Artigo – A virada digital das viagens: não apenas tendência mais uma expectativa do consumidor

Continua depois da publicidade

Escrito por Vitória Amaro, coordenadora de User Experience (UX) na Almundo Brasil

A omnipresença atual de recursos tecnológicos como smartphones e tablets no cotidiano de milhares de pessoas no Brasil tem gerado uma mudança de comportamento, especialmente no que diz respeito à maneira de planejar viagens. Hoje, é possível fazer desde pesquisas em tempo real de tarifas aéreas até realizar o check-in do seu voo. Segundo dados do Consumer Barometer do Google, dentro da categoria The Smart Shopper, os principais dispositivos utilizados pelas pessoas para buscar por produtos/serviços no segmento de viagens é ainda o desktop (78%), seguido dos dispositivos móveis (33%).

Desta forma, nota-se que os viajantes estão cada vez mais exigentes e em busca de mais autonomia quando o assunto é viagem. Segundo a pesquisa Global Passenger Survey (GPS) 2018 da Associação Internacional de Transporte Aéreo, a Iata, receber dados sobre o status do voo (82%), bagagem (49%) e tempo de espera na imigração (46%) são as três principais prioridades dos passageiros após a reserva de um voo. Refletindo este novo cenário e os impactos da tecnologia na vida dos viajantes, veja abaixo as principais mudanças no comportamento do usuário no momento de planejar sua viagem.

Veja também as mais lidas do DT

Inspiração

Antes, a inspiração para visitar destinos específicos vinha ao viajante por meio de livros, filmes e indicações de amigos e familiares que já estiveram no local em questão. No inicio da década de 2000, os aplicativos chegaram para influenciar o viajante com dicas e informações valiosas sobre diversos destinos. Exemplo disso são apps e redes sociais como o Pinterest, Instagram e Facebook. Além desses, atualmente existem milhares de sites e blogs que produzem conteúdos relevantes para quem busca um novo local para se aventurar. Mesmo os aplicativos de viagens, seja com informações, promoções ou inspiração com recursos multimídia 2D como o app da Almundo.

Considerações

Um dos pontos mais significativos na hora de fechar uma viagem é o orçamento. Antes, essa questão era definida após pesquisas assíduas em agências de viagens, sempre depois de longas negociações de preços e condições de pagamento. Hoje, com tantas opções para comparar preços, o viajante não precisa mais deslocar-se até uma loja física. Pelo próprio smartphone, através de aplicativos como Melhores Destinos e Almundo, é possível identificar boas condições e promoções diversas. Segundo dados de nossa plataforma na Almundo é possível observar o amadurecimento das compras de destinos via dispositivos móveis: atualmente, 33% das transações e 26% da receita da plataforma são geradas via dispositivos móveis.

Planejamento

Neste aspecto, o viajante já definiu o lugar para onde irá se aventurar, mas quer entender como atrelar os objetivos da viagem ao destino. Assim, ele começa a buscar a média de preço de restaurantes, hotéis, atrações, eventos e aluguel de carro, por exemplo. Antes, era mais comum comprar livros e revistas com dicas sobre o que fazer e onde se hospedar. Muitos, até mesmo, anotavam em um caderno todas as informações relevantes para sua viagem.

Com o apoio dos aplicativos, o roteiro da viagem tornou-se uma etapa que muitos usuários passaram a deixar para a última hora. De acordo com um recente levantamento da Almundo, sobre o perfil do viajante digital, os brasileiros costumam comprar passagens áreas com aproximadamente 67 dias de antecipação, ou seja, pouco mais de dois meses – período considerado pequeno comparado a outros países da América Latina. Atualmente, existem aplicativos que criam todo o roteiro para facilitar a vida dos viajantes, como o Visit a City, no qual é possível planejar sua viagem com itinerários gratuitos, guias, atividades e mapas, e ainda criar seu guia de viagem pessoal com informações completas sobre todas as atrações, compras e outras opções. Deste modo, o viajante fica mais seguro para buscar novas experiências quando chega ao destino.

Viagem

Nesta etapa, com certeza o viajante já está curtindo o destino. Há pouco tempo, era necessário levar várias anotações, guias, memorizar nomes de rua, procurar restaurantes e ainda pesquisar o trajeto até o destino final. Hoje, ferramentas como o Google Maps possibilitam baixar o mapa do destino offline para buscar ruas, caminhos, encontrar restaurantes, além de apps para comprar ingressos e para transporte. Aplicativos como a Uber, um dos mais utilizados em 108 países, segundo a SimilarWeb, também facilitam a vida do viajante na hora de se deslocar de um local para outro.

Com todas essas mudanças de comportamento e novos recursos surgindo a todo o momento, percebe-se que a tecnologia tem facilitado, e muito, em todas as etapas do planejamento de uma viagem, oferecendo mais segurança, agilidade, tranquilidade e novas oportunidades ao viajante. O segredo está na organização e disciplina ao planejar uma viagem e a tecnologia é uma excelente aliada para tornar um passeio mais agradável, divertido e econômico.

Vitória Amaro é colaboradora de conteúdos como Expert em UX na da Almundo.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade