, juntamente com todos os documentos exigidos.

A chapa Renovação e União apresentou os nomes dos seus componentes no dia 12 de agosto, sem qualquer documentação, conforme a regra já existente no estatuto anterior onde, para pedir o registro da chapa, é preciso enviar a documentação completa dos candidatos. Ainda na noite do dia 12, a chapa em questão enviou outro e-mail alterando nomes da chapa, sem, no entanto, enviar os documentos necessários, só apresentados uma semana após o prazo determinado pelo estatuto, ou seja, em 19 de agosto e ainda de forma incompleta, sendo que até hoje não se comprovou a condição de hoteleira de Vanessa Pires Morales, conforme decidido pelo conselho deliberativo.

Impugnação

Ao receber os documentos e o pedido de registro da chapa depois do dia 12 de agosto, em concordância com a resolução nº3, a Junta Eleitoral entendeu que a chapa Renovação e União não apresentara os documentos exigidos pelo estatuto e, por isso, foi indeferida. Somente após o deferimento, no dia 19 de agosto, é que os documentos começaram a ser protocolados. No dia 21 de agosto, com o pedido de exclusão de um dos membros da chapa Renovação e União, outra irregularidade foi apurada, pois a chapa estava assim incompleta.

A chapa liderada pelo atual presidente recebeu pedidos de impugnação oriundo do Sr. Dílson Jatahy Fonseca e da Sra. Vanessa Pires Morales. Reunidos os pedidos de impugnações, foi aberto prazo para resposta da chapa questionada, liderada pelo atual presidente Manoel Linhares e, após a análise de todos os pontos que foram abordados nas impugnações, a Junta Eleitoral entendeu – baseada na resolução nº6 – que não era caso de cancelamento da chapa de Manoel Linhares e que a chapa de Vanessa não reuniu condições para prosseguir no pleito, decisão esta que foi submetida ao crivo do conselho deliberativo, não sem antes ter sido divulgada amplamente a todos os presidentes, no mínimo com 15 dias de antecedência do eleição.

Em um dos pedidos de impugnação, por exemplo, a junta eleitoral – que já vem atuando há três eleições – esclarece que o Sr. Dílson Fonseca sequer poderia entrar com uma solicitação dessa natureza, possibilidade restrita apenas aos candidatos e aos atuais presidentes das ABIH´s estaduais. Sobre a impugnação movida pela Sra. Vanessa, a Junta constatou que as alegações não correspondiam às regras estabelecidas.

É preciso destacar também que terceiros também impugnaram a  candidatura da senhora Vanessa, mas que também não foi aceita a dita impugnação pelo fato de não ter sido efetuada por associados da ABIH Nacional, conforme prevê o estatuto.

Prazo na resolução 01

Uma vez estabelecidas as datas de acordo com o estatuto, foi estabelecido o dia 12 de agosto como prazo final para o registro de chapas, com prazo até 20 de agosto para recebimentos dos nomes dos delegados e suplentes aptos para votar e para a comprovação do pagamento de eventuais mensalidades em atraso, com o objetivo de obedecer ao artigo que diz que as associações devem estar em dia com as mensalidades em até 30 dias antes da eleição.

No dia 12 de agosto, os registros da chapa foram aceitos, com adimplentes e inadimplentes, pois até 20 agosto a situação poderia ser atualizada. Ou seja, também não se sustenta a alegação de que não tiveram acesso à lista de adimplentes para formar chapa, já que a chapar poderia ser formada até 12 de agosto com adimplentes ou não, e no dia 20 de agosto regularizar situações desta natureza.

Tanto foi suficiente os 43 dias transcorridos de 1º de julho até 12 de agosto que Manoel Linhares conseguiu antes desse prazo reunir os nomes e documentos de todos os candidatos de sua chapa. Por que então o prazo seria insuficiente para Vanessa Pires Morales, se Manoel Cardoso Linhares o fez antes do prazo final?

Desta forma, é preciso restabelecer a verdade e que a verdade seja o norte do fortalecimento da entidade que espera dos seus associados equilíbrio e ponderação, evitando eventual desgaste desnecessário da nossa sólida imagem, uma vez que a entidade precisa vencer muitos desafios que se colocam diante de todos nós hoteleiros. Avante e de forma unida!

