Boletim de Tendências aponta que 15% das MPIs podem fechar as portas

Continua depois da publicidade

As micro e pequenas indústrias do Estado de São Paulo estão tendo pouco acesso à crédito e 15% delas correm o risco de fechar nos próximos 30 dias. Os dados são do 3º Boletim de Tendências das Micro e Pequenas Indústrias do Estado de São Paulo, realizado pelo Datafolha, a pedido do Sindicato de Micro e Pequenas Indústrias do Estado de São Paulo (Simpi).

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Pouco crédito

Veja também as mais lidas do DT

Nesta edição, o boletim mostra que após um mês de observações, 86% das micros e pequenas indústrias continuam sem acesso ao crédito. No começo de abril, eram 91% e no final do mês, o índice caiu para 87%. No acumulado, houve diminuição de 5% no índice.

Das empresas que conseguiram algum empréstimo, 4% são de créditos antigos e somente 9% de crédito novo para capital de giro. Em comparação ao final de abril, houve aumento de 2%.

Houve diminuição de 1% nas empresas que não conseguiram acesso a crédito

Cenário

O boletim ainda traz um panorama do cenário atual das empresas, com novos índices. Um deles mostra que 15% das empresas correm o risco de fechar nos próximos 30 dias.

“O novo boletim traz dados preocupantes como aumento de perdas de postos de trabalho e o risco de fechamento de empresas. Estes são alguns reflexos gerados pela dificuldade do crédito novo chegar à ponta”, disse o presidente do Simpi, Joseph Couri.

O número de empresários que acham que vai piorar os negócios aumentou de 34% no final de abril para 38%. Já a expectativa positiva diminuiu de 19% para 13%. Outros 48% acreditam que ficará como está.

38% acham que irá piorar e outros 48% acham que continuará na mesma. Número de empresas com expectativas positivas diminuiu

Boletim de Tendências

A cada dez dias, o Datafolha, a pedido do Simpi, realiza o boletim de Tendências das Micro e Pequenas Indústrias do Estado de São Paulo, trazendo um panorama do setor durante a pandemia do coronavírus.

A coleta de dados ocorreu entre os dias 8 e 12 de maio de 2020.

A íntegra do boletim está disponível no site da entidade (http://www.simpi.org.br).

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade