Segundo Camila, a estratégia da ABIH em fazer com que o Conotel seja itinerante veio ao encontro da ideia de uma Equipotel Roadshow
por Paulo Atzingen, de Goiânia*
A parceria entre o Congresso Nacional de Hotéis (Conotel) e a Equipotel Road Show firmada em setembro deste ano foi oficializada na noite da última quinta-feira (16) em Goiânia, durante a comemoração dos 81 anos da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis. A solenidade ocorreu no Castro’s Park Hotel. A primeira edição da Equipotel Road Show será realizada entre 16 e 18 de maio no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza-CE, em simultaneidade ao Conotel 2018 – Congresso Nacional de Hotéis. O DIÁRIO conversou com Camila Moretti, gerente de produto da Equipotel Road Show.
Segundo Camila, a estratégia da ABIH em fazer com que o Conotel seja itinerante veio ao encontro da ideia de uma Equipotel Roadshow, sendo que o evento fixo da Equipotel continua sendo no segundo semestre em São Paulo. No primeiro semestre, no entanto, o evento passa a ser itinerante e junto com o Conotel. “Há um responsabilidade muito grande em expandir o mercado, abrir nichos e novos segmentos. Então se ele for ainda mais profissional e girar dessa forma, todos ganham”, afirmou ao DT. “Vemos uma transformação muito grande do nosso público consumidor que está cada vez mais exigente. Quando falamos de experiência, a gente não vende, nós sentimos. E para isso acontecer, a pessoa tem que entrar no seu estabelecimento e nós precisamos fazer com que o cliente sinta, e para isso ocorrer de forma harmonizada, ele precisa dessa base”, disse Camila, se referindo à presença de feiras mais acessíveis, mais próximas.
Veja também as mais lidas do DT
Valorizar as indústrias locais
Para o presidente da ABIH Nacional, Dilson Jatahy, essa parceria com o Equipotel, vai valorizar as indústrias locais de cada região que for ocorrer cada Congresso. “Além de possibilitar o acesso dos pequenos hotéis das regiões mais distantes, oferece também mais acesso às indústrias e aos fornecedores tradicionais, pois esses menores empreendimentos não têm a tradição de ir às feiras de São Paulo, em função dos altos custos”, afirmou Jatahy. Dilson acrescenta que a presença do Conotel em algumas regiões do país – que não costumam receber congressos de turismo ou feiras do setor – será um incentivo e motivação para o mercado, ampliando a base de associados para a ABIH local. “A intenção de tornar o Conotel itinerante é para que ele volte a se fortalecer e, ao mesmo tempo, prestigiar todas as regiões do Brasil”, disse Jatahy. Em 2019 a dobradinha Equipotel-Conotel se repetirá, dessa vez em Goiânia.
Disseminar conteúdo
Camila complementa dizendo que a junção dos dois eventos contribui e afina prática e conteúdo. “Há um tempo atrás tínhamos a Equipotel Nordeste que funcionava muito bem, mas por conta da crise que passávamos com os grandes eventos que sediamos (Copa do Mundo, Olimpíadas), decidimos parar um pouco por conta da situação das empresas e estabelecimentos. Temos um público muito carente de informação e como eu comentei, temos muita coisa na internet e não sabemos o que fazer com isso, então é preciso sistematizar, voltar o olho no olho”, completou.
*O jornalista Paulo Atzingen viajou de Avianca com seguro GTA