A seguir, o posicionamento de diretores da entidade e presidentes das ABIH estaduais:

 

“Apoiei à candidatura e, agora, aprovo o resultado da eleição de Manoel Linhares para a presidência da ABIH Nacional”

Carlos Alberto Simão Neto – Presidente da ABIH do Acre

 

“Não temos posição e oposição passadas as eleições. Temos a Hotelaria e o Turismo. A vitória da chapa liderada por Manoel Linhares é clara. Vamos focar nas pautas importantes que estão tramitando e somar forças”

Milton de Gouveia Vasconcelos – Presidente da ABIH de Alagoas

 

“A recondução de Manoel Linhares à presidência da ABIH Nacional é o reconhecimento de um trabalho inédito e articulado que, nos últimos dois anos, conduziu a entidade a um novo patamar. A reeleição dele para o cargo possibilitará uma política de continuidade que consolidará a representatividade e a influencia da indústria de turismo e de hotéis na economia do país. Tenho 48 anos de ABIH Nacional o que me credencia a dizer que poucos presidentes foram tão competentes como ele.”

Roberto Bubol  – Presidente da ABIH do Amazonas

 

“O resultado esmagador da votação expressou o pensamento da grande maioria dos presidentes estaduais. Vamos passar uma régua no passado e partirmos unidos em prol da hotelaria nacional”

Antônio Eliseu de Barros – Presidente da ABIH do Ceará

 

“Essa é uma situação inacreditável. Todos foram livres para votar e o resultado é a vitória da chapa liderada por Manoel Linhares. Portanto, para o bem comum de todos os estados, vamos focar nos interesses da associação! UNIÃO é fundamental!”

Adriana Pinto – Presidente da ABIH do Distrito Federal

 

“Nosso País está vivendo um momento tão difícil e a rede hoteleira vem sofrendo entraves com tantos problemas. É chegada a hora de união e essa deve ser a palavra de ordem. Passada a eleição para a presidência da ABIH Nacional, sendo eleita a chapa do Sr. Manoel Linhares, com mais de 90% dos votos, não cabe contestações, mas sim união e trabalho em prol da hotelaria nacional. Vamos à luta de mãos dadas! Vamos unir forças para cada vez mais melhorar o cenário da hotelaria do nosso País. Viva a ABIH Nacional quem vem mostrando um belo trabalho e ao Sr. Manoel Linhares que está à frente desta Instituição!”

João Antônio Barros – Presidente da ABIH do Maranhão

 

“Placar Moral da Eleição: Manoel Linhares 49 x Vanessa Pires 12 (considerando votos de ES, BA e GO). O processo eleitoral já encerrou. Briga judicial de irmão x irmão é desgastante e só nos enfraquece. Somos todos ABIH. Temos os mesmos objetivos. Continuo nutrindo especial apreço e admiração por todos da chapa contrária, mas o presidente Manoel Linhares se reelegeu pelo trabalho realizado nos últimos 2 anos e pela articulação na composição da chapa vencedora. Ficamos na torcida por uma pacificação da ABIH e que todos caminhem na mesma direção”.

Jack Joseph Abboudi – Presidente da ABIH Mato Grosso

 

 “Caro Manoel Linhares e demais membros que formam a ABIH. Estamos de pleno acordo com o resultado das eleições. A ABIH MS apoia a atual gestão. Que estejamos unidos por um turismo mais forte”

Marcelo Mesquita – Presidente da ABIH do Mato Grosso do Sul

 

“Mais do que o processo eleitoral o fato é que a chapa de nossa colega Vanessa e de outros colegas não teria o número de votos necessários para ganhar a eleição. As demais impugnações e brigas apenas atrapalham os projetos e confundem aqueles que buscam soluções para tantos problemas que temos para administrar nossos hotéis. Vamos avançar juntos, elaborem projetos, façam parte da mudança e da solução! Estou apoiando a atual gestão e acredito que Minas nunca se opôs a ninguém e nunca deixou de marcar sua presença e participação! A mudança já começou e ela se dará nas urnas em 2021. Até lá temos muito que fazer e tem que ser agora, muitos hotéis fecharão se não conseguirmos ser mais competitivos e assertivos em nossos pleitos junto ao governo. A ABIH é importante”

Guilherme Sanson – Presidente da ABIH de Minas Gerais

 

“Vamos avançar, nosso setor já está muito prejudicado pela crise e alta carga tributária e dois anos passam rápido, aí a Sra. Vanessa prepara as documentações corretas e se candidata. Agora, o que não é possível é declarar publicamente fatos que fogem a verdade. A verdade é que a Sra. Vanessa, que se retirou no início da votação, não entregou em nenhum momento o documento solicitado, comprovando que ela é proprietária ou sócia proprietária de Hotel”

Erica Campos Drumond – Ex-Presidente da ABIH de Minas Gerais

“Diante do trabalho que o Manoel está fazendo a frente da ABIH Nacional, com muito sacrifico próprio, acho que a eleição deveria ter sido chapa única e, até agora, não entendo  porque havia duas chapas, já que não vejo como não reeleger um homem que tem feito tanto pela entidade Os resultados estão ai, e tenho certeza que a ABIH Nacional vai crescer muito nesses próximos dois anos. Estou no turismo há 30 anos, já fui presidente duas vezes presidente da ABIH PA e nunca vi nada parecido com o trabalho dele”

Tony Santiago – Presidente da ABIH do Pará

 

“O processo eleitoral aconteceu dentro das regras estabelecidas. Assim penso que, passada a refrega eleitoral, é hora de nos considerarmos todos vencedores. O Manoelzinho teve ampla maioria e, pela sua grandeza, saberá unir a ABIH. Precisamos de todos irmanados nos objetivos e superações dos entraves que afetam muito a hotelaria brasileira. Não podemos nos dar o direito de prolongar indefinidamente qualquer descontentamento. Muito menos, nos perdermos como deprecantes na Justiça, num lodaçal de petições que nos imobilizarão, impedindo a entidade de prosseguir naquilo que é o interesse da hotelaria. Quero saudar a nossa colega Vanessa, dizendo venha conosco. Vamos juntos renovar o nosso projeto de uma ABIH forte, baseada no companheirismo e na amizade de todos”

Clóvis Carneiro – Ex-Presidente da ABIH do Pará

 

“As eleições foram concluídas  com o apoio a chapa do atual Presidente Manoel Linhares, eleita para os próximos dois anos. Precisamos de uma ABIH forte e respeitada, com a união e participação de todas as estaduais.  Agora o foco deve ser o melhor para a Entidade. Vamos unir as forças e defender o futuro do nosso setor”.

Manuelina Hardman – Presidente da ABIH da Paraíba

 

“Começo, exaltando a espetacular gestão do nosso presidente Manoel  Linhares que vem conduzindo a ABIH Nacional com sabedoria e firmeza. Suas qualidades morais e intelectuais, bem como sua determinação ímpar, seguramente contribuem para que as vitórias e conquistas da ABIH NACIONAL, devam ser reconhecidas com gratidão e respeito por todos nós. A reeleição do presidente Manoel Linhares, foi totalmente legítima,  de acordo com os estatutos que regem a entidade, reiterou a vontade da maioria e como tal, devemos acatar os 99% dos votos obtidos. Opiniões divergentes têm gerado conflitos desnecessários e inoportunos, o que contribui, para que o grupo discorde entre si, causando divisão, discussões e ações judiciais inúteis e improcedentes, acarretando desconforto a respeito de questões já resolvidas. Precisamos entender, que apenas o grupo unido, permanece de pé e que juntos seremos mais fortes!”

Orlando Kubo – Presidente da ABIH do Paraná

 

“A legitimidade da eleição de Manoel Linhares foi comprovado diante da esmagadora votação obtida, e com todo o processo executado de acordo com o estatuto. Foi a melhor opção, não tenho a menor dúvida. É o melhor candidato no momento e está fazendo  um trabalho maravilhoso, então vamos aproveitar mais dois anos dele”

Eduardo Cavalcanti – Presidente da ABIH de Pernambuco

“Temos muitos desafios a combater em prol da Hotelaria do Brasil e temos que focar nestas demandas para que consigamos gerar um ambiente de negócios mais propício ao desenvolvimento de nossa atividade. Vamos parar com esta exposição, já que é importante preservar a associação. Vamos continuar o trabalho no sentido de construir uma ABIH cada vez maior, mais forte e mais respeitada, com a participação de todos nós, às vezes concordando, outras divergindo, mas sempre com o foco no melhor para a Entidade.

O resultado da eleição respeito a vontade da maioria e, agora é hora de cada um dar a porção de contribuição que julgar adequada, para que possamos sair vencedores ao fim deste processo.

Precisamos finalizar esta etapa para que possamos tomar as rédeas de nosso futuro e a ABIH Nacional está, sim, unida em prol deste objetivo. Vamos em frente buscá-lo!”

Arthur Maroja – Ex-Presidente da ABIH de Pernambuco e Vice-diretor administrativo da ABIH Nacional

“A vitória do baixinho é incontestável na última eleição. Não concordo, porém, com os colegas hoteleiros que lançaram um chapa de oposição chamada de UNIÃO. O nosso estatutos dá direito a nós, associados, lançarmos uma, duas ou mais chapas para
dirigirmos a nossa ABIH, sem ser necessária a oposição. Não estamos aí brigando por cargos e, sim, pelo o desejo que todos devem ter em dirigir a nossa ABIH. Querer dividí-la em oposição e situação me parece ser equivocado. Quando perguntaram se eu era a favor da chapa União participar eu disse que sim, desde que apresentasse a documentação à assembleia, que é soberana, e que a entrega fora do prazo fosse aprovada. Isso não foi feito e agora a chapa Renovação e UNIÃO, tentar dividir a nossa ABIH não é certo. A UNIÃO se faz necessária agora!”

Dilson Trindade – Presidente da ABIH do Piaui

“Será que é razoável estas insistentes liminares com a clara intenção de perturbar o processo eleitoral da nossa entidade? Qual é o lucro em tecer comentários fora da esfera da entidade, expondo este desentendimento interno para quem não nada a têm a ver com o nosso segmento. E, o mais impressionante, já é sabido por todos, é que a chapa perdedora não tem votos suficientes para mudar o panorama  eleitoral. Em nome da nossa entidade e dos hoteleiros do país, solicito a todos bom senso”

Alfredo Lopes – Presidente da ABIH Rio de Janeiro

“Este processo está encerrado e esse momento é muito importante para estejamos unidos para fortalecer nossa ABIH. Há muitas pautas de luta que precisam do nosso esforço e união e o presidente sozinho não consegue dar conta. É preciso acabar com essa picuinha… é o apelo que lhes faço”.

José Odécio Rodrigues Júnior – Presidente da ABIH do Rio Grande do Norte

“Dilson, Vanessa, Luciano e toda turma que estao descontentes com a administração do Baixinho, qual o problema principal?? Tenho certeza que conseguiremos resolver a questão. Vanessa, se queres ser presidente tem dois anos para provar. Aquiete esta turma e vamos nos unir porque somos mais fortes e vamos resolver nossas diferenças juntos”.

José Reinaldo Ritter – Presidente da ABIH do Rio Grande do Sul

“Tenho muito prazer em dizer que a ABIH-Nacional, de uns dois anos pra cá, teve uma mudança muito grande para melhor. Hoje, nós temos um Presidente atuante, sempre preocupado e procurando saber as necessidades dos hoteleiros de todos os Estados da Federação, nos apoiando em tudo o que é preciso, facilitando nosso acesso à Sede Nacional. Temos, hoje, posso dizer da minha parte, um guerreiro, um homem preocupado com a ABIH – Nacional e com as estaduais, um lutador. Espero que este Homem de Deus permaneça por longos anos à frente desta conceituada instituição.
Hoje, temos orgulho em dizer que temos sede própria na Capital Federal do Brasil, um orgulho pra nossa classe de hoteleiro”

João Batista dos Santos, Presidente da ABIH de Roraima

“Qual o intuito em buscar reverter o resultado legítimo, democrático e majoritário das eleições na ABIH Nacional, com ações e mais ações na Justiça? Ficou explícito na manifestação dos delegados credenciados na Assembleia do dia 01/10, o apoio irrestrito à chapa encabeçada pelo atual Presidente Manoel Linhares, que tem sido um abnegado líder na defesa dos interesses da hotelaria e do turismo junto ao trade e aos poderes constituídos. É hora de unir as forças, defender a entidade, aceitar os resultados e caminhar juntos rumo a um futuro promissor. Daqui a dois anos haverá novas eleições, e quem tem liderança, programa de ações e apoio que se apresente.”

Osmar José Vaillati – Presidente da ABIH de Santa Catarina

“A vitória da chapa liderada pelo atual presidente Manoel Linhares é incontestável. Vamos respeitar a vontade da maioria”

Manoel Lisboa – Diretor administrativo da ABIH Nacional

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade