Avianca Brasil: este mês de abril é mês decisivo

Continua depois da publicidade

A Avianca Brasil tem duas datas decisivas neste mês para avançar no seu processo de recuperação judicial. Na sexta-feira, dia 5, a companhia aérea terá a assembleia geral de credores, que será instalada independentemente de quórum. E no dia 18, se o plano for aprovado pelos credores, será realizado o leilão da UPI Life Air, empresa aérea que será criada e leiloada para o pagamento das dívidas.

VALOR ECONOMICO

Segundo fontes a par das negociações, a expectativa é que o plano seja aprovado, mas os credores devem sugerir ajustes, como mudanças na divisão dos recursos a serem captados pela empresa e na ordem de pagamento aos credores.

Existe o risco de parte dos credores pedir a suspensão da assembleia por alguns dias. Isso poderia complicar a realização do leilão, que depende da aprovação dos credores para ser realizado.

Veja também as mais lidas do DT

Na sexta-feira passada, a primeira assembleia geral de credores da Avianca Brasil foi suspensa por falta de quórum. Era necessário que, para cada classe de credores, houvesse a presença de maioria simples, ou 50% mais um. Na classe 4, formada por pequenas e microempresas, compareceram 13,41%.

O plano da Avianca Brasil consiste basicamente na criação e leilão da UPI Life Air, que vai herdar até 28 aviões da empresa e 70 pares de direitos de pouso e decolagem (“slots”). A Azul já fez uma proposta para comprar a nova empresa por US$ 105 milhões e fez empréstimos à Avianca Brasil de R$ 50 milhões como adiantamento.

De acordo com uma pessoa próxima do assunto, a Azul pedirá hoje ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a aprovação da compra da UPI Life Air. Outra fonte disse que a Avianca já está constituindo a nova empresa. O edital do leilão da UPI Life Air já foi aprovado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade