Acongágua, o teto do mundo, cercado por muita diversão

Continua depois da publicidade

“Sentinela de Pedra” é o significado de seu nome na língua dos povos nativos, o quechua. Com seu pico eternamente coberto de neve e suas imensas geleiras, o Aconcágua é conhecido como a maior montanha da América do Sul — mas esse título é pouco para definir sua estatura.

por Ernesto Bernardes com EDIÇÃO DO DIÁRIO


Na verdade trata-se da maior montanha das Américas. A maior do hemisfério. A maior do Ocidente. E, quando se faz as contas, descobre-se que, do alto de seus 6.961 metros de altitude, é nada mais nada menos que o pico mais alto do mundo fora do Himalaia. Com tamanha imponência e beleza, é até curioso que muitos brasileiros não saibam que podem visitar o Parque Provincial de Aconcágua, em Mendoza, na Argentina, depois de partir de uma simples conexão em Buenos Aires — ou de um vôo direto saindo de São Paulo.

Veja também as mais lidas do DT

Com tamanha imponência e beleza, é até curioso que muitos brasileiros não saibam que podem visitar o Parque Provincial de Aconcágua, em Mendoza, na Argentina (Crédito: divulgação)

20% alcançam o cume

O gigante fica a 180 km de Mendoza, a capital dos amantes do vinho. Quem fica hospedado ali pode escolher entre diversas opções para conhecer a Sentinela de Pedra. Existem passeios que saem de manhã e voltam à noite, para quem quer apreciar a beleza, tirar muitas fotos aos pés do gigante e respirar o ar das montanhas. E, para os mais aventureiros, com alguma experiência em alpinismo, é possível até entrar em uma excursão de escalada, que pode levar de 17 a 21 dias. Antes da pandemia, cerca de 5 mil pessoas por ano se aventuravam a tentar subir o Aconcágua, e desse total cerca de 20% alcançam o cume.

Valle de Uco, Mendoza (Foto: Paulo Atzingen) 

Para viajantes que são mais fãs de paisagens que de aventuras, não é necessário escalar o Aconcágua — apreciar sua impressionante vista já é suficiente. Há diversas outras atrações na região, que tem atraído cada vez mais brasileiros. A cidade de Mendoza tem excelente infraestrutura turística, e em seu entorno há nada mais nada menos que três dos principais vales produtores de vinhos tintos do mundo: o Valle de Uco, o Valle de Cuyo e o Valle de Maipú, que concentram mais de mais de 150 bodegas abertas à visitação.

A maioria delas possui também um restaurante, e alguns com altíssima gastronomia, como o Abrasado, da vinícola Los Toneles, especializado em carnes maturadas, que conquistou o primeiro lugar no prêmio Best of Wine Tourism 2022. O Piedra Infinita, instalado na Bodega Zuccardi, eleita três vezes como a melhor vinícola do mundo no World’s Best Vineyards. Além de vinhos e gastronomia, há trekking, passeios de bike, hospedagem em glamping, e uma das melhores estações de esqui do continente, em Las Leñas.

Até dia 30 de abril ainda há tempo para visitar o parque chegando aos pés do gigante. Depois disso, as opções são aguardar a abertura da nova temporada, em novembro; ou fazer um tour de alta montanha pela Rota Nacional 7, que liga Mendoza à fonteira com o Chile. O tour permite observar não apenas o Aconcágua mas também os vulcões Tupungato e Tupungatito, o Lago Potrerillos, a Montanha das Sete Cores a Puente del Inca, entre outros cartões postais.

Dicas: 

Como chegar: Mendoza tem vôos diretos a partir de São Paulo e de Buenos Aires. Da cidade saem diversos tipos de tours pelo Parque Provincial do Aconcágua, pelos vales vinícolas, pelas atrações de montanha e rumo a Las Leñas.

Hyatt Mendoza (Crédito: divulgação)

Onde ficar: Em Mendoza há redes de luxo, como Hyatt e Sheraton, e hotéis como San Martín, Villagio e NH Mendoza Cordillera, mas também pousadas, bed & breakfast e hostels como JAC, Windmill e Hostel de Los Artistas. Nos vales vinícolas há opções de todos os tipos, de resorts e spas como o The Vines até campings — e glampings, como na vinícola Alpasión e Domos Uspallata.

Onde comer: A cidade de Mendoza tem excelentes restaurantes, e os viajantes costumam procurar aqueles ligados às vinícolas, como Bodega Lagarde, Casa El Enemigo, Bodega Susana Balbo, Bodega Riccitelli, Lamadrid entre otras. Mas existe praticamente um em cada bodegas, o que facilita muito a vida de quem faz os passeios pelos vales em busca do Malbec prefeito.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade