Boeing e Airbus alertam para os perigos do 5G para a aviação

Continua depois da publicidade

As duas maiores fabricantes de aviões do mundo pediram ao Governo dos Estados Unidos que adie o lançamento dos novos serviços 5G.

Edição DIÁRIO com agências

Segundo publicação da BBC, o líder da Boeing, Dave Calhoun, e CEO da Airbus, alertaram que a tecnologia 5G poderia ter um enorme impacto negativo na indústria da aviação. As gigantes das telecomunicações americanas AT&T e Verizon devem implantar os serviços 5G já no próximo dia 5 de janeiro.

Veja também as mais lidas do DT

Uma carta foi enviada para o secretário dos Transportes dos Estados Unidos, Pete Buttigieg, dizendo que a interferência 5G pode afetar adversamente a capacidade da aeronave de operar com segurança.

A carta cita uma investigação feita pelo grupoAirlines for America, que concluiu que, se as regras 5G da Administração Federal de Aviação (FAA) estivessem em vigor em 2019, cerca de 345 mil voos de passageiros e 5,4 mil voos de carga teriam enfrentado atrasos, desvios ou cancelamentos.

A indústria da aviação e a FAA levantaram preocupações sobre a potencial interferência do 5G em equipamentos sensíveis, como altímetros, um aparelho essencial para medir a pressão atmosférica. Quanto mais alto está o avião, mais rarefeita é a atmosfera, assim  menor a pressão do ar. Uma leitura errada poderia fazer cair a aeronave.

“A Airbus e a Boeing têm trabalhado com outras partes interessadas da indústria da aviação nos Estados Unidos para entender a potencial interferência 5G com altímetros de rádio”, afirmou a Airbus através de um comunicado.

Este mês, a FAA emitiu diretrizes de aeronavegabilidade que alertavam para o risco de a interferência do 5G causar desvios. Em novembro, a AT&T e a Verizon viram-se obrigadas a atrasar o lançamento comercial do serviço sem fio de banda C e adotaram medidas de precaução para limitar a interferência.

PC

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade