Avião Beluga pousa em Viracopos (confira as fotos!)

Continua depois da publicidade

O avião cargueiro Airbus Beluga ST, conhecido como avião “baleia”, decolou por volta das 10h25 desta segunda-feira (25), do aeroporto de Fortaleza e chegou na tarde de hoje ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.

REDAÇÃO DO DIÁRIO 

O formato da aeronave é semelhante a uma baleia beluga também conhecida por baleia-branca.

Veja também as mais lidas do DT

A aeronave foi recebida com um tradicional jato de água por caminhões do corpo de bombeiros ao pousar e por representantes do aeroporto de Viracopos e da Airbus.

O avião faz sua primeira viagem à América Latina. Beluga é o nome comercial de avião de carga da Airbus que é capaz de transportar grandes volumes, como partes de outras aeronaves.

A aeronave veio pela primeira vez ao Brasil e trouxe um helicóptero entre sua carga (Crédito da imagens: Fernando Gramari/ Viracopos)

São dois modelos disponíveis. O Beluga ST é o que veio ao Brasil trazer um helicóptero. Ele está em operação desde 1994, apesar de que atualmente não são produzidas novas unidades. Ele será aos poucos substituído pelo Beluga XL, que fez seu primeiro voo comercial em 2020.

Conforme o site da Airbus, a aeronave tem 56,16 metros de comprimento, com 17,25 m de altura e 44,84 m de abertura de asa (Crédito da imagens: Fernando Gramari/ Viracopos)

Conforme o site da Airbus, a aeronave tem 56,16 metros de comprimento, com 17,25 m de altura e 44,84 m de abertura de asa. A aeronave tem carga útil máxima de 40 toneladas, com alcance máximo 1.650 quilômetros (km), a depender da quantidade de combustível e da carga.

A empresa indicou que a aeronave está disponível para companhias de frete como um meio para transporte de cargas de maiores dimensões, tendo um dos bagageiros de maior volume entre aviões civis ou militares atualmente.

A aeronave foi recepcionada por representantes do aeroporto de Viracopos Crédito da imagens: Fernando Gramari/ Viracopos)
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade