Benjamin Liberoff, vice-ministro do Uruguai fala sobre o carnaval de seu país

Continua depois da publicidade

A abertura da festa é o Desfile Inaugural na Avenida 18 de Julio, que esse ano acontece nesta quinta-feira (dia 25 de janeiro)

REDAÇÃO DO DIÁRIO

Em entrevista exclusiva ao DIÁRIO, o vice-ministro de Turismo do Uruguai, Benjamin Liberoff fala sobre a história do surgimento do Carnaval no Uruguai que começa no final de janeiro e vai até os meados de março. O Carnaval do Uruguai teve seu princípio em Montevidéu e é uma das tradições mais antigas e populares da cultura uruguaia. A abertura da festa é o Desfile Inaugural na Avenida 18 de Julio, que esse ano acontece nesta quinta-feira (dia 25 de janeiro). Todos os grupos que intervêm no concurso oficial da capital participam acompanhados de carros alegóricos e cortejo de Rainhas do Carnaval.

 

Veja também as mais lidas do DT

Além da apresentação na avenida 18 de Julio, existem os famosos desfiles de “Llamadas”. Com forte influência da cultura africana, sob o som do Candomblé, esse ano ocorrerão nos dias 8 e 9 de fevereiro e passarão pelo bairro: Sur e Palermo, também na capital uruguaia. A tradição evoca e lembra os encontros dos escravos, que se reuniam fora da cidade durante os séculos XVIII e XIX. Acompanhe a entrevista com Liberoff que é um dos fundadores do Museu do Carnaval (El Museo del Carnaval ):

 

Benjamin é um dos fundadores do Museu do Carnaval do Uruguai (Crédito: Pasaporte News)
Benjamin é um dos fundadores do Museu do Carnaval do Uruguai (Crédito: Pasaporte News)

DIÁRIO – A historia do carnaval no Uruguai está relacionada com as tradições européias, mas também possui uma forte sincretismo com a cultura das tradições dos negros que foram trazidos como escravos ao nosso território. O senhor é um dos fundadores do Museu do Carnaval, que é o maior de América Latina. Correto?

 

BENJAMIN LIBEROFF – Correto. Ao final do século XIX já se realizavam  desfiles de carnaval no Uruguai onde os brancos tinham as suas atividades e os negros outras, sendo que a etnia Pantu que basicamente é o grupo étnico que povoa o Uruguai, teve uma participação muito importante com o uso do tamborim para expressar-se culturalmente e particularmente nessas celebrações.

 

Ao começo do século XX um grupo musical foi trazido desde Cádiz Espanha ao Uruguai e começaram a realizar apresentações aqui, posteriormente, o empresário que os trouxe não cumpriu o contrato, estes grupos tiveram que cantar na rua para juntar dinheiro para voltar para Espanha.

 

E por isto que o nosso carnaval tem essas duas origens, a Gaditana* (artistas originários de Cádiz), com as Chirimotas e o que tem a ver como o uso do tamborim com os negros;  Aqui, temos a inserção da cultura negra. Eles começaram a utilizar o tamborim como código Morse para comunicar-se sem serem compreendido pelos seus senhores escravagistas.

 

DIÁRIO – Então se trata de carnaval de rua, não carnaval de salão?

BENJAMIN LIBEROFF – Exatamente. Hoje o desfile mais popular do carnaval Uruguaio se realiza na rua, na zona onde originalmente moravam os negros em Montevideo e se chama “O desfile de llamada”. São agrupamentos que antes eram de Negros e Lubolos (que são brancos pintados de negro) acompanhados por ritmistas  “Cuerda de tambores” integrado por 50 a 70 instrumentos, que de acordo com a região, ou o bairro onde se formam ou praticam, possuem distintas formas de toque que os identifica e individualiza.

 

Este desfile se faz na quinta e sexta feira da segunda semana de fevereiro, independente da data do Carnaval, pois o Carnaval no Uruguai começa na ultima semana de janeiro e termina em meados de março.

 

Esta tradição que originalmente teve a ver com os espanhóis, tem uma particularidade, pois na cidade durante os anos 20, 30 a 50 (do século XX) se faziam cenários nos distintos bairros, onde estes conjuntos tocavam por 25 ou 30 minutos e cobravam por estas atuações.

 

Ao final dos anos 50, começo dos 60 se transforma na cidade um teatro chamado Ramon Collazo, teatro com capacidade para 6 mil pessoas e é aqui onde se realiza o concurso oficial de agrupações carnavalescas. Realizando espetáculos  com duração de 45 minutos a 1h 10 de acordo com a categoria, e apresentando-se  quatro grupos por dia, onde são avaliados por um júri cenografia, musicalidade, coreografia, maquiagem, etc. Existindo primeira e segunda roda para selecionar os melhores, e por isto que dura esses 40 dias.

O Carnaval no Uruguai começa na ultima semana de janeiro e termina em meados de março (Crédito Pasaporte News)
O Carnaval no Uruguai começa na ultima semana de janeiro e termina em meados de março (Crédito: Leonardo Correa)

Serviço:

Museo del Carnaval

Rambla 25 de Agosto de 1825 218

11000 Montevideo

Uruguai

Carnaval Uruguaio: de 25 de janeiro a 10 de março – mais informações: www.uruguai.org

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade