Carnaval em SP: 23 de maio superlota em seu primeiro teste

Edição do DT com agências

A avenida 23 de Maio, escolhida pela prefeitura de São Paulo para abrigar megablocos, ficou lotada neste domingo (11) com foliões embalados por ritmos diversos, do axé ao funk. Este foi o primeiro dia da operação que funciona como um teste da gestão Doria (PSDB) para o Carnaval. A via é uma das mais importantes da cidade e faz a ligação entre as regiões sul e norte.

Com blocos populares, como o Domingo Ela Não Vai e o Vou de Táxi, e barracas de churrasco grego e hambúrguer artesanal, a via atraiu um público variado que chega a ocupar cerca de 800 metros; a maior concentração de pessoas está na altura do hospital Beneficência Portuguesa.
A estrutura, porém, enfrentou gargalos. Com a maior parte da avenida dividida por uma trilha de grades de segurança, sem respiros os participantes tiveram que pular as barreiras para ir de um lado para o outro.

A única pista disponível para o trânsito livre de ambulâncias e polícia foi invadida por foliões por volta das 15h, dificultando o trânsito dos veículos que tentam passar.
Mais de uma vez, profissionais dos blocos pediram para que a área reservada às ambulâncias não fosse bloqueada pelo público – o que não foi atendido.
A movimentação na 23 de Maio começou às 11h, com a preparação para a saída do bloco Domingo Ela Não Vai. No início da tarde, o bloco Vou de Táxi começou seu desfile tocando hits dos anos 90 como “Vamo Pulá!”, da dupla Sandy e Junior.
Às 16h, o bloco Chá Rouge começa sua apresentação com a banda Rouge tocando seus principais sucessos na avenida.
A previsão é que mais de 1 milhão de pessoas circularariam na região ao longo de todo o domingo. No próximo sábado (17), a avenida, um dos principais acessos ao aeroporto de Congonhas, volta a ser parcialmente fechada para a passagem de blocos pós-Carnaval.

Quase dois milhões na rua
Com mais adeptos a cada ano, no sábado (10) de Carnaval as ruas da capital paulista receberam 1,65 milhão de foliões e no Sambódromo do Anhembi, informou neste domingo a prefeitura. A estimativa é de agentes da Guarda Civil Metropolitana, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), dos responsáveis pelos blocos e dos produtores da comissão do Carnaval.
As equipes de saúde municipais realizaram 163 atendimentos no Sambódromo do Anhembi, local onde desfilaram sete escolas de samba durante essa madrugada. Já, nos blocos, foram 284 atendimentos.
Quanto à limpeza, as equipes da prefeitura recolheram 351 toneladas de lixo.

Multas e apreensões
A Guarda Civil Metropolitana apreendeu 1.031 itens que estavam sendo comercializados irregularmente nas ruas da cidade. No Anhembi foram apreendidos 10 carrinhos de vendedores irregulares.
A prefeitura também informou que 105 pessoas foram multadas por urinar nas ruas e vias dos bairros de Pinheiros, da Sé e da Vila Mariana, onde se concentraram os maiores blocos.
Também foram identificadas 148 situações de trabalho infantil entre sexta-feira (9) e sábado (10).

 

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Bolsa qualificação beneficia turismo de Foz do Iguaçu e preserva 4,5 mil empregos

Foz do Iguaçu vem adotando diversas medidas para preservar empregos e amenizar o impacto social provocado pela pandemia no novo coronavírus (Covid-19). Uma delas...

Portugal recebe o Selo ‘Safe Travels’ do World Travel & Tourism Council

Este selo visa reconhecer destinos que cumprem protocolos de saúde e higiene alinhados com os Protocolos de Viagens Seguras emanados pelo WTTC, ajudando, sobretudo,...

Os  Embaixadores do Rio e a retomada do turismo fluminense

Bayard Do Coutto Boiteux*O Rio  de Janeiro com a pandemia causada pelo Covid-19 passa o pior momento de sua história turística nas últimas décadas....

Prefeito de São Sebastião oficializa Área de Proteção Ambiental Baleia Sahy

Nesta sexta-feira (5), o prefeito do município de São Sebastião, Felipe Augusto, assinou o decreto que regulamenta o Plano de Manejo da Área de...

União Europeia só abrirá totalmente as fronteiras internas no final de junho

A União Europeia só abrirá totalmente as fronteiras internas no final de junho e começará a suspender as restrições a viagens fora do bloco...

Accor amplia programa Plant for the Planet agora para a Colômbia

Para reforçar seu objetivo com a preservação ambiental e preocupação com os insumos que utiliza em seus hotéis, a Accor anuncia no Dia Internacional...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